sábado, 11 de abril de 2009

Ambiente: Movimento promove caminhada no rio Tinto para defender despoluição

Porto, 09 Abr (Lusa)
O Movimento em Defesa do Rio Tinto promove, a 19 de Abril, uma caminhada ao longo das margens deste curso de água como forma de alertar as entidades competentes para a necessidade de adoptar medidas para a sua despoluição.
...
Num comunicado hoje enviado à Lusa, recordam que o objectivo deste movimento, criado em Abril de 2006, é "devolver ao rio Tinto a imagem que já teve", ou seja, "um rio de águas transparentes, com peixes, onde se podia tomar banho e com margens limpas e convidativas para momentos de agradável lazer".
"Temos consciência de que a requalificação do rio e das suas margens não depende da vontade e dos esforços de um pequeno grupo de cidadãos. Quem detém o poder de agir, de aceder a financiamentos, de elaborar planos de intervenção, é que poderá dar os passos decisivos", salienta o documento.
...
Historicamente, o rio Tinto é referido como um dos lugares onde se travaram combates nas guerras que opunham cristãos e árabes no início da nacionalidade portuguesa.
Nos primórdios do século X, quando o conde Hermenegildo Gonçalves era governador do Condado Portucalense, o califa Abdelramam III, Emir de Córdova, fez uma violenta investida sobre esta região, numa tentativa de conquistar o Porto.
Na sequência dessa movimentação militar, em 824, o rei Ordonho II, da Galiza e Leão, veio em socorro do seu sogro, o conde Hermenegildo, e conseguiu afastar os mouros, perseguindo-os para longe da cidade.
A batalha mais sangrenta foi travada junto a um ribeiro de águas límpidas, rezando a lenda, que o sangue derramado pelos combatentes tingiu a água do curso de água, que passou a ser conhecido como rio Tinto.
FR.
Lusa/fim

Sem comentários: