segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lisboa: Costa quer Terreiro do Paço pronto antes da Semana Santa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10172206.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa lançou hoje o repto à Sociedade Frente Tejo para ter o arranjo do espaço público no Terreiro do Paço pronto antes da próxima Semana Santa por causa do turismo.
"Temos de ter o arranjo de superfície da Praça do Terreiro do Paço pronto a tempo da Semana Santa. Não por motivos religiosos, mas porque este espaço é dos mais importantes para o turismo. Nesta altura os turistas espanhóis enchem os nossos hotéis, restaurantes e cafés e temos de os receber com todo o esplendor", afirmou António Costa.
O autarca falava durante a cerimónia que marcou o fim das obras de saneamento no Terreiro do Paço, intervenção a cargo da SIMTEJO e que se prolongará até final do próximo ano, altura em que o Tejo deixará de receber os esgotos de 100 mil habitantes que hoje são despejados no rio e que serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Alcântara.
.
Comentário:
.
Tanta pressa agora, numa obra de tão pouca cultura, deixa antever o tipo de "eventos" que vão ser promovidos neste nobre local... e de quem os vai promover... forma de adjudicação...
O local devia estar reabilitado há muito tempo.
Mas esta pressa é propiciadora dos mais inauditos actos, até por facilmente poder encobrir favorecimentos.
Era bem melhor criar um espaço adequado à vida social da população de Lisboa, num local deste tipo de referência, do que estar a preparar aí um palco de actos esporádicos, a explorar pelos amigos...
Já não se lembram da "pequena" experiência com a TMN ?
Agora é que vai ser, mas mais discreto...com os promotores de eventos...
O carácter dos espaços criados com o plano da Baixa Pombalina mereciam mais respeito e muita mais cultura dos nossos governantes.
Por onde andam as associações de cultura deste país? As ordens profissionais? Os políticos cultos? ...
A projectada Praça do Comércio vai acabar sem nunca o ter sido.
Ficamos pelo velho Terreiro do Paço, do pré terramoto...
Exemplo de urbanismo referencial, ordenado, sistemático, com cariz social, económico e tecnológico, o Plano da Baixa Pombalina foi e ainda é uma das principais intervenções no espaço urbano, em todo o mundo. Objecto de inúmeros estudos de especialistas nesta área, nacionais e internacionais.
O povo Português foi vanguardista em muitos aspectos, há bem poucos séculos.
Agora, pela mão de quem não sabe em que está a mexer, nem se respeita a simplicidade aparente do plano, nem as suas principais intenções.
Brincar assim com este espaço, é como dar umas pintalgadas num quadro original como o da Gioconda...
Quem permitiria tal atrevimento?
E aqui aceitamos todas estas parvoices sem nos inquietarmos?
Haja cultura e irreverência social perante tamanhas aberrações.

Sem comentários: