terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Educação: Ministério cria equipa para reforçar estratégia do projecto Educação para a Cidadania

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10594427.html
Lisboa, 26 Jan (Lusa) - A ministra da Educação, Isabel Alçada, anunciou hoje a criação de uma equipa para definir melhor as metas, conteúdos e estratégias do programa Educação para a Cidadania.
Em declarações aos jornalistas à margem da conferência Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos, na Gulbenkian, em Lisboa, a ministra adiantou que a equipa será liderada por Maria Emília Brederode, presidente do Instituto de Inovação Educacional.
O objectivo deste grupo de trabalho é, segundo Isabel Alçada, dar maior "apoio técnico" às escolas para que "seja mais claro o trabalho que se está a realizar" e "definir práticas de trabalho de cada professor para levar cada aluno a assumir a sua cidadania, compreender a importância de se viver numa sociedade democrática, de agir em função dos valores da democracia".
"Quanto mais precisas forem as indicações, quanto maior for o apoio técnico, mais hipóteses temos de que haja resultados. Queremos que aquilo que o nosso país investe em educação produza efeitos reais no desenvolvimento das crianças e também nos resultados de aprendizagem", disse.
Isabel Alçada considerou que todos os adultos são educadores para a cidadania, realçando que "não se trata de um projecto apenas na área do ensino, na área da escola, envolve outras organizações e parcerias que ajudam a que este domínio seja mais presente na prática educativa"
Este projecto do Conselho da Europa, que pretende nomeadamente sensibilizar os europeus para a participação na construção de uma sociedade mais livre, mais justa e mais tolerante, começou em 1997 e a terceira fase terminou em Dezembro último.
VM.
Lusa/Fim

Sem comentários: