domingo, 12 de abril de 2009

Obras no Empire State visam reduzir emissões poluentes

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=382220&page=1
Diário Digital
O edifício Empire State, em Nova Iorque, vai ser alvo de intervenções que visam torná-lo mais amigo do ambiente, reduzindo as emissões poluentes e poupando energia, segundo declarações dos proprietários.
O investimento de cerca de 500 milhões de dólares (cerca de 377,9 milhões de euros) vai permitir poupar energia em até 38%. A primeira parte do projecto estará concluída em 2010.
O anúncio foi feito pelo Mayor Michael Bloomberg e pelo antigo presidente norte-americano Bill Clinton, segundo a Folha Online.
Clinton destacou que o projecto constitui uma «magnífica oportunidade» para contribuir para a luta contra as alterações climáticas já vez que, no actual contexto de dificuldades económicas, «poupa-se dinheiro e energia». «Com estes projectos inovadores, além de proteger o planeta, reactiva-se a economia», afirmou Clinton.
A iniciativa que tem o nome do antigo presidente ultrapassa a intervenção no arranha-céus de Nova Iorque, levando esforços semelhantes a 40 das maiores cidades do mundo, pelo meio ambiente.
O representante da empresa proprietária do edifício, Anthony Malkin, disse que as emissões poluentes dos edifícios comerciais e residenciais das cidades são muito grandes e, no caso de Nova Iorque, podem chegar até 70%.
Malkin explicou que, apesar de a maioria dos novos edifícios ser construída com respeito pelo ambiente, «a chave para obter progressos substanciais está em reduzir os custos energéticos e de emissões poluentes dos que já estão construídos».

Sem comentários: