terça-feira, 26 de maio de 2009

Pedro Bueno Salto, no Porto


ARTE AO NORTE é a designação encontrada para a exposição de óleos, aguarelase técnicas mistas, que o pintor galego PEDRO BUENO SALTO no Porto.
A inauguração da MOSTRA será pelas 16 horas do próximo dia 30 de Maio(sábado), no rés-do-chão do Largo dos Lóios, nº 50, da cidade do Porto.
ÁLVARO NAZAREH, que apresenta a exposição, escreve no catálogo: «A obradeste pintor galego está, a meu ver, envolta numa espiral de vivênciasartísticas. Dito por outras palavras, a sua obra evolui em torno de umaforte coerência sem se afastar em direcções indefinidas, mas antes assumidascomo uma assinatura sem alterações, independentemente das diferentes emoçõesvividas em cada partilha com os seus incontáveis interlocutores.
Afirma-se autodidacta e só por si, é quanto basta para melhor percebermos oquão coerente tem sido no constante estudo das técnicas, como e para mimprincipalmente, daquilo que um artista plástico sempre vê para além do queoutros olhares possam contemplar. E arte será sempre um modo de realizar,não tanto uma maneira de pensar. Contudo, uma obra é também ela um projectoque todavia, não depende apenas da sua execução, mas é neste detalhe que serevela o artista.
É nesta sua acção que Pedro Bueno Salto nos confirma ser coerente na suaevolução de uma sensibilidade cultivada, ora nos rostos do mundo rural, oranas suas máscaras venezianas que nos fixam serenamente, ou ainda nasalegorias de um mesmo mundo onde a figura feminina, sensual e aparentementeindiferente ao olhar do pintor, é-nos mostrada por inteiro, envolta numa bemcombinada harmonia cromática. Versátil, o artista não é indiferente aoslugares onde também nós somos xente . E sua Galicia, a "nossa" Galiza,constitui também uma faceta na sua criação artística, cujos cantos erecantos reencontramos nesse seu tão interessante modo de os reinventar.»Agradecíamos a presença de V.Exª na inauguração da exposição.
A exposição poderá ser vista de terça-feira a sábado, das 9 às 19 horas, atéao próximo dia 4 de Julho.
GALERIA VIEIRA PORTUENSE
LARGO DOS LÓIOS, 50 4050-338PORTO(351)22.2002005156 * info@galeriavieiraportuense.com

Sem comentários: