sábado, 20 de junho de 2009

Educação: Metade das escolas acompanhadas dizem que avaliação provocou "perturbação", outras falam em "medo"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9813015.html
Lisboa, 19 Jun (Lusa) - Mais de metade das escolas (56 por cento) acompanhadas pelo CCAP reportaram clima de perturbação e tensão provocado pelo processo de avaliação de desempenho docente, enquanto outras acrescentaram "um clima geral de medo", provocado pela tutela ou colegas.
Esta é uma das "implicações" do processo de avaliação no clima dos estabelecimentos de ensino, constante no relatório de acompanhamento e monitorização do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (CCAP), realizado através de visitas e estudos a 30 escolas.
Também metade das escolas aponta os conflitos internos, nomedamente a "deterioração da relação entre colegas" ou a divisão entre avaliadores e avaliados, o que provocou situações de "animosidade". Em vários relatórios é apontada a indignação dos professores face às decisões da tutela e em metade é referido o "desgaste" provocado pelo processo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheço casos de professores que foram ameaçados por colegas que diziam que iriam dar-lhes uma má avaliação se eles não subissem notas a um aluno para ele passar de ano (estamos a falar de ensino básico, 8ºano). É uma vergonha!