segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Açores: Ilha das Flores pode ser integralmente abastecida por cento por energias renováveis durante parte do ano

Angra do Heroísmo, 08 fev (Lusa) - A ilha das Flores, nos Açores, vai poder ser abastecida "a cem por cento" por energias renováveis durante "muitos dias do ano", revelou hoje à Lusa o diretor regional de Energia, Cabral Vieira.
"Com recurso às energias eólica e hídrica, que é um substituto quase perfeito do fuel, vai ser possível abastecer a ilha das Flores [com energias renováveis] por mais tempo do que os 12 dias do ano passado" disse Cabral Vieira, que falava à margem da conferência sobre 'Energia e Alterações Climáticas - Desafios para as Populações Insulares', que hoje decorreu em Angra do Heroísmo.
Em outubro de 2009, a ilha das Flores foi abastecida durante 12 dias apenas com recurso a energias renováveis, o que representou "uma situação inédita no país".
"É possível, conjugando as energias eólica e hídrica, através de uma tecnologia única no território nacional, abastecer com energias renováveis territórios como as Flores", salientou o diretor regional de Energia.
A tecnologia em causa refere-se à utilização de volantes de inércia, que eliminam ou atenuam as variações de tensão nos aerogeradores, o que permite garantir a qualidade da energia produzida.
(...)

Sem comentários: