quinta-feira, 25 de junho de 2009

DD - Maior ecopista do país vai ligar três concelhos de Viseu

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=395586
Os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão vão no próximo ano ficar ligados por uma ecopista, a maior do país, com 49,5 quilómetros, que vai ocupar o desactivado ramal ferroviário do Dão.
A autarquia de Viseu tem já abertos 7,5 quilómetros de ecopista, tendo-se iniciado hoje a empreitada que levará a construção dos restantes 42 quilómetros, no âmbito de um projecto intermunicipal, orçado em cerca de cinco milhões de euros.
«Hoje estamos a fazer, sem comboio, o primeiro intercidades», afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.
No prazo de oito meses, as populações dos três concelhos deverão passar a dispor desta infra-estrutura que, na opinião de Fernando Ruas, «é um paradigma da sociabilização».
«Não há nenhuma barreira, não há classes sociais. As pessoas não levam carros, nem fatos e vão do mundo rural para a cidade e da cidade para o mundo rural», contou, baseando-se na experiência de dois anos com o troço já construído em Viseu, por onde terão passado 600 mil pessoas.
Fernando Ruas considera que é também factor de desenvolvimento, contando que onde antes só havia «montes de silvas», hoje «não há jardim ou horta junto à ecopista que não estejam arranjados».
O autarca explicou que serão também requalificadas as antigas estações e outros equipamentos da antiga linha ferroviária, como a Ponte de Mosteirinho e o túnel da Póvoa de Catarina, no limite com o concelho de Tondela.
O presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, lembrou que a ecopista é um «sonho antigo» do seu concelho, que chegou a estar na gaveta durante dois anos no tempo do seu antecessor.
Congratulou-se por, entretanto, as três autarquias terem decidido avançar para um projecto intermunicipal, ficando a infra-estrutura com 150 mil potenciais utilizadores.
«É, sem dúvida, um projecto que serve de exemplo a futuras colaborações entre municípios», considerou.
O presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, lembrou que este é «o primeiro grande projecto» feito em consórcio por três autarquias no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões.
O autarca espera que os três concelhos fiquem com «uma grande via de turismo, lazer e recriação».
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: