http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1259605
TSF - 2009.06.10
A Rússia e a China aprovaram, juntamente com os outros membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, um esboço de resolução com novas sanções contra a Coreia do Norte.
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU concordaram num esboço de resolução contra a Coreia do Norte.
Um diplomata, citado pela agência Reuters, conta que tanto a China como a Rússia aprovaram este documento por causa do teste nuclear que Pyongyang realizou em Maio e devido ao programa de armamento daquele país.
Na proposta de resolução, os membros permanente do Conselho de Segurança exigem o fim de testes nucleares e o lançamento de misseis balísticos.
A proposta pede aos Estados-membros que não forneçam combustível ao regime norte-coreano e que reduzam ao máximo as relações económicas com Pyongyang.
Além disso, o documento propõe que sejam inspeccionados navios que transportem carga suspeita, mas não exige a inspecção aos Estados-membros da ONU.
Agora o documento vai ser discutido pelos 15 países do Conselho de Segurança e será votado na próxima sexta-feira.
Os Estados Unidos e o Japão têm sido as principais forças que insistem na necessidade de alargar as sanções contra a Coreia do Norte.
Neste momento, com a Rússia e a China de acordo com novas sanções, o Ocidente espera um voto unânime na sexta-feira quando for votada a nova resolução das Nações Unidas.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário