quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ano Judicial: "Boom" de cobrança de dívidas desabará nos tribunais e terá reflexos na criminalidade - STJ

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) advertiu hoje que o um novo "boom" de acções de cobrança de dívidas desabará nos tribunais com efeitos nas famílias e no tecido económico e com reflexos na criminalidade urbana.
Ao intervir na cerimónia de Abertura do Ano Judicial, Noronha do Nascimento referiu que, embora as sequelas sociais directas deste fenómeno venham a ser pouco notadas, "o mesmo não se dirá dos efeitos das insolvências em crescendo e da crescente criminalidade urbana que poderão arrastar consigo reflexos preocupantes no relacionamento com minorias imigradas no país".
"Se os acontecimentos recentes ocorridos em Itália, a par da animosidade surda existente em países situados mais a norte, forem as primeiras manifestações de fenómeno mais vasto poderemos estar no limiar de um retorno civilizacional perigoso", sustentou.
O país, acrescentou, está "no centro do furacão de uma crise económica despoletada há um ano e que os Tribunais já começaram a sentir e pela qual vão pagar".
(...)

Sem comentários: