terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Animais: Milhões de animais selvagens morrem anualmente nas estradas portuguesas, investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10542926.html
18 de Janeiro de 2010, 07:32
Lisboa, 18 (Lusa) - Cerca de 4500 animais selvagens vertebrados morreram num ano em 37 quilómetros de estradas entre Montemor e Évora, segundo um investigador da Universidade de Évora, que admite que a nível nacional o número atinja vários milhões.
À Lusa, António Mira, da Unidade de Biologia e Conservação da Universidade de Évora, explicou que o projecto MOVE estuda os impactes das estradas, como os efeitos de barreira e repulsa e as consequências da mortalidade nos vertebrados terrestres, como anfíbios (sapos e salamandras), répteis, aves e mamíferos.
Em 2005, em 365 dias de recolha, os investigadores detectaram 4499 animais mortos num percurso de 37 quilómetros, metade dos quais corresponde a vias secundárias, com um movimento inferior a 3500 veículos por dia.
.
Animais: Cadáveres abandonados nas estradas são problema de saúde pública
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10538619.html
Lisboa, 18 Jan (Lusa) - O ex-deputado Luís Carloto Lopes alertou que os cadáveres de animais deixados nas bermas das estradas constituem um risco para a saúde pública, uma preocupação que o médico Mário Durval secunda, quando se trate de vias próximas de localidades.
Eleito na anterior legislatura nas listas do PSD, Carloto Lopes endereçou uma pergunta sobre os animais mortos nas estradas nacionais ao Ministério das Obras Públicas, depois de obter cerca de 80 respostas de autarquias sobre o mesmo assunto.
A nível camarário, o ex-deputado percebeu haver serviços de recolha disponíveis nas autarquias, nomeadamente após alertas dados pelos cidadãos.

Sem comentários: