terça-feira, 30 de março de 2010

SOL - Sismos - Edifícios reabilitados são «baralhos de cartas»

SOL
2010.03.29
Ler artigo completo em:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=167595

"As obras de reabilitação urbana estão a ser realizadas sem ter em atenção a resistência sísmica dos edifícios por falta de «legislação técnica», alertaram hoje responsáveis da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica durante uma audição promovida pelo PCP

«Andamos a gastar milhões de euros para reabilitar casas que são autênticos baralhos de cartas. Eram-no antes de serem reabilitadas e continuam a sê-lo depois», afirmou Mário Lopes.

O responsável sublinhou, na audição pública promovida pelo grupo parlamentar do PCP, a necessidade de uma «legislação técnica que enquadre as obras de reabilitação urbana».

Também Rogério Bairrão, da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, alertou para que «o programa Recria [Regime Especial de Comparticipação na Recuperação de Imóveis Arrendados] melhorou as condições de habitabilidade, mas piorou a resistência sísmica».

«Foram destruídas partes importantes de estruturas para passagem de esgotos e outras obras», ilustrou.

O deputado comunista Miguel Tiago disse à Lusa ter tomado contacto com o problema na audição pública, realizada precisamente para colher contributos em matéria de sismologia, para um projecto de resolução em que o PCP está a trabalhar.

«Se virmos que há zonas inteiras do país que estão a ser sujeitas a reabilitação e no dinheiro que está a ser gasto e pensarmos que poderíamos ter aproveitado para resolver esse problema e isso não se fez, então temos que pensar urgentemente em mecanismos legais que obriguem que a reabilitação urbana tenha em conta estas questões», afirmou.

Para o deputado comunista esta seria «uma oportunidade magna para proceder a um conjunto de intervenções sistemático» ao nível da resistência sísmica dos edifícios que não estejam abrangidos pela legislação para edificação (de 1960), que inclui a resistência sísmica.

Miguel Tiago sublinhou que parte substancial da reabilitação urbana se realiza com recurso a verbas públicas estatais e comunitárias. "

Sol / Lusa

Sem comentários: