sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ambiente: Peritos prevêem "tempestade perfeita" resultante de alterações climáticas e desertificação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10158472.html
Buenos Aires, 25 Set (Lusa) - Uma "tempestade perfeita" resultante da convergência das alterações climáticas, da degradação dos solos e de uma crise alimentar está para breve e colocará à prova a sobrevivência humana, alertaram quinta-feira peritos mundiais em desertificação, reunidos em Buenos Aires.
O apelo aos governos para que adoptem "urgentemente" medidas para controlar o fenómeno foi um dos denominadores comuns da I Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação, na capital argentina.
Para a tempestade contribuirão ainda "uma crise da biodiversidade" e "uma crise populacional", alertou William Dar, director do Instituto Internacional de Investigação de Cultivo para Zonas Tropicais Semi-Áridas.
.
.
EUA: CIA cria célula dedicada ao aquecimento global
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10158801.html
Washington, 25 Set (Lusa) - A CIA pôs em funcionamento uma célula dedicada ao aquecimento global e às suas consequências para a segurança dos Estados Unidos da América, anunciou quinta-feira a agência.
Esta "pequena unidade" deve dedicar-se ao "impacto do aquecimento global na segurança nacional através de fenómenos tais como a desertificação, a subida das águas dos oceanos, as deslocações de populações e a concorrência acrescida para os recursos naturais", explica a agência, em comunicado.
O novo "Centro sobre Alterações Climáticas e Segurança Nacional" deverá aconselhar os responsáveis pelo país quando da negociação de acordos internacionais ligados ao ambiente.

Sem comentários: