domingo, 9 de agosto de 2009

Ensino Artístico - Doutoramento

Ensino artístico: 83 doutoramentos entre 1995/96 e 2006/07
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9982521.html
Lisboa, 08 Ago (Lusa) - Entre os anos lectivos de 1995/1996 e 2006/2007 registou-se um total de 83 doutoramentos na área das Artes, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Em 2006/2007 encontram-se 18 doutorados, enquanto em 1997/1998, o primeiro ano lectivo em que se regista a atribuição do grau, foi inscrita apenas uma destas habilitações. O ano lectivo com mais doutorados é o de 2005/2006, chegando aos 20.
A 23 de Julho, o Conselho de Ministros autorizou que o doutoramento em Artes passe a poder ser obtido através de uma "obra ou conjunto de obras ou realizações com carácter inovador, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de concepção e elaboração, a capacidade de investigação e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere".
--------------
Ensino artístico: Doutoramento obtido através de obras de arte divide especialistas
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9982548.html
Lisboa, 08 Ago (Lusa) - A possibilidade de obter um doutoramento através de uma obra de arte é vista como "positiva" por acabar com as emigrações académicas e com um trabalho exclusivamente individual, mas há quem coloque a "hipótese" de as regras serem "subvertidas".
Para João Paulo Queiroz, subdirector da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, a simplificação dos doutoramentos em Artes, aprovada em Conselho de Ministros no dia 23, é muito positiva e representa "o que de mais avançado se faz a nível europeu, nomeadamente no Reino Unido".
A tese de doutoramento consistia num documento escrito e submetido a um júri. Com as recentes alterações legais, o grau pode ser obtido pela soma de publicações científicas com arbitragem e pela produção de uma obra ou conjunto de obras "com carácter inovador" e acompanhada de explicitação escrita sobre o seu processo e sobre o "enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere".
------------
Ensino artístico: Doutoramento no estrangeiro permite defender obra e conhecer pessoas - aluna
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9985878.html
Londres, 08 Ago (Lusa) - Carla Cruz vai iniciar este ano um doutoramento em Artes numa escola britânica, que lhe deu liberdade para fazer uma tese sobre uma obra de arte própria e que lhe permitirá alargar horizontes profissionais.
Na altura em que começou a procurar e iniciou o processo de inscrição, os doutoramentos na área artística implicavam uma dissertação teórica, o que não agradou à artista do Porto.
"Queria fazer uma tese a partir da minha prática. Queria que a tese fosse uma obra de arte e não uma dissertação teórica", explicou à agência Lusa.

Sem comentários: