segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ciência: "Cérebros" devem "criar oportunidades" quando em dificuldades no regresso a Portugal - Ministro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10906248.html
Pittsburgh, Estados Unidos, 11 abr (Lusa) - Os académicos ou investigadores portugueses no estrangeiro que têm dificuldades em regressar a Portugal devem criar as suas próprias oportunidades, de investigação ou empresariais, em vez de "estarem à espera", afirma o ministro da Ciência, Mariano Gago.
No fórum da associação luso-americana de pós-graduados (PAPS), sábado e domingo na Universidade de Carnegie Mellon em Pittsbugh, o ministro ouviu críticas à falta de oportunidades e mobilidade no ensino superior em Portugal, embora também relatos de quem tenha regressado com várias ofertas, depois de ter batido à porta das faculdades.
"Uma coisa que me chamou a atenção nos EUA foi o elevado número de oportunidades que há para os professores dentro dos departamentos, de concursos e a mobilidade dos professores de departamento para departamento e de grupos de investigação para grupos de investigação. Olho para Portugal e não vejo isso acontecer", lamentou um investigador de Carnegie Mellon, Ricardo Lima.

Sem comentários: