terça-feira, 30 de junho de 2009

EUA: Obama quer agir depressa no combate às alterações climáticas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9849841.html
Washington, 29 Jun (Lusa) - O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que pretende manter as atenções na legislação sobre as alterações climáticas e que quer agir depressa, defendendo o uso de lâmpadas mais eficientes.
"Sei que as lâmpadas podem não parecer 'sexy' mas esta simples acção representa uma promessa enorme porque sete por cento de toda a energia consumida nos Estados Unidos é usada para iluminar as nossas casas e empresas", afirmou o presidente, que estava acompanhado pelo secretário de estado norte-americano da Energia, Steven Chu, na Casa Branca.
Obama disse ainda que os padrões de eficiência energética anunciados vão resultar em poupanças significativas entre 2012 e 2042.
.
Comentário:
Mais uma questão muito simples.
Das tais "banalidades" que toda a gente conhece e sabe, mas que fica sempre para os outros aplicarem.
Seja em casa, seja nos serviços, seja na iluminação pública, seja ao projectar ou o próprio ao edificar a sua casa ou oficina:
- onde tivermos possibilidade de utilizar a iluminação natural, não se deve fazer o contrário - posso citar centenas de exemplos em projectos de arquitectura, não só privados como também públicos.
Não é só o colocar as lâmpedas de baixo consumo; mesmo nessas, quantos candeeiros "bonitos" são colocados, com vidos foscos a esconder as lâmpedas, que lhes diminuem a eficiência em 30% ou mais?
E o local onde são aplicadas as lâmpedas, são os mais adequados?
E na iluminação pública, quando colocam árvores!!! por baixo dos candeeiros? Querem exemplos: vou deixar fotos.
Porque não se dá atenção a estas coisas simples, que afinal significam uma boa percentagem da nossa infracção ao meio ambiente?
Ferreira

Sem comentários: