sábado, 26 de setembro de 2009

“A ERA DA ESTUPIDEZ” - um novo alerta para as alterações climáticas


A ZON LUSOMUNDO CINEMAS e a QUERCUS apresentam:


Teve lugar no dia 22 de Setembro a estreia mundial do último filme de Franny Armstrong, A Era da Estupidez (The Age of Stupid, no original) sendo também nesta data que se realizou a Cimeira sobre Clima nas Nações Unidas, que juntou governantes de todo o mundo em Nova Iorque. A 22 de Setembro comemorou-se ainda o Dia Europeu sem Carros, este ano subordinado ao tema “Melhoremos o Ambiente na Cidade”.

JÁ NOS CINEMAS

Seguindo o rasto de Al Gore em Uma Verdade Inconveniente e com os olhos postos na Conferência de Copenhaga, em Dezembro, A Era da Estupidez apresenta-nos, em forma de presságio, um retrato desolador do que poderá vir a ser o mundo daqui a 46 anos se não forem feitos esforços sérios no combate às alterações climáticas.

A promoção do filme em Portugal contou com o apoio da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e também da RTP e da Antena 1. A película já está nos cinemas e é distribuída pela ZON Lusomundo e poderá ser vista em onze salas do país: ZON Lusomundo Almada Forum, CascaisShopping, Vasco da Gama, Colombo, Alvaláxia, Amoreiras, Parque Nascente (Gondomar), Forum Coimbra, Braga Parque, Glicinias (Aveiro) e Dolce Vita Porto.

A grande estreia em Portugal teve lugar nos cinemas ZON Lusomundo Amoreiras, às 21.30 horas, em Lisboa e contou com a presença de várias personalidades da área do ambiente. Esta premiere decorreu em simultâneo com as restantes estreias mundiais, estabelecendo um novo Recorde Mundial do Guinness como a maior exibição em simultâneo de sempre. O documentário estará em exibição durante uma semana em mais 700 salas distribuídas por mais de 50 países e em exclusivo nos cinemas da ZON Lusomundo.

Após a exibição do filme, realizou-se um debate que contou com uma breve intervenção inicial, via telefone, do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, em directo a partir da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Neste debate, moderado pelo jornalista José Guerreiro da Antena 1, participaram também Nuno Lacasta, Coordenador da Comissão para as Alterações Climáticas; Francisco Ferreira, Vice-Presidente da Quercus; Filomena Naves, co-autora do livro Portugal a Quente e Frio e jornalista do Diário de Notícias; e João Pedro Gouveia, recém-mestrado em Engenharia do Ambiente.

Os melhores momentos do debate poderão ser ouvidos posteriormente na Antena 1.

No mesmo dia à tarde, a estreia do filme foi o tema de destaque no programa Sociedade Civil da RTP2, emitido em directo entre as 14 e as 15.30 horas. Além de poderem ver alguns excertos em primeira mão, os telespectadores assistiram ainda a um debate moderado por Fernanda Freitas, tendo sido oferecidos bilhetes para a estreia do filme. Esta foi igualmente promovida pela Antena 1, que também ofereceu bilhetes para a premiere.

A Era da Estupidez oferece 92 minutos de drama, documentário e animação protagonizados pelo actor Pete Postlethwaite, nomeado para um Óscar. Filmado um pouco por todo o Mundo, a história coloca o espectador em 2055, onde perante um mundo destruído e olhando em retrospectiva, um homem solitário se questiona sobre o porquê de se terem ignorado os avisos sobre alterações climáticas enquanto ainda era tempo.

Financiado de forma inovadora, este filme independente angariou um orçamento de 450.000 libras (cerca de 510 mil euros), através da venda de ‘acções’ a 223 indivíduos e grupos interessados nesta causa.

A Era da Estupidez surge a menos de quatro meses da Conferência de Copenhaga, a realizar em Dezembro, que será decisiva para determinar o empenho de cada país em garantir o equilíbrio climático do planeta no futuro próximo. Espera-se que esta coincidência de eventos funcione como um argumento de peso, seja para os cidadãos em geral, seja para os representantes mundiais responsáveis por assegurar um acordo forte na Dinamarca que suceda ao Protocolo de Quioto e supere em ambição as suas metas ambientais.


www.ageofstupid.net

Sem comentários: