sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Seis economistas criam Clube do Cais do Sodré para enfrentar crise económica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10606465.html
Lisboa, 28 Jan (Lusa) - Seis economistas, entre eles Luís Nazaré, João Confraria e João Ferreira do Amaral, apresentam hoje o Clube do Cais do Sodré, um fórum que pretende contribuir "para o debate necessário sobre um modelo de desenvolvimento económico português".
O Clube, que irá reunir-se com "regularidade", como afirmou hoje à Lusa Luís Nazaré, é composto ainda por Manuel Caldeira Cabral, Brandão de Brito e António Mendonça.
"É um clube com ambição" e pretende "lançar temas para discutir na esfera económica e que reflictam Portugal no mundo, tendo em conta a realidade portuguesa, a nossa capacidade de fazer", sublinhou Luís Nazaré.
Os seis economistas defendem "que o Estado terá de assumir, sem complexos, um papel activo nos domínios económico e social", criticando os que defendem uma redução do peso do Estado na economia
De acordo com as linhas gerais a que se propõe o novo clube, os economistas pretendem contribuir para o debate do futuro de Portugal, "à luz de uma resposta aos desafios actuais alicerçada numa concepção do mercado, do Estado e do país"
"Como base da actividade económica, defendemos instituições de mercado fortes e enraizadas na vida económica portuguesa, através das quais sejam criadas oportunidades para todos, recompensando o mérito, e que as empresas portuguesas tenham condições para se afirmar na economia global", refere o documento sobre o propósito do clube a que a Lusa teve acesso.
A defesa de um Estado estratega e regulador, "com um sistema judicial capaz, disponível para a adopção de políticas em prol da mobilização dos recursos nacionais, da equidade e da criação de riqueza, da defesa da concorrência, do ambiente e da protecção daqueles que, pela sua condição social e económica, pouco ou nada podem decidir sobre o seu destino", são outros dos pontos defendidos pelo Clube do Cais do Sodré.
O objectivo é debater "com lucidez" e pensamento "positivo" e projectar Portugal "em frente", sublinhou Luís Nazaré, acrescentando: Com a crise "a tarefa não é fácil, mas somos capazes de fazer tal como o fomos no passado".
O novo Clube, acrescentou o economista, também irá organizar eventos sobre vários temas nacionais.
Questionado sobre quando é que vão organizar o primeiro evento, Nazaré escusou-se a adiantar pormenores, referindo que será "em breve".
ALU/MFR
Lusa/Fim

Sem comentários: