quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Relatório FMI: Bancos portugueses resistiram "relativamente bem" à crise financeira mundial

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10571494.html
Lisboa, 20 Jan (Lusa) - O sistema bancário português resistiu "relativamente bem" à crise financeira mundial, afirmam os economistas do Fundo Monetário Internacional, na analise à economia portuguesa feita ao abrigo do Artigo IV.
"Esta resistência reflecte as vantagens existentes antes da crise, como a limitada exposição a activos tóxicos, a ausência de uma bolha imobiliária, um modelo de negócio assente no retalho e uma saudável moldura regulatória e de supervisão", diz o FMI.
Ainda assim, acrescenta, as vulnerabilidades também aumentaram com a crise, uma vez que "o leque de investimentos foi afectado, a qualidade do crédito diminuiu e o acesso ao crédito tornou-se mais difícil", entre outros problemas que a recessão económica evidenciou.
.
Comentário na Lusa:
Obama vai obrigar os 50 maiores bancos Americanos a aguentar com todos os custos da crise económica, já que a população não tem que pagar pela gula de um sistema bancário que provocou esta mesma crise. Será que os nossos governantes não estão nas mãos dos bancários, e vão fazer a mesma coisa??? Parece que aqui vai ser mesmo a população a pagar!!! Parece que os nossos bancários são "virgens muito púdicas", que vão passar ao lado de todos estes encargos!!! Que o diga o regulador maior, Victor Contâncio... Os ricos somos nós, Portugueses! pois os Americanos são pobres... Grande Obama.

Sem comentários: