quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JN Fernando Basto: Masdar - cidade do futuro

Projecto ambicioso está a nascer perto de Abu-Dhabi. Nova urbe será auto-sustentável em termos energéticos
JN 2009-09-20
http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx?content_id=1366768
FERNANDO BASTO, FBASTO@JN.PT
Há quem lhe chame um projecto megalómano, utópico. Contudo, para outros, trata-se do melhor exemplo do que deve ser um espaço urbano futurista. A verdade é que, em 2016, vai existir, nos Emirados Árabes Unidos, uma cidade nova, a única no Mundo totalmente abastecida por energias alternativas e sem automóveis.
A nova cidade, que está a ser construída de raiz, chama-se Masdar e situa-se junto a Abu Dhabi. Vista ao longe, a nova urbe apresenta o desenho de um microchip, com uma muralha alta do lado Norte para abafar o barulho vindo do aeroporto. Na realidade, Masdar foi projectada para ser auto-sustentável em termos de utilização das energias renováveis. Ao todo, a urbe estende-se por 640 hectares, em seis quilómetros quadrados de área. Calcula-se que ali venha a viver uma população de 47500 habitantes. O projecto Masdar está a ser desenvolvido por uma equipa da empresa britânica Foster and Partners.
A primeira fase do projecto centrou-se na criação de uma planta fotovoltáica, que ocorreu em Dezembro de 2007 e contribui já com 5500 quilowatts de electricidade desde então. O primeiro passo do desenvolvimento é a criação do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia, a primeira universidade do Mundo dedicada às energias renováveis.
A cidade foi projectada para ter uma estrutura compacta e de alta densidade, sem emissões de carbono, sem desperdício e sem qualquer utilização de combustíveis fósseis. Todo o desperdício será reciclado a 100% dentro da cidade. Haverá torres eólicas nos subúrbios da cidade e os edifícios serão dotados de painéis solares.
O desenho da cidade foi feito a pensar em termos energéticos. Por exemplo, as avenidas são estreitas e sem sol e estão posicionadas de forma a receberem o ar vindo do mar. Desta forma, os habitantes vão poder se deslocar nas ruas sem sentir o calor tórrido que se sente naquela região.
A água virá de fábricas de dessalinização e será posteriormente reaproveitada no plantio de árvores e plantas alimentares. Por isso, as necessidades de água vão ficar 60% abaixo do habitual numa cidade normal. À medida que a população e a utilização da água forem crescendo, também o número de árvores aumentará. Por outro lado, os habitantes poderão contar com produtos cultivados localmente.
Quanto aos transportes, a cidade ficará livre de automóveis. A população contará com veículos eléctricos rápidos ligados a uma rede de caminho de ferro ligeiro, que irá unir Masdar ao centro de Abu Dhabi e ao aeroporto.

Sem comentários: