quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Artes performativas invadem ruas do Porto

JN 2009.09.30
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1376230
SÉRGIO ALMEIDA
A quarta edição do festival de artes performativas inicia-se já na próxima semana. Entre os dias 8 e 11, mais de uma dezena de locais vão ver a normalidade interrompida com propostas oriundas de vários países.
Um performer explica aos espectadores presentes que o espectáculo para o qual foram convidados sofreu alterações de monta. As luzes estão fora de serviço, os actores faltaram e até a sua entrada foi contra as regras. O artista propõe-se, então, construir uma nova peça a partir do nada, para espanto da assistência.
Este é o ponto de partida de "Spectacular" dos ingleses Forced Entertainment - no antigo edifício da EDP, na Rua Cândido dos Reis -, uma das 25 propostas que o Trama vai acolher durante quatro dias em diferentes locais públicos do Porto.
De Serralves às Piscinas do Fluvial, passando pelo Hotel D. Henrique, a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo ou Mosteiro de São Bento da Vitória, o evento acolhe peças oriundas da Alemanha, Noruega, Itália, Estados Unidos, além de Portugal.
Nem todos os espectáculos se limitam à performance convencional. Numa lógica de exploração das potencialidades experimentais, há incursões pela música, teatro, dança e cinema.
O arranque está a cargo dos alemães Robert Henke & Christoph Bauder. No dia 8, às 21.30 horas, o Mosteiro de São Bento da Vitória vai ser palco de "Atom", performance em que se assiste a um movimento sincronizado entre balões e música. A organização destaca a "dimensão tridimensional desta experiência", durante a qual 64 balões, cheios de hélio, reagem ao som controlado pelos artistas. O resultado é "uma escultura dinâmica, capaz de estimular os mais frágeis sentidos".
Ao longo de todo o dia do próximo sábado, dia 10, Patrícia Portela sugere - no bar do Hotel Dom Henrique - uma série de peças radiofónicas que tanto podem ser escutadas a acompanhar o almoço como o digestivo ou o café. A novidade do projecto "Audio menus" é que o próprio espectador tem a possibilidade de escolher a sua própria ementa musical, a partir de 88 opções distintas.
No domingo, o destaque vai para a performance de Marcia Farquhar, na Culturgest, às 17.30 horas. Com a peça "Acts of clothing", a artista britânica, cujos espectáculos são por norma apresentados em museus e galerias, pretende conferir nova vida a roupas antigas, através de passarelas construídas para o efeito. O objectivo é analisar o significado pessoal e social dos diferentes trajes, recorrendo a comentários por vezes mordazes e satíricos.

Sem comentários: