domingo, 7 de fevereiro de 2010

PR: Recuperação económica não se fará apenas com "grandes projectos" ou "grandes empresas" - Cavaco Silva

Póvoa de Rio de Moinhos, Castelo Branco, 05 fev (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje que a recuperação económica do país não depende essencialmente "dos grandes projetos" ou das "grandes empresas", mas das iniciativas empresariais de menos escala e das "comunidades locais".
"Devemos estar bem conscientes que não conseguiremos levar por diante a recuperação económica pensando apenas nos grandes projetos, na produção realizada nas grandes cidades ou pelas grandes empresas. Não podemos dispensar a actividade que se realiza nos concelhos de pequena e média dimensão, nas pequenas empresas e no mundo rural", disse, no arranque da segunda jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras.
No final de uma manhã em que visitou duas empresas de sucesso em Castelo Branco e inaugurou um centro de apoio tecnológico agroalimentar, o Chefe de Estado manifestou-se "absolutamente convencido" que é em iniciativas deste tipo que está "o suplemento que precisamos para acelerar a recuperação económica e criar mais emprego".
Lembrando que as pequenas e médias empresas "representam cerca de 98 por cento" do tecido produtivo, o Presidente da República justificou, por isso, o seu "grande esforço e empenho" em "estimular as iniciativas" nas comunidades locais e mostrar os bons exemplos nelas existentes.
"Na conjuntura em que vivemos é importante que os portugueses conheçam os bons exemplos de inovação que existem em Portugal (...) porque isso estimula outras localidades a agirem, estimula agentes económicos, sociais e políticos a atuarem na mudança, ganharem competitividade, produzirem com qualidade e conquistarem mercados", salientou.

Sem comentários: