segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aveiro: Gabinete inglês vence concurso para ponte pedonal no canal central da ria

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10580923.html
Aveiro, 22 Jan (Lusa) - O gabinete de arquitectura Powell-Williams, do Reino Unido, venceu o concurso de ideias para a concepção de uma ponte pedonal entre o Rossio e o Alboi, em Aveiro, anunciou hoje a autarquia.
Durante a cerimónia de divulgação dos vencedores, o presidente da Câmara, Élio Maia, realçou que a nova travessia marca o arranque do projecto do Parque da Sustentabilidade.
"Acredito que hoje seja o primeiro passo de uma grande caminhada que irá transformar Aveiro nos próximos três ou quatro anos", referiu o autarca, adiantando que este projecto de intervenção urbana representa um investimento de 14 milhões de euros e será uma "revolução profunda" na cidade.
Quanto ao concurso de ideias para a ponte pedonal foram entregues 18 propostas, tendo o júri optado pelo projecto do gabinete inglês, que possui uma vasta experiência na realização deste tipo de projectos, em que se destacam a ponte Della Musica, em Roma (Itália), e a ponte do Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra).
Segundo a autarquia, este novo atravessamento do canal central da ria corresponde a uma necessidade há muito sentida, tendo em conta que esta zona é muito utilizada por peões e a única alternativa é a Ponte Praça que exige um grande desvio.
A travessia permite o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção e vai ser utilizada iluminação de contraste para facilitar o uso de amblíopes.
A infra-estrutura representa um investimento total de cerca de 560 mil euros, comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em 70 por cento.
O projecto deverá ficar concluído em Abril e a travessia deverá estar concluída em Dezembro deste ano.
Os 18 projectos concorrentes para a concepção da ponte pedonal vão ficar em exposição na Casa Major Pessoa até 31 de Janeiro.
JYDN.
Lusa/Fim

Sem comentários: