20090614
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1262327
As comunidades portuguesas residentes nos arredores de Paris podem agora ver reforçada a rede consular com a instalação de mais um consulado virtual inaugurado pelo secretário de Estado António Braga.
Na sequência do redimensionamento da rede consular, "a construção deste consulado virtual permite que as pessoas possam dirigir-se ao consulado através da Internet", declarou à Lusa o secretário de Estado das Comunidades, à margem da inauguração do consulado virtual na Associação Portuguesa Cultural e Social (ACPS) em Pontault Combault, nos arredores de Paris.
António Braga explicou as mais-valias deste equipamento semelhante a uma 'caixa automática', ou seja, "autónomo, que se instala em diferentes lugares públicos ou associações destinado a facilitar o acesso das pessoas por via da internet".
Mas esta modalidade só estará acessível aos cidadãos portugueses portadores de um código de acesso e respectiva palavra passe, podendo "aceder ao consulado virtual a partir de casa, se assim o entenderem", explicou o governante.
Ressalvando que o propósito deste equipamento é o de "permitir a massificação do acesso das pessoas em situação de relacionamento no mundo associativo", António Braga fez um balanço positivo desta medida alternativa.
"O consulado virtual é uma iniciativa que neste momento tem cerca de 1.200 actos concretizados por mês, o que é ainda pouco", reconheceu o secretário de Estado das Comunidades, justificando que "é o início de uma nova ferramenta que só agora se concretiza".
Este equipamento está já instalado em diferentes pontos do globo, com 75 equipamentos já instalados ou em fase de instalação, acrescentou.
"Temos um calendário e um mapa: numa primeira fase ambicionamos instalar à volta de 200 quiosques multimédia (consulados virtuais) no mundo inteiro e depois fazer a avaliação do uso desse equipamento", referiu ainda António Braga.
Em Paris, por ocasião das comemorações do 10 de Junho, o secretário de Estado das Comunidades tem ainda na agenda a inauguração do serviço do cartão do cidadão no consulado de Paris, segunda-feira, que será antecedida por uma visita às instalações de Nogent-Sur-Marne, um dos maiores consulados de Paris sujeito à reestruturação consular.
domingo, 14 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário