segunda-feira, 15 de março de 2010

Austrália 0,7 graus mais quente em 50 anos

JN 2010.0.315
Ver artigo completo em:
.
A temperatura na Austrália aumentou 0,7 graus Celsius nos últimos 50 anos, uma "prova significativa" das alterações climáticas, revela um estudo.
"Há sinais evidentes de alterações climáticas. O aquecimento afecta todo o país, em todas as estações, e os últimos dez anos foram os mais quentes", afirmou a directora da Organização de Investigação Industrial e Científica da Commomwealth (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation - CSIRO), Megan Clark, à rádio ABC.
"Observam-se igualmente menos dias frios. A tendência climática a longo prazo é clara", acrescentou.
O estudo, elaborado em colaboração com o Departamento de Meteorologia da Austrália, surge após uma nova polémica sobre o aquecimento global do clima, depois da revelação de erros no trabalho do painel intergovernamental de peritos das Nações Unidas sobre a evolução do clima.
"Há necessidade de dados científicos de boa qualidade e nós estamos orgulhosos pela publicação deste documento", afirmou Greg Ayers, director do Departamento de Meteorologia australiano.
O documento revela igualmente que o nível do mar subiu entre 7 e 10 milímetros por ano, no Oeste e no Norte da Austrália, enquanto a pluviosidade é ligeiramente superior em certas regiões, e inferior em outras.
As alterações climáticas são um dos principais temas em debate nas eleições gerais deste ano na Austrália, onde as emissões de carbono por habitante são das mais elevadas do mundo.
No ano passado, o Senado australiano rejeitou duas alterações ao plano de carbono propostas pelo governo trabalhista de Kevin Rudd.

Sem comentários: