segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Meteo: Cinco estações meteorológicas registam ondas de calor - IM

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10016396.html
Lisboa, 17 Ago (Lusa) - As estações meteorológicas de Sagres, Alvega (Entroncamento), Nelas, Monção e Bragança registam desde hoje situações de onda de calor, após seis dias com temperaturas superiores à média, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Desde terça-feira passada e até domingo que as regiões onde estão colocadas as cinco estações meteorológicas referidas têm registado temperaturas máximas superiores à média.
Considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em cinco graus Celsius ao valor médio diário no período de referência, segundo definição da Organização Meteorológica Mundial. O IM utiliza para os seus boletins climáticos o período de referência entre 1971-2000.
.
Meteo: Radiação UV extrema no Funchal e muito alta em Portugal continental
17 de Agosto de 2009, 08:11
Lisboa, 14 Ago (Lusa) - A radiação ultravioleta (UV) vai atingir hoje um índice extremo no Funchal e muito alto em Portugal continental, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Na situação do Funchal, Madeira, o IM adverte para que se evite o mais possível a exposição ao sol entre as 12:00 e as 17:00.
Para Portugal continental, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol, em especial entre as 11:00 e as 16:00.

Sem comentários: