domingo, 24 de janeiro de 2010

Energia: EDP negociou 260 milhões de euros nos mercados de carbono em 2009

Lisboa, 23 Jan (Lusa) - A EDP negociou no ano passado um montante total de 260 milhões de euros nos mercados de carbono, correspondentes a mais de 20 milhões de toneladas de CO2.
Do total das 20 megatoneladas negociadas, cerca de 3 megatoneladas foram negociadas na bolsa de carbono de Paris, a Bluenext.
"Sendo exclusivamente um mercado 'spot', a EDP negoceia na Bluenext para suprir necessidades de entrega imediata e portanto numa perspectiva sobretudo de curto prazo", disse à Lusa fonte oficial da área de trading da eléctrica portuguesa, escusando-se no entanto a dizer qual foi o saldo entre compras e vendas.
Ainda assim, a EDP considera que "em termos de licenças de emissão, a actividade de trading tem uma importância relativamente marginal face ao volume total transaccionado". As quantidades transaccionadas, diz a eléctrica, "resultam fundamentalmente da necessidade de a empresa garantir, a cada momento, um equilibrio correcto entre as suas necessidades e o volume de energia vendida e/ou prevista gerar pelas suas centrais".
(...)
O mercado de carbono existe devido às metas de emissões impostas pelo Protocolo de Quioto. Os países signatários do protocolo comprometeram-se a reduzir as suas emissões e depois transpuseram esses limites às empresas que produzem mais CO2.
(...)
Para ler o artigo carregar no título, ou pelo link:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10580103.html

Sem comentários: