terça-feira, 29 de setembro de 2009

CIDADANIA LX: Terreiro do Paço renovado na Páscoa




CIDADANIA LX: Terreiro do Paço renovado na Páscoa

Uma praça destinada a eventos pontuais... ocasionais...E para se tirarem umas fotos e dizer que temos um grande Terreiro do Paço (que nem vai ser terreiro, nem vai funcionar como praça).Vai ser um palco de vaidades...
O carácter dos espaços criados no plano da Baixa Pombalina mereciam mais respeito e muita mais cultura dos nossos governantes.
Por onde andam as associações de cultura deste país, para permitir tão facilmente estas aberrações? As ordens profissionais? Os políticos cultos? ...
A projectada Praça do Comércio vai acabar sem nunca ter sido de facto a PRAÇA projectada há 250 anos. Num plano que deu vida e ordem à capital por centenas de anos, plano esse embuido de um conhecimento que os políticos actuais não querem aproveitar.
Ficamos pelo carácter do uso do velho Terreiro do Paço, do pré terramoto, embora com a nova geometria... Falta-lhe a utilização social da vivência urbana da cidade, nos termos em que foi projectado. Sendo local de eleição não só para a cidade, mas também para o país e para o mundo.
Exemplo aprimorado de urbanismo ordenado, sistemático, com cariz social, económico e engenharia apurada, o Plano da Baixa Pombalina foi à data e ainda é, uma das principais intervenções no espaço urbano, em todo o mundo.
Objecto de inúmeros estudos de especialistas nesta área, nacionais e internacionais.
O povo Português foi vanguardista em muitos aspectos, há bem poucos séculos.Agora, pela mão de quem não sabe em que está a mexer, nem se respeita a simplicidade aparente do plano, nem as suas principais intenções.
Brincar assim com este espaço, é como dar umas pintalgadas num quadro original como o da Gioconda...
Quem permitiria tal atrevimento?E aqui aceitamos todas estas parvoices sem nos inquietarmos?
Haja cultura e irreverência social perante tamanhas aberrações.


Ferreira arq.

Sem comentários: