terça-feira, 19 de maio de 2009

Electricidade 23% mais cara do que em Espanha

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1236681
JN 2009.05.19
Os portugueses estão a pagar a electricidade mais cara em 23% do que os espanhóis, de acordo com um relatório da Autoridade da Concorrência, que analisou os primeiros seis meses do Mercado Ibérico da Electricidade (Mibel), ou seja, o segundo semestre de 2007.
O organismo tutelado por Manuel Sebastião atribui essa realidade a "desvios sistemáticos de previsão" no mercado grossista , em Portugal, a cargo da EDP Serviço Universal, que coloca no mercado as quantidades solicitadas pelos clientes. Segundo a AdC, "há desvios sistemáticos de previsão" entre a procura estimada de electricidade no mercado diário e a procura real por parte da EDP. Esses desvios nos custos de aquisição grossista são passados para tarifas de exercícios futuros, e são os consumidores a pagar esse "custo associado ao desvio de previsão", conclui o relatório.
Um especialista em processos regulatórios, citado pelo "Jornal de Negócios on-line", explica que estes desvios de previsão têm um impacto reduzido na formação de preços. O que mais influência os preços, segundo este especialista, são as condições hidrológicas e os custos de combustíveis do período em análise. Como Espanha produz energia de forma distinta de Portugal, os custos de produção variam de país para país.
A Concorrência, no relatório, aconselha a EDP a "realizar as compras de energia em mercado ao melhor preço, seja limitando os desvios de previsão seja cobrindo o risco preço através de uma participação mais activa no mercado a prazo".
.
.
Comentário:
E esta, em???
Alguns eslarecimentos apontados num comentário a esta notícia, no Jornal de Notícias:
.
Começa assim:
"Lucros da EDP atingem €962,4 milhões só no 1º semestre de 2008 com preços de electricidade que chegam a ser superiores em 22% aos da UE15 "
por Eugénio Rosa
.
Espantoso, não é?

Sem comentários: