quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mobilidade: Técnicos recomendam tratamento de dados nacionais e mais formação nas autarquias

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10980903.html
Lisboa 29 abr (Lusa) - A promoção de uma campanha de recolha e tratamento de dados a nível nacional para caracterizar a mobilidade urbana no pais é uma das recomendações dos técnicos que participaram no 'Projeto Mobilidade Sustentável'.
O projeto, que envolveu 15 centros de investigação e 40 municípios, culminou na elaboração de um manual de boas práticas na área da mobilidade sustentável, que foi hoje apresentado na sede da Agência Portuguesa do Ambiente.
Além da campanha de recolha de dados, as diversas equipas técnicas propõem o reforço da articulação e envolvimento institucional dos vários organismos do Estado com competência na matéria e a promoção de ações de formação junto das autarquias, para colmatar a carência técnica municipal detetada na área da mobilidade.

Mobilidade: Especialistas apontam falta de previsão das consequências de algumas decisões urbanísticas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10979784.html
Lisboa, 29 abr (Lusa) - A falta de previsão das consequências de algumas decisões urbanísticas na mobilidade e a deficiente coordenação dos sistemas de transportes foram algumas das falhas encontradas pelas equipas do Projeto Mobilidade Sustentável, que hoje serão apresentadas.
De acordo com o Manual elaborado no final do trabalho das equipas dos 15 centros de investigação espalhados pelo país, a deficiente cobertura do sistema de transportes coletivos e a falta de articulação e complementaridade entre os vários modos de transporte foram alguns dos constrangimentos detetados nos 40 municípios analisados.
Amarante, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Cantanhede, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fafe, faro, Mértola, Ourique, Ponta Delgada, Portimão, Santarém e Viana do Castelo foram alguns dos 40 municípios selecionados para este projeto, que envolveu diversos organismos estatais e centros de investigação.

Habitação: Valor médio da avaliação bancária estabiliza em Março - INE

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10975500.html
Lisboa, 28 abr (Lusa) - O valor médio de avaliação bancária da habitação, em março, fixou-se nos 1.172 euros por metro quadrado, um valor idêntico ao do mês anterior e que corresponde a uma variação homóloga de 3,8 por cento.
Os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto as variações, face ao mês anterior, foram de 0,2 e de -0,3 por cento, respetivamente.
Os concelhos de Lisboa e do Porto mantiveram, em março de 2010, os valores médios de avaliação bancária de habitação mais elevados: 2.031 euros/metro quadrado e 1.447 euros/metro quadrado, respetivamente.

Trabalho: Sinistralidadade laboral mortal tem vindo a cair, mas "não devemos baixar os braços" - ministra

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10975839.html
Lisboa, 28 abr (Lusa) - A ministra do Trabalho, Helena André, afirmou hoje que a tendência de sinistralidade mortal no trabalho em Portugal tem vindo a diminuir ao longos dos últimos anos, mas advertiu para a necessidade de não se baixar os braços.
"Os números da sinistralidade laboral em Portugal, sobretudo os que se referem a mortes, têm vindo a denotar uma tendência de redução consistente. É evidente que tem havido um esforço muito grande no nosso país, mas não podemos agora baixar os braços", disse a governante.
Helena André falava na sessão Comemorativa do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho eu se realizou em Lisboa.

Crise financeira: Presidente do BPI admite aumento dos créditos à habitação se a situação "se mantiver"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10977761.html
Coimbra, 28 abr (Lusa) -- O presidente do BPI admitiu hoje, em Coimbra, que a manter-se o corte do 'rating' português as prestações do crédito à habitação vão aumentar nos próximos tempos.
À entrada para um debate na Faculdade de Economia, Fernando Ulrich respondia aos jornalistas sobre as repercussões dos cortes das agências de notação financeira no aumento dos juros a pagar pelas famílias portuguesas.
"O corte do 'rating' torna o financiamento à economia tendencialmente mais caro e, portanto, tendencialmente também há de refletir-se no financiamento à economia, não só no crédito habitação como noutros setores", afirmou o banqueiro.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conjuntura: AIP apela à mobilização nacional e entendimento político contra crise

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10975373.html
Lisboa, 28 abr (Lusa) - O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP) apelou hoje à "mobilização nacional" e ao entendimento entre os partidos políticos para ultrapassar a crise, destacando o encontro entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho como "um sinal positivo".
Jorge Rocha de Matos comentou com preocupação "o ataque especulativo a nível internacional" e lembrou que Portugal estava numa fase de mudança "em termos de medidas de natureza estrutural" quando "a crise lhe caiu em cima".
"A única maneira que temos de sair desta situação é através de uma mobilização nacional que tem de envolver os políticos, os empresários e os sindicatos. Toda a nação portuguesa tem de se envolver neste combate que é crucial para a regeneração do país", apelou.

Brasil lança concurso para 478 novas centrais de produção de energia amiga do ambiente

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10974304.html
Rio de Janeiro, Brasil, 28 abr (Lusa) -- O Governo brasileiro registou terça feira 399 novos projetos de parques eólicos e outros 79 centrais de diversas fontes de energia renovável para lançar a concurso dentro de dois meses, anunciou fonte oficial.
Casos todos os projetos sejam aprovados, a capacidade de geração elétrica do Brasil aumentaria 14.530 megawatts, um valor que supera ligeiramente a potência da central hidroelétrica de Itaipú, a maior do mundo em funcionamento e que o Brasil partilha com o Paraguai.
Os 399 parques eólicos poderiam atingir uma potência de geração de 10.569 megawatts e todos eles seria edificados na região árida do nordeste do Brasil, que não tem capacidade para a instalação de hidroelétricas, a fonte energética mais utilizada no país.

Agricultura: Biodiversidade e agricultura biológica marcam 27.ª Ovibeja que arranca hoje

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10971154.html
Beja, 28 abr (Lusa) - A biodiversidade e a agricultura biológica estão em destaque na 27.ª Ovibeja, o maior certame agropecuário do sul do país, que arranca hoje para mostrar "todo o Alentejo deste mundo".
A sessão oficial de abertura está marcada para as 15:30, sendo presidida pelo Ministro da Agricultura, António Serrano.
A feira é organizada pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS) e decorre até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Religião: Teólogos portugueses defendem novo concílio na Igreja Católica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10974021.html
Lisboa, 28 abr (Lusa) - Os teólogos Carreira das Neves e Anselmo Borges defenderam hoje a realização de um concílio ou assembleia magna da Igreja para discutir algumas das polémicas atuais da instituição, desde a ordenação de mulheres ao celibato dos padres.
Comentando a recente carta do teólogo suíço Hans Kung aos bispos de todo o mundo, onde era feito um apelo à realização de um concílio, os dois sacerdotes portugueses consideram que esta é uma matéria que deve ser ponderada pela hierarquia.
"Não um novo concílio, mas uma assembleia sobretudo para as questões dos ministérios. O Vaticano II teve medo de abrir o dossiê dos ministérios, do sacerdócio aos homens casados e às mulheres", disse à Lusa o padre Carreira das Neves.

TSF - «Portugal está a arder», diz “Financial Times"

TSF 20100428
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1555175
Os alemães andam preocupados com a situação económica portuguesa. A edição alemã do “Financial Times” escreve mesmo em título “Portugal está também a arder”.

A agência de notação financeira Standard and Poor's reduziu em dois níveis o rating da dívida portuguesa. É agora mais arriscado emprestar dinheiro a Portugal, o que tem como consequência a penalização das empresas.
Depois da Grécia, também Portugal é arrastado pela crise das dívidas que se agrava dramaticamente. O perigo de bancarrota para Portugal e também Espanha e Irlanda foi sempre visto como um cenário de horror, escreve o “Financial Times”.
O jornal atribuiu a responsabilidade pelo alastrar da crise a Portugal e às grandes hesitações sobre ajuda à Grécia.
O ministro alemão da economia é menos pessimista admitindo o perigo para uma sobrevalorização da situação, afirmando que o cenário em Portugal e Espanha é agora mais calmo, sendo necessário manter a cabeça fria para ajudar a Grécia.
O economista Thomas Mayer aconselha já os países europeus a preparam-se para uma possível insolvência da Grécia em 2011.
Portugal, Espanha, Irlanda e Grécia estão a deixar os investidores à beira de um ataque de nervos.
.
.
TSF
Ex-ministros das Finanças responsabilizam Sócrates por crise
.
Campos e Cunha e Eduardo Catroga, antigos ministros das Finanças, responsabilizam o primeiro-ministro, José Sócrates, pela crise que Portugal atravessa.
.
O primeiro ministro das Finanças de José Sócrates, Campos e Cunha, responsabiliza o primeiro-ministro pelo que está a acontecer e entende que José Sócrates devia ter antecipado este problema.
Campos e Cunha receia que Portugal siga o caminho da Grécia e afirma que é preciso recuar muito tempo para encontrar notícias tão más para a economia portuguesa.
«A culpa não é dos ataques especulativos. É evidente que os mercados reagem a notícias e Portugal não dá notícias. O primeiro-ministro não fez uma afirmação clara nos últimos dois meses, não fez compromissos políticos, claros e públicos, não actuou em conformidade com a gravidade da situação, parecia que estava a governar ou não governar como se nada estivesse a acontecer», adiantou.
O ex-ministro teme ainda que a reunião desta manhã entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho já não chegue a tempo de resolver o que quer que seja.
Eduardo Catroga, um outro antigo ministro das Finanças, confessa que não ficou surpreendido com o cenário que Portugal vive e lamenta que o Governo não tenha criado condições para travar esta crise. O ex-ministro defende que da reunião entre Sócrates e Pedro Passos Coelho possa sair um novo Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).
«É preciso que estes partidos se entendam, porque têm andado demasiado tempo a brincar com o fogo. Esse entendimento passa por dois planos, fazer um PEC 2 mais ambicioso para 2010 e que haja um corte substancial na despesa pública corrente primária e por outro lado importa não criar despesa pública diferida. É preciso congelar as parcerias público-privadas», adianta.
Também Medina Carreira afirma que há muito se devia ter feito o necessário para uma economia saudável, considerando que é desnecessário criticar a especulação.
«Nós demos azo a tudo isto, porque a nossa economia está estagnada há dez anos. O Estado está endividadíssimo, a dívida pública não consegue ser travada verdadeiramente, temos de assumir essa responsabilidade, mesmo sabendo que os outros estão a especular, temos é que fazer o trabalho de casa. O PEC só convenceu quem queria ser convencido, não aponta nada para que se consiga nem resolver o problema o défice em 2013 e muito menos para depois desta data quando a situação se afigurava mais complicada», afirma.
Medina Carreira defende que a classe política e o Governo têm de tomar medidas sérias para cortar de facto e na realidade na despesa.
A TSF ouviu ainda um outro ministro das Finanças, Miguel Beleza, é da opinião que um Governo de Bloco Central era uma boa solução para ultrapassar esta crise.

Segurança Rodoviária: Autoridade apresenta proposta de revisão do Código da Estrada ainda este ano

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10971982.html
Évora, 27 abr (Lusa) - A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai apresentar até final deste ano uma proposta de revisão do Código da Estrada, disse hoje à Agência Lusa o presidente do organismo, Paulo Marques.
"Até final do ano, iremos apresentar uma proposta para a revisão do código da estrada. Depois essa proposta será sujeita à análise, quer da tutela, quer depois da Assembleia da República", adiantou o responsável.
Questionado sobre o conteúdo da proposta, Paulo Marques limitou-se a adiantar que "grande parte das medidas que vão ser apresentadas são de simplificação do próprio código da estrada e de clarificação de um conjunto de fatores que não estão bem explícitos e que geram confusão".

Alterações Climáticas: "Certezas absolutas" só quando houver "desastres absolutos" - Painel Intergovernamental da ONU

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10973523.html
Lisboa, 27 abr (Lusa) - Quem pede "certezas absolutas" para acreditar nas previsões sobre alterações climáticas está a pedir "um desastre absoluto", afirmou hoje, em Lisboa, o presidente do Painel Intergovernamental da ONU sobre as alterações climáticas.
Numa conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, Rajendra Pachauri afirmou que os efeitos das alterações climáticas no planeta são "inequívocos" e que "é difícil ter certezas absolutas" quanto aos efeitos negativos do aumento da temperatura na Terra pela ação humana.
No entanto, quando houver essas certezas, estaremos já confrontados com "um desastre absoluto", indicou.

Tecnologia: Portugal tem a sexta maior taxa de infeção nos computadores pessoais - Microsoft

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10973939.html
Lisboa, 28 abr (Lusa) - Portugal tem a sexta maior taxa de infeção nos computadores pessoais, de acordo com o Relatório de Segurança da Microsoft, hoje publicado, que revela ainda que os criminosos informáticos estão cada vez "mais profissionais e organizados".
Segundo este relatório - realizado pela Microsoft em mais de 500 milhões de computadores individuais em todo o mundo -, "13,6 computadores pessoais em cada mil estão infetados com software malicioso" em Portugal.
O Microsoft Security Intelligence Report concluiu ainda que "os criminosos estão cada vez mais profissionais e organizados" e que "as redes empresariais continuam a ser mais suscetíveis a ataques, enquanto os utilizadores domésticos estão mais expostos a software malicioso e ameaças nas redes sociais".

terça-feira, 27 de abril de 2010

Autarquias: Junqueiro criticou excesso de administradores nas empresas municipais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10968068.html
Lisboa, 26 abr (Lusa) -- O secretário de Estado do Poder Local considerou hoje que as empresas municipais têm administradores em excesso e defendeu a necessidade de estas serem mais eficientes, porque muitas vezes "se sobrepõe" às competências da própria autarquia.
José Junqueiro participou num colóquio onde foi apresentado o Anuário Financeiro dos Municípios pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, no qual é revelado que um terço das autarquias tem resultados económicos negativos e apenas 193 municípios apresentam resultados positivos.
O governante considerou excessivo o número de cerca de dois mil administradores que têm atualmente as empresas municipais.

Madeira: Catástrofe de fevereiro foi natural mas teve "ajuda humana" - Investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10967999.html
Lisboa, 26 abr (Lusa) - O investigador e geógrafo Raimundo Quintal afirmou hoje que a intempérie de fevereiro na Madeira foi de origem natural mas teve "ajuda humana", de "quase seis séculos na desertificação das montanhas".
"Quando comparamos o que aconteceu na Madeira com o que aconteceu na Islândia, [verificamos que] na Islândia a catástrofe foi puramente natural, e na Madeira [a catástrofe] tem muito de natural embora haja alguma indução humana. Não é uma catástrofe unicamente natural e qualquer pessoa que estude estes problemas só inconscientemente é que o diria", defende o geógrafo madeirense e antigo vereador do ambiente da Câmara Municipal do Funchal.
Raimundo Quintal falava à agência Lusa após a intervenção no debate "Uma Visão do Ordenamento Biofísico", hoje realizado na Sociedade de Geografia de Lisboa e dedicado ao temporal recente que assolou a ilha da Madeira.

EUA: Goldman Sachs tinha plano para faturar com a crise imobiliária - Senado

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10969631.html
Washington, 26 abr (Lusa) - O banco Goldman Sachs preparou um plano para tirar lucros da crise imobiliária e recolheu grandes dividendos à custa dos seus clientes, revelou uma investigação de um subcomité do Senado norte-americano hoje divulgada.
Além disso, os executivos da instituição enganaram os seus clientes com investimentos imobiliários complexos que resultaram em falências.
"O Goldman Sachs colocou reiteradamente os seus interesses acima dos dos seus clientes", afirmou Carl Levin, presidente do subcomité permanente de investigações do comité de segurança nacional do Senado norte-americano.

Segurança rodoviária: Mortos nas estradas aumentaram 7,3% face a 2009

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10968980.html
Lisboa, 27 abr (Lusa) - O número de mortos nas estradas portuguesas aumentou 7,3 por cento este ano face a igual período de 2009, revelam dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Entre 01 de janeiro e 21 de abril, 205 pessoas morreram em acidentes rodoviários, mais 14 que no mesmo período do ano passado, quando se registaram 191 vítimas mortais, indica a ANSR, que reúne dados da PSP e da GNR.
Estes números dizem respeito às mortes no local do acidente ou durante o percurso para o hospital. As pessoas envolvidas em acidentes que morrerem nos hospitais nos 30 dias seguintes também passaram a fazer parte das estatísticas da sinistralidade rodoviária desde 01 de janeiro, mas a ANSR ainda não publicou esses dados, devendo os primeiros números ser conhecidos em julho.

Trabalho: Stress está na origem de mais de metade de faltas por doenças relacionadas com profissão - OIT

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10954992.html
Lisboa, 27 abr (Lusa) - O stress está na origem de mais de metade do total de dias de trabalho perdidos por motivo de doença relacionada com a profissão, representanto um elevado custo em termos de sofrimento humano e em termos económicos, alerta a OIT.
Segundo um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), preparado para assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se comemora a 28 de abril, o stress foi considerado a segunda causa mais frequente dos problemas de saúde relacionados com o trabalho, tendo atingindo 22 por cento dos trabalhadores da União Europeia em 2005.
A OIT refere estudos realizados em países europeus e noutros países desenvolvidos que revelam que o stress está na origem de 50 a 60 por cento do total de dias de trabalho perdidos.

Crédito ao consumo: Maioria dos bancos não cumpre a lei - DECO

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10968226.html
Lisboa, 27 abr (lusa) - A maioria dos bancos não fornece o pacote de informação pré contratual no crédito ao consumo que permite ao consumidor comparar propostas e optar pela mais vantajosa, concluiu a DECO em visitas aos 18 maiores bancos em Lisboa.
Desde julho do ano passado que as instituições financeiras estão obrigadas (pelo decreto-lei 133/2009) a dar aos consumidores interessados em crédito ao consumo um pacote de informação pré contratual, denominada ficha de informação normalizada (FIN).
"O objetivo é os consumidores obterem uma informação igual, dos vários bancos com crédito ao consumo, que seja comparável e permita escolher a proposta de crédito mais conveniente e vantajosa", afirmou à Lusa o jurista da DECO Vinay Pranjivan, responsável por aquele estudo.

Calor: DGS recomenda cuidados especiais com crianças, idosos e doentes crónicos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10970591.html
Lisboa, 27 abr (Lusa) - A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para a necessidade de adoção de cuidados especiais, principalmente com crianças, idosos e doentes crónicos", devido à previsão de temperaturas elevadas, que podem ser "gravosas" nesta época do ano.
De acordo com informação do Instituto de Meteorologia, estão previstos, para os próximos dias, valores da temperatura máxima acima dos valores habituais para a época, assim como níveis de radiação ultravioleta muito altos.
"A ocorrência de temperaturas elevadas antes da época estival pode revelar-se particularmente gravosa para a saúde humana, em particular para o sistema cardiovascular, em virtude de não ter ocorrido um processo gradual de adaptação do organismo humano", refere a DGS no site oficial.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filipinas: 7000 desalojados em incêndio num bairro de lata da capital

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10966032.html
Manila, 26 abr (Lusa) -- Cerca de sete mil pessoas ficaram hoje sem teto num bairro de lata de Manila depois de um incêndio de origem desconhecida ter consumido mais de 600 habitações, anunciaram fontes oficiais.
O fogo está a ser combatido com o apoio de cerca de 200 carros de bombeiros por um número indeterminado de soldados da paz lutam desde a tarde de domingo contra as chamas que deflagraram no bairro de Quezon e se propagaram pela noite dentro devido ao forte vento que se faz sentir na região e às altas temperaturas.
O Serviço de Proteção Civil de Manila não descarta a possibilidade de existirem vítimas mortais, mas não há ainda dados precisos sobre o desastre.

Inovação: Portugal tem falta de cultura de proteção - ACPI

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10965963.html
Lisboa, 26 abr (Lusa) - A Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Industrial (ACPI) defende que em Portugal "há um problema de falta de cultura de proteção", que faz com que o país fique "aquém da média europeia" em matéria de registo de patentes.
Esta cultura, juntamente com as dificuldades que as empresas portuguesas encontram para registar as suas patentes, vão estar hoje em discussão no III Fórum sobre propriedade industrial, que decorre a partir desta manhã em Lisboa, no Hotel Tivoli.
No Dia Mundial da Propriedade Intelectual a ACPI quer promover o debate em torno dos novos tipos de marcas, a defesa contra a infração de direitos de propriedade industrial e os benefícios da sua proteção na economia nacional. O Fórum irá contar com a presença do secretário de Estado da Justiça e Modernização Judiciária, José Magalhães, do presidente da AICEP, Basílio Horta, e do administrativista e ex-ministro Diogo Freitas do Amaral.

Expo Shangai: Espanha faz aposta empresarial num pavilhão cuja arquitetura já foi premiada

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10957542.html
Madrid, 26 abr (Lusa) - Espanha aposta que o sucesso do conteúdo do seu pavilhão na Expo Shangai 2010 seja, pelo menos, tão grande quando o êxito do pavilhão em si, uma obra do duo Enric Miralles e Benedetta Tagliabue que já foi premiada.
Imitando um cesto gigantesco de vime, o pavilhão deverá apostar numa imagem de tradição e de modernidade, vendendo a inovação das suas empresas e dos seus criadores em paralelo à apresentação dos vários espaços reconhecidos pela Unesco pelo seu valor patrimonial e histórico.
"Da cidade dos nossos pais para a cidade dos nossos filhos", explicam os documentos de apresentação da presença espanhola, que pretendem demonstrar que Espanha "é um país do antigo e do moderno, respeitando das suas heranças mas virado para o futuro".

domingo, 25 de abril de 2010

Haiti: "Destruição é muito maior do que se vê na CNN" - Enviado especial Banco Mundial

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10962874.html
Nova Iorque, 25 abr (Lusa) -- O enviado especial do Banco Mundial para o Haiti, o português Alexandre Abrantes, já esteve no país para apresentar credenciais às autoridades haitianas e diz que, apesar de sinais positivos, "a destruição é muito maior do que se vê na CNN".
"Já tinha visto na televisão, lido nos jornais, mas chegar lá é uma coisa que corta o coração. Toda a gente foi afetada. O presidente foi pessoalmente afetado, o primeiro-ministro, o ministro das Finanças perdeu o filho nos escombros da sua casa. É algo que toca a todos, é realmente uma destruição massiva", disse à Lusa Alexandre Abrantes, que esteve em Port-au-Prince na semana passada.
"A impressão é de que a destruição do terramoto é muito mais extensa do que se vê na CNN", afirma.

Mercados: Muitos são "monumentos não intencionais" e "suportes de memória" que importa preservar - investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10958339.html
Porto, 25 abr (Lusa) - Nem todos os mercados tradicionais portugueses têm importância suficiente para serem preservados, mas muitos são considerados "monumentos não intencionais" que devem ser defendidos, defende o especialista David Ferreira, da Direção Regional de Cultura do Norte.
O conceito surgiu com a modernidade: a "velocidade da transformação doterritório" criou o "sentimento de perda" e a necessidade de preservar espaços que, com o tempo, se afirmaram como lugares de "memória e identidade", esclarece o técnico, formado em História.
"Deixamos de ter monumentos intencionais e passamos a ter monumentos não intencionais. Património é memória e identidade", sublinha o investigador.

25 de Abril: Cavaco alerta para desigualdade social e casos de "riqueza imerecida" que "chocam"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10963554.html
Lisboa, 25 abr (Lusa) - O Presidente da República alertou hoje para a persistência de desigualdades sociais, sublinhando a existência de situações de privação ao lado de "casos de riqueza imerecida que nos chocam" e lembrando os rendimentos dos altos dirigentes de empresas.
"A sociedade portuguesa é hoje mais justa do que aquela que existia há 36 anos. No entanto, persistem desigualdades sociais e, sobretudo, situações de pobreza de exclusão que são indignas da memória dos que fizeram a revolução de Abril", notou o chefe de Estado, numa intervenção na sessão solene na Assembleia da República que assinala a comemoração do XXXVI aniversário do 25 de Abril.
Lembrando que o 25 de Abril foi feito em "nome da liberdade" e de uma sociedade mais justa e solidária, Cavaco Silva reconheceu que é nessas áreas que "porventura" o balanço destas três décadas de democracia se revela "menos conseguido".

sábado, 24 de abril de 2010

JN - Rapaz de Vizela ia ser vendido por cerca de quatro mil euros

JN 20100424
Odisseia começou na net, passou por Braga, Porto e Ourense e terminaria em trabalho escravo
Ler artigo em:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1552092

Porto: Especialistas de áreas médicas e sociais do Hospital de S. João ajudam pais a educar

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10958452.html
Porto, 23 abr (Lusa) - Especialistas em pedopsiquiatria, psicologia, pediatria, obstetrícia e serviço social iniciam sábado no Porto um ciclo de sete ações de formação gratuitas destinadas a ajudar os pais a educar os seus filhos.
O projeto "Ajudar a Educar", que se prolonga até 27 de novembro, é uma organização conjunta do Serviço de Pediatria do Hospital S. João, Porto, e da Associação CrescerSer.
As sete sessões mensais vão decorrer sempre aos sábados em diferentes juntas de freguesia da cidade do Porto, refere hoje o Hospital S. João, em comunicado.

Banco Portugal: Ulrich diz que novo governador tem que fazer "um trabalho de pedagogia"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10958614.html
Porto, 23 abr (Lusa) - O presidente executivo do BPI defendeu hoje que o principal desafio do novo governador do Banco de Portugal (BdP) é "fazer um trabalho de pedagogia" junto da classe dirigente, que não está "totalmente consciente das decisões difíceis".
Na conferência de imprensa para apresentação dos resultados do BPI relativos ao primeiro trimestre de 2010, no Porto, Fernando Ulrich defendeu que Carlos Costa "tem condições para fazer o trabalho indispensável de pedagogia".
"É preciso alguma pedagogia que julgava já não ser necessária mas é muito [necessária]", disse, acrescentando que constata que "a classe dirigente portuguesa não está totalmente consciente e a assumir a dimensão dos desafios que Portugal tem pela frente".

Gripe A H1N1: México evitou "um milhão de mortes" em todo o Mundo - ministro Saúde

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10959966.html
México, 24 abr (Lusa) - O alerta mundial do vírus H1N1 lançado há cerca de um ano pelo México e as medidas de urgência que tomou evitaram "um milhão de mortes", afirmou sexta feira o ministro mexicano da Saúde.
"A resposta mexicana foi transparente e imediata, e é reconhecida como o caminho a seguir pelo próximo país onde aparecer uma ameaça para a saúde mundial", sublinhou o ministro, Jose Angel Cordova, no primeiro aniversário do aparecimento da doença.
"O nosso sistema de saúde respondeu, sem falhar, a um obstáculo sem precedentes, não apenas a própria doença, mas também o medo do desconhecido", declarou à imprensa.

Bolívia: Morales quer 10 milhões de árvores plantadas num ano, uma por boliviano

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10960014.html
Cochabamba, Bolívia, 24 abr (Lusa) - O presidente boliviano Evo Morales lançou sexta feira uma campanha de "reflorestação cidadã", plantando uma árvore na cidade de Cochabamba e convidando os 10 milhões de bolivianos a imitá-lo até 22 de abril de 2011, próximo Dia da Terra.
"Todos deverão plantar pelo menos uma árvore, mas não se trata apenas de a plantar e de abandoná-la, mas de cuidar dela, de a vigiar pessoalmente", declarou Morales em Cochabamba, Bolívia, que acolheu esta semana um fórum mundial de movimentos sociais sobre as alterações climáticas.
O fórum altermundialista, convocado e promovido pelo governo socialista de Morales, produziu uma série de recomendações radicais, como a criação de um tribunal de justiça climática, a redução de 50% dos gases com efeito de estufa pelos países industrializados até 2020, uma declaração dos Direitos da terra, e a organização de um referendo mundial sobre o ambiente.

Aborto: Chá de hipericão e ginseng siberiano podem anular efeito da pílula - DGS

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10953204.html
Lisboa, 24 abr (Lusa) - O chá de hipericão e o ginseng siberiano podem anular o efeito da pílula contracetiva, alertou a chefe de Divisão de Saúde Reprodutiva da Direcção-Geral da Saúde (DGS), Lisa Vicente.
O hipericão é muito utilizado em Portugal como calmante, para combater a obesidade e favorecer o funcionamento do fígado e dos intestinos enquanto o ginseng siberiano é usado para a falta de concentração, stress, depressão, fadiga e até esgotamentos.
"O chá de hipericão interfere muito com a pílula", afirmou à agência Lusa Lisa Vicente, explicando que "é um potente indutor enzimático", diminuindo o efeito dos contracetivos orais, do adesivo e o anel contraceptivos, bem como com o implante progestativo.

Hubble: Vinte anos no espaço a observar planetas fora do sistema solar

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10956845.html
Lisboa, 24 abr (Lusa) - A observação e caracterização da atmosfera de planetas exteriores ao sistema solar, até então quase desconhecidos, foi um dos principais feitos do telescópio Hubble, lançado há 20 anos e que assinala no domingo o seu aniversário.
Resultado da colaboração entre as agências espaciais europeia (ESA) e norte-americana (NASA), o Hubble é um telescópio espacial com 2,4 metros de diâmetro, com capacidade para observações desde o espectro ultravioleta ao infravermelho.
De acordo com informação divulgada pela ESA, o Hubble, lançado pelo vaivém espacial norte-americano Discovery, "revolucionou a astronomia moderna" e um dos seus maiores feitos é a caracterização da atmosfera de planetas exteriores ao nosso sistema solar (exoplanetas) que, até ao seu lançamento, nunca tinham sido observados.

Alienação Parental: Associação portuguesa pede penalização dos progenitores

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10958147.html
Lisboa, 24 abr (Lusa) - Uma mudança legislativa que penalize os pais que manipulam os filhos contra o outro progenitor, a formação dos juízes e a obrigatoriedade da mediação familiar são medidas consideradas urgentes pela Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos.
Associações de Portugal, Espanha e Brasil juntaram-se numa iniciativa pioneira e elaboraram um documento para assinalar o Dia Internacional de Consciencialização sobre a Alienação Parental, que se comemora no domingo.
A data serve para chamar à atenção dos diferentes agentes políticos e judiciais, e dos cidadãos em geral, para o fenómeno da Alienação Parental, identificado em 1985 pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner. Consiste em comportamentos de um pai/mãe em manipular o seu filho para predispô-lo contra o outro progenitor e a sua família, situação cada vez mais frequente depois de um divórcio ou separação e mesmo em famílias não separadas.

Tecnologia: INESC-Porto lidera projeto para "massificação de veículos elétricos"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10958911.html
Porto, 24 abr (Lusa) - O INESC-Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) lidera um projeto de 2,6 milhões de euros que visa "criar condições para uma efetiva massificação de veículos elétricos".
O projeto chama-se Reive (Redes elétricas inteligentes com veículos elétricos) e pode transformar Portugal em "líder tecnológico mundial em mobilidade elétrica e redes elétricas inteligentes", realça uma fonte do instituto.
"Mudar o paradigma de mobilidade atual e contribuir para a redução das emissões de C02 na atmosfera, ao criar condições para uma efetiva massificação de veículos elétricos e microgeração são dois objetivos que o projeto Reive pretende atingir", acrescenta a fonte do INESC-Porto.

EUA: Acidente em plataforma petrolífera no golfo do México será "prioridade número um" - Obama

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10956123.html
Washington, 23 abr (Lusa) - O presidente norte-americano Barack Obama considerou quinta feira que o governo deve ter como prioridade número um reagir às consequências do acidente, ocorrido numa plataforma petrolífera no golfo do México, que se afundou provocando uma maré negra.
Obama "assegurou que todo o governo federal oferece toda a assistência necessária para os esforços de salvamento assim como para responder ao impacto ambiental e à tentativa de o minimizar", fez saber a Casa Branca em comunicado,
O presidente norte-americano assegurou "que esta reação (do governo) deve ser considerada como a prioridade número um", sublinhou o texto.

Leixões:Terminal de cruzeiros abre em março e já tem 60 navios programados para o próximo ano

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10954763.html
Lisboa, 23 abr (Lusa) - O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, visita hoje as obras do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que deverão estar concluídas em março do próximo ano, estando já cerca de 60 navios programados.
O projeto inclui um cais para cruzeiros, uma estação de passageiros, um porto de recreio náutico para 170 embarcações e um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações destinadas a proporcionar itinerários turísticos no rio Douro, segundo uma informação do Ministério das Obras Públicas enviada à Lusa.
No total, este projeto representa um investimento estimado de 49 milhões de euros, dos quais 28 milhões de euros para o edifício e 21 milhões de euros para a obra marítima.

Juízes: Grupo de apoio a Baltazar Garzon organiza manifestação em Lisboa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10955270.html
Lisboa, 23 abr (Lusa) - Contra o que chamam "iniquidade" dos processos levantados na Justiça espanhola ao juiz Baltazar Garzon, um grupo de portugueses juntos através da rede social Facebook reúne-se sábado frente à Embaixada de Espanha em Lisboa.
Um dos organizadores, Agostinho Machado, disse à agência Lusa que é uma "completa iniquidade" que a Audiência Nacional espanhola tenha "impedido" Garzon de investigar "crimes contra a humanidade, inesquecíveis e não amnistiáveis" do regime franquista.
Além disso, há a "agravante" de "lhe imputarem o crime de prevaricação e de o obrigarem a sentar-se no banco dos réus, o que nos preocupa", referiu.

Douro:ON.2 aprova 24 projetos e garante investimento de 30 milhões de euros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10956879.html
Vila Real, 23 abr (Lusa) - O Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte) aprovou 24 projetos, num investimento de 30 milhões de euros, que visam a concretização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD).
Segundo anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), os projetos são apoiados em 21 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O PDTVD foi apresentado em 2004, numa cerimónia a bordo de um barco no rio Douro, que contou com a presença do então primeiro ministro Durão Barroso.

Cultura: Associação pede candidatura do património imaterial luso-galaico à UNESCO

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10957051.html
Viana do Castelo, 23 abr (Lusa) - A associação "Ponte... nas ondas!" vai solicitar, este fim de semana, aos governos de Portugal e Espanha a inscrição das principais tradições orais luso galaicas na Lista Indicativa do Património Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Santiago Veloso, presidente daquela associação, disse hoje à agência Lusa que aquela solicitação será aprovada este fim de semana, durante o Congresso Internacional "Pontes de Cultura - Pontes de Futuro", para assinalar o 15º aniversário da Associação Cultural e Pedagógica "Ponte... nas ondas".
Em 2005, a candidatura das tradições orais luso galaicas a Património Imaterial da UNESCO foi rejeitada, por ser "demasiado abrangente e ambiciosa", pelo que os promotores já a reformularam.

Angola: Empresas do imobiliário devem apostar noutros segmentos além das classes altas - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10957352.html
Ana Paula Pires, da Agência Lusa
Lisboa, 23 abr (Lusa) - As empresas do setor imobiliário que investem no mercado angolano devem apostar em segmentos de mercado mais baixos e não apenas nas classes altas, como vem acontecendo, previnem consultores da Deloitte, num estudo hoje divulgado.
"As empresas devem apostar no segmento de mercado adequado, entrar com a estrutura de capitais adequada a este mercado e garantir uma eficiente gestão de projeto, começando por um processo de licenciamento bem conseguido e acompanhado", destacou Ricardo Gonçalves, diretor da Deloitte e responsável pelo estudo, em declarações à Agência Lusa.

AR: Rejeitados projetos lei que impunham gestão ambiental para campos de golfe

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10957462.html
Lisboa, 23 abr (Lusa) - A Assembleia da República rejeitou hoje dois projetos de lei, do BE e de Os Verdes, que obrigariam os campos de golfe a criar um programa de gestão ambiental e a serem submetidos a avaliação de impacte ambiental.
Os projetos receberam votos contra das bancadas do PS, PSD e CDS-PP e votos favoráveis do BE, PCP e PEV e baixam agora à respetiva comissão parlamentar.
Na legislatura passada, o Parlamento chumbou uma iniciativa idêntica de Os Verdes e aprovou um projeto de resolução do PS que levou à edição de um manual de boas práticas em 2009.

Aumento de insolvências em 2010 mostra que "crise não está encerrada" - Professor universitário

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10957278.html
Covilhã, 23 abr (Lusa) - O número insolvências de empresas cresceu 7,7 por cento no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, "o que demonstra que a crise não está encerrada", alerta Pires Manso, professor catedrático da Universidade da Beira Interior.
O docente responsável pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social (ODES) compilou num estudo a evolução diária do número de insolvências registadas pelo Centro de Estudo do Instituto Informador Comercial até 17 de abril último.
Para o mesmo período, o número de insolvências em território nacional foi de 821 em 2008, 1122 no ano passado e 1209 em 2010.

Lisboa: Vereador lamenta falta de aposta em equipamentos de proximidade nos últimos 30 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10957827.html
Lisboa, 23 abr (Lusa) -- O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, lamentou hoje a falta de investimento nos últimos 30 anos, por "todos os executivos", nos equipamentos de proximidade, como escolas e instalações de saúde.
"Investiu-se muito pouco nestes equipamentos. Qualquer município à volta de Lisboa tem melhores escolas ou centros de saúde", afirmou o autarca, durante uma conferência da Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção, em Lisboa.
Questionado pela Lusa sobre a responsabilidade pela falta de projetos neste domínio, Manuel Salgado preferiu não apontar culpados: "Foram todos os executivos. Foi uma questão de opções, de prioridades, também passamos por crises importantes e ficámos atrasados".

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Angola: Especulação é uma das razões para preços elevados no imobiliário - secretário de Estado

Luanda, 23 abr (Lusa) - O secretário de Estado do Urbanismo e Habitação angolano, Joaquim Silvestre, admitiu hoje em Luanda que a especulação imobiliária é um dos fatores preponderantes para os elevados preços praticados na venda e arrendamento na capital angolana.
Joaquim Silvestre, à margem da apresentação de um estudo sobre os fatores de competitividade do mercado imobiliário angolano, realizado pela Deloitte, sob encomenda da ESCOM e da Mota Engil - Real Estate, admitiu mesmo que os preços em Luanda "deixam muito a desejar".
O governante angolano entende que, apesar dos constrangimentos, "é possível tornar o mercado habitacional acessível a todas as classes sociais", e ainda que o mercado poderá ser regularizado "desde que existam condições, que devem ser criadas pelo Executivo, o que está a ser feito".

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Finança: FMI propõe dois impostos sobre bancos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10951173.html
Washington, 21 abr (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional vai propor aos dirigentes do Grupo dos 20 a introdução de dois impostos sobre as entidades financeiras para financiar resgates futuros e desincentivar a assunção de riscos excessivos.
A informação, divulgada pela BBC, consta de um relatório que foi solicitado ao FMI pelos presidentes dos Estados que representam as 20 principais economias do mundo quando se reuniram em setembro, em Pittsburgh, nos Estados Unidos da América (EUA).
O documento deverá ser agora discutido durante a reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20, prevista para sexta feira, em Washington.

Haiti: ONU lançou site na Internet para supervisionar a utilização da ajuda

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10951655.html
Port-au-Prince, 22 abr (Lusa) - A ONU anunciou quarta feira o lançamento do site www.refondation.ht, que deve permitir seguir a utilização dos 9,9 mil milhões de dólares prometidos pela comunidade internacional para reconstruir o Haiti, devastado por um sismo a 12 de janeiro.
Este site, atualizado pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) e pelo governo haitiano, destina-se "a garantir a utilização transparente e responsável" dos fundos prometidos na conferência dos doadores de Nova Iorque, do fim de março, indicou a ONU em comunicado.
"O sistema segue o dinheiro, da promessa (de doação) até à realização" dos projetos, referiu o texto.

Autarquias: PS propõe hoje regras de suspensão de mandato para autarcas acusados de crimes

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10950102.html
Lisboa, 22 abr (Lusa) - O PS propõe hoje à Assembleia da República uma lei que obriga à suspensão de autarcas acusados definitivamente num processo judicial por crimes com pena superior a três anos ou considerados incompatíveis com o exercício de cargos políticos.
"O critério proposto é o de considerar obrigatória a suspensão de funções em caso de acusação definitiva ou despacho de pronúncia, pelo Ministério Público ou por magistrado judicial, respetivamente, pela prática de crime doloso a que corresponda pena de prisão superior a três anos ou por crime de responsabilidade de titular de cargo político", esclarece o texto do projeto de lei a apresentar hoje.
Neste sentido, o novo diploma iguala os titulares de poderes autárquicos aos deputados e membros do governo, que já são obrigados à "suspensão obrigatória do mandato em caso de acusação definitiva, por crime doloso a que corresponda pena de prisão superior a três anos".

YouTube/5 anos: O retângulo que mudou a Internet

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10950213.html
Porto, 22 abr (Lusa) - A Internet deixou de ser o que era há cinco anos, quando três jovens norte-americanos saíram da empresa de comércio eletrónico PayPal para criar o YouTube, revolucionando a forma de ver e partilhar vídeos 'online'.
O domínio youtube.com foi registado em 15 de fevereiro de 2005, mas o 'site' só viria a receber o primeiro vídeo em 23 de abril desse ano.
A versão experimental foi aberta em junho, o lançamento oficial ocorreu em novembro e em dezembro o YouTube entra na bolsa, num momento em que já tinha mais de 200 mil utilizadores registados e mais de 200 mil vídeos por dia.

Vulcão: Problemas causados pela erupção na Islândia devem alertar países com vulcões como Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10947832.html
Lisboa, 22 abr (Lusa) - Os problemas causados pelo vulcão em erupção na Islândia devem ser acompanhados e servir de alerta para países com vulcões, como Portugal, defendeu Trusti Jónsson, do Instituto de Meteorologia islandês, em declarações à Lusa.
"Portugal, assim como outros países, devem estar alerta para os problemas associados às erupções vulcânicas", pois possui "vulcões de grandes dimensões nos Açores que têm grande probabilidade de entrar em erupção", disse Trusti Jónsson, numa entrevista por correio eletrónico.
O vulcão localizado no glaciar de Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, entrou em erupção a 14 de abril, e lançou uma nuvem de cinzas de grandes dimensões para a atmosfera que obrigou ao encerramento do espaço aéreo em vários países europeus, provocando um caos sem precedentes na história da aviação civil.

Crime: PJ apreende 80 obras de arte falsificadas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10952650.html
Porto, 22 abr (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que apreendeu na região de Lisboa cerca de 80 pinturas, serigrafias e desenhos falsificados como sendo obras assinadas por autores consagrados, como Bual, Malangatana, Vieira da Silva e Nadir Afonso.
Júlio Pomar, Júlio Resende, Cruzeiro Seixas e Cargaleiro foram outros artistas falsificados, presumivelmente por uma mulher que já tinha sido detida noutra operação, refere a PJ, em comunicado.
Segundo a PJ, a ação agora realizada "inscreveu-se em investigação que se desenvolve há mais de um ano e no âmbito da qual já havia sido detida a presumível autora material das falsificações e feita a apreensão de mais cerca de duas dezenas de obras contrafeitas".

Vulcão: Alterações climáticas podem desencadear erupções e sismos - estudos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10952585.html
Lisboa, 22 abr (Lusa) - As mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas, podem desencadear erupções vulcânicas e outros incidentes geológicos como sismos e derrocadas, revela uma edição especial da revista Philosophical Transactions of the Royal Society A.
Num número exclusivamente dedicado aos efeitos geológicos das alterações climáticas apontam-se como possíveis consequências a derrocada de encostas, devido ao derreter da neve e do gelo, o crescimento da actividade sísmica, à medida que pequenos depósitos de gelo alteram a intensidade da pressão em vários locais do mundo, e o aumento da produção de magma devido a mudanças de pressão em vulcões subglaciares, como ocorreu recentemente na Islândia.
A 14 de abril, um vulcão localizado no glaciar de Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, entrou em erupção e lançou uma nuvem de cinzas de grandes dimensões para a atmosfera que obrigou ao encerramento do espaço aéreo em vários países europeus, provocando um caos sem precedentes na história da aviação civil.

Ambiente: Plataforma na Internet junta portugueses, italianos e gregos na mobilização política dos cidadãos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10953243.html
Lisboa, 22 abr (Lusa) - Aproximar os cidadãos do processo político europeu, tornando-os mais influentes nas decisões e na elaboração de legislação para o Ambiente, é o objetivo de uma iniciativa que liga portugueses, italianos e gregos numa plataforma on-line para lançamento de petições.
Trata-se de uma plataforma na Internet com as parcerias das agências de notícias nacionais de Portugal, Itália e Grécia e de organizações não governamentais do ambiente (ONGA), explicou hoje à agência Lusa uma das promotoras da iniciativa eMPOWER.
O conceito que serviu de base à criação deste instrumento foi a necessidade de motivar e fortalecer o envolvimento de ONG e cidadãos no processo decisivo em assuntos ambientais a nível nacional e europeu.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Música: Supertramp tocam em setembro em Portugal, Roger Hodgson estará em julho em Faro

Lisboa, 21 abr (Lusa) - O grupo rock progressivo Supertramp vai voltar este ano à estrada, para uma digressão que celebra os 40 anos do primeiro álbum e que passará em setembro por Portugal, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O grupo britânico vai tocar no dia 14 de setembro no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e no dia 16 desse mês no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Os Supertramp que estarão em setembro em Portugal integram o fundador Rick Davies, 65 anos, (voz e teclados), John Anthony Helliwell (saxofone e sopros) e Bob Siebenberg (bateria), aos quais se juntam quatro outros músicos que foram tocando ao vivo com o grupo: Jesse Siebenberg (guitarra), Cliff Hugo (baixo), Carl Verheyen (guitarra) e Lee Thornburg (sopros).

Crime urbanístico: PS propõe castigo para quem dá parecer, decide e constrói

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10948526.html
Lisboa, 21 abr (Lusa) - O Parlamento debate quinta feira um projeto de lei do PS sobre o crime urbanístico, que propõe a punição de quem dá parecer, decide, constrói, reconstrói ou amplia imóvel contra as normas, excluindo os casos de obras "de escassa relevância urbanística".
De acordo com o projeto de lei do PS, é proposta a criação do crime urbanístico, com uma moldura penal de três anos de prisão ou pena de multa para quem construir, reconstruir ou ampliar imóvel contra as normas urbanísticas de forma consciente.
A proposta socialista exclui, a este nível, as "obras de escassa relevância urbanística.

Lisboa: Quase metade dos moradores dos bairros municipais com rendas em atraso

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10948981.html
Lisboa, 21 abr (Lusa) - Quase metade dos moradores dos bairros municipais de Lisboa têm rendas em atraso e um em cada quatro tem atrasos de meio ano nos pagamentos, revelou a vereadora Helena Roseta, responsável pelo pelouro da Habitação.
A autarca, que hoje se reúne com os moradores dos bairros Padre Cruz e da Horta Nova, na primeira das reuniões de esclarecimento sobre a aplicação da renda apoiada nas casas municipais geridas pela Gebalis, garantiu que não aplicará as novas rendas sem explicar primeiro aos moradores como tudo funciona.
"Não se pode fazer as coisas sem explicar às pessoas a metodologia e como as coisas se vão processar", afirmou a vereadora, que espera poder aplicar a renda apoiada nos bairros municipais a partir de Setembro.

Tecnologia: Google lança ferramenta que permite "medir" censura dos países

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10950272.html
Lisboa, 21 abr (Lusa) - O Google lançou hoje uma nova ferramenta que disponibiliza aos cibernautas informação detalhada sobre todos os pedidos que a empresa recebe de países para censurar informação ou fornecer dados de utilizadores, com exceção da China.
Com a ferramenta "Pedidos de entidades governamentais", a empresa pretende contribuir para uma "maior transparência e responsabilidade", que irá conduzir a "uma menor censura e maior responsabilidade na vigilância governamental".
Atendendo aos princípios e práticas que "regulam a privacidade e a liberdade de expressão 'online'", o Google espera que esta nova ferramenta "seja um primeiro passo rumo a uma maior transparência nestas ações em toda a indústria".

Douro: Casa das Pipas distinguida por boas práticas ambientais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10950509.html
Sabrosa, 21 abr (Lusa) - A Casa das Pipas, unidade de enoturismo da Quinta do Portal, recebeu pelo terceiro ano consecutivo o galardão Chave Verde, o mais importante prémio ambiental internacional na área da hotelaria, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Fonte da Quinta do Portal disse hoje à Lusa que a Casa das Pipas, localizada no concelho de Sabrosa, tem reforçado o seu posicionamento de sustentabilidade ecológica, apostando na redução e separação de resíduos para reciclagem, no uso racional de bens de consumo como a água e a energia, bem como numa política global de pedagogia ambiental junto dos hóspedes, fornecedores ou visitantes de todo o complexo.
Esta unidade recebeu o galardão Chave Verde em 2008 e 2009 e ganhou o prémio "Best of Wine Tourism 2009", na categoria de Práticas Sustentáveis de Enoturismo, atribuído pela Associação Internacional Capitais de Grandes Vinhedos.

Dia da Terra - Quercus afirma que o planeta está à beira do cataclismo

por Lusa 20100421
A Quercus alertou hoje para o risco que o planeta corre de entrar em cataclismo e salientou que só em Portugal o consumo e a produção de resíduos estão 70 por cento acima da sua capacidade.

A propósito do Dia da Terra, que se assinala na quinta feira, a Quercus lembra que existe um grande défice ecológico que põe a nu a insustentabilidade da humanidade.

"Infelizmente, quatro décadas passadas desde o momento em que se designou internacionalmente um dia para celebrar o Planeta Terra, os dados indicam que o caminho percorrido não tem ido no bom sentido e a nossa capacidade de conhecer e respeitar os limites da sustentabilidade do Planeta não tem progredido", afirmam os ambientalistas em comunicado.

No que respeita a Portugal, o panorama também é negativo: segundo dados de 2009, o país tem uma pegada ecológica de 4,4 hectares globais per capita quando tem apenas uma biocapacidade de 1,2 hectares globais per capita.

Isto significa que a pegada ecológica nacional está mais de 70 por cento acima da capacidade produtiva e de processamento dos resíduos produzidos.

De acordo com a Quercus, os dados mais recentes apontam para que a civilização humana esteja "prestes a causar um cataclismo de magnitude planetária, de que as alterações climáticas são apenas um dos sintomas".

"O actual sistema de produção e consumo intensivos pode ser comparado à imagem de um cometa em rota de colisão com o Planeta Terra. Para já estamos a sentir apenas a chegada de pequenos fragmentos que acompanham o cometa principal. Contudo, a aproximação é rápida, pelo que o tempo para reagir começa a escassear", afirma a associação.

Actualmente a produção e consumo a nível global excede em 40 por cento a capacidade de carga do planeta, pelo que seriam necessários 1,4 planetas para suprir as necessidades.

Mais de três quartos da população não consegue produzir dentro das suas fronteiras os recursos que consome, nem desfazer-se dos resíduos que produz.

A pegada ecológica do cidadão europeu ocupa, em média, 4,6 hectares globais e a de um cidadão dos EUA 9,6 hectares globais, quando a disponibilidade global é de 1,8 hectares globais per capita, afirma a Quercus.

"Este desrespeito pelos limites do planeta Terra acontece quando apenas mil milhões de pessoas têm uma vida abastada, mil a dois mil milhões vivem em economias de transição e cerca de três a quatro mil milhões sobrevivem com apenas alguns euros por dia", sublinha a associação.

Por isso, os ambientalistas deixam um alerta: considerando que a população mundial em 2050 terá previsivelmente crescido dos actuais 6 mil milhões para 9 mil milhões, será necessário que os europeus reduzam a pegada ecológica para 25 por cento da actual e os EUA para 10 por cento.

Dívida: Portugal é o terceiro país europeu com maior risco atrás da Grécia e Islândia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10944658.html
Lisboa, 20 abr (Lusa) - O custo de subscrever a proteção para um eventual incumprimento da dívida portuguesa é atualmente o terceiro mais elevado entre os países europeus emitentes de dívida soberana, sendo apenas superado pela Grécia e pela Islândia.
As preocupações dos investidores com a situação das finanças públicas portuguesas fizeram os Credit Default Swaps (CDS) sobre obrigações de Portugal dispararem durante a última semana, sendo neste momento apenas ultrapassados na Europa pelo risco da Grécia (467,14 pontos), que é o quarto mais alto do mundo, e da Islândia (381,93 pontos), em oitavo lugar.
Os CDS sobre obrigações de Portugal registavam [às 14:50] uma melhoria de três por cento, para 199,74 pontos, de acordo com os dados da CMA Vision, mas estiveram próximos do máximo histórico alcançado em fevereiro (ligeiramente acima dos 200 pontos base).

Conjuntura: Durão Barroso defende imposto sobre a banca para relançar economia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10944938.html
Estrasburgo, 20 abr (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou-se hoje a favor da criação de um imposto para os bancos com o objetivo de ajudar a economia a recuperar da crise económica.
"Estou a apoiar a ideia de um imposto sobre os bancos", disse o presidente da Comissão Europeia no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, citado pela Bloomberg.
"Penso que esta é uma matéria para o G20. É justo que a banca, depois de todos os problemas que criou para a situação económica, também dê um contributo para o futuro das nossas economias", argumentou.

EUA: Obesidade é uma ameaça à segurança nacional - relatório

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10946701.html
Washington, 21 abr (Lusa) - A segurança nacional dos Estados Unidos da América (EUA) está ameaçada pela subida acentuada das taxas de obesidade entre os jovens nos últimos 15 anos, considera um relatório hoje divulgado, da autoria de oficiais reformados.
Muitos jovens nos EUA estão tão pesados por se alimentarem com batatas fritas, pizzas e outra comida não saudável nos refeitórios escolares que não suportarão os rigores físicos da vida militar, adianta o documento.
O relatório especifica que os problemas de peso são agora a principal razão de rejeição dos recrutas, o que reduz a capacidade de os militares preencherem as suas fileiras.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Contas Públicas: Entrega eletrónica permitiria poupar 200 mil euros - Tribunal de Contas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10940229.html
Lisboa, 19 abr (Lusa) - Se todas as entidades que têm de prestar contas anuais do dinheiro público o fizessem por via eletrónica, o Estado pouparia 200 mil euros, mas apenas 6 por cento se registaram no portal da Internet.
Os dados foram hoje divulgados pelo presidente do Tribunal de Contas (TC), Guilherme d'Oliveira Martins, 11 dias antes do fim do prazo para a entrega das contas de gerência das mais de 7600 entidades que têm esta obrigação, e que promete inundar os serviços de papel.
"Ainda há muitas entidades que enviam carrinhas com os papéis", disse aos jornalistas o presidente do TC.

Conjuntura: Portugal novamente na mira dos economistas internacionais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10940031.html
Lisboa, 19 abr (Lusa) - A dívida pública de Portugal será a maior fonte de preocupações da zona euro nos próximos meses, diz o economista chefe da empresa britânica de gestão de ativos Ignis, juntando-se a vários especialistas internacionais.
Depois de na semana passada, ter sido o ex-economista chefe do FMI, Simon Johnson, e o economista norte-americano Nouriel Roubini (conhecido como o Dr. Desgraça, por ter previsto a atual crise financeira), mais vozes se levantam para apontar o dedo a Portugal como o próximo problema a ter em conta na zona euro.
Hoje, Stuart Thompson, economista chefe Ignis, diz que os mercados ainda levarão alguns dias para "digerir" o plano de apoio à Grécia, da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, mas que depois irão centrar a sua atenção em Portugal e até em Espanha.

Vulcão: CTT enviam hoje 16 toneladas de correio por camião para a Europa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10941579.html
Lisboa, 19 abr (Lusa) - Os CTT enviam hoje 16 toneladas de correio e encomendas para a Europa por via rodoviária para contornar o bloqueio ao tráfego aéreo causado pela nuvem de cinzas libertada por um vulcão na Islândia, disse fonte da empresa.
Em entrevista à Lusa, o diretor de operações dos CTT, Carlos Inácio, acrescentou que a substituição do transporte aéreo pelo terrestre não terá impacto financeiro na empresa, uma vez que os custos de ambas as soluções são idênticos.
"O balanço é nulo. Dado que neste momento não temos envios via aérea, só temos envios via terrestre, não há diferencial", disse.

Saúde: Governo fará "reflexão profunda" sobre modelo de gestão dos hospitais - Óscar Gaspar

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10941751.html
Lisboa, 19 abr (Lusa) - O Governo vai fazer uma "reflexão profunda" sobre o modelo de gestão empresarial dos hospitais, disse hoje, em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Saúde, comentando os resultados negativos destas unidades.
"Temos de fazer uma reflexão profunda sobre a autonomia e o desempenho dos hospitais, porque os dados parecem indicar que o modelo de gestão não está a ser bem aplicado, uma vez que há desempenhos distintos para hospitais com perfil semelhante", disse o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, à Lusa.
Esta reflexão, acrescentou, "leva a avançar rapidamente com a avaliação dos Conselhos de Administração dos Hospitais" e com outras medidas, mas, vincou, "o modelo EPE (Entidade Pública Empresarial) não está em causa".

Lisboa/Contentores: Ministério Público pede "anulação e nulidade" da prorrogação do contrato de concessão - APL

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10942087.html
Lisboa, 19 abr (Lusa) - A Administração do Porto de Lisboa (APL) revelou hoje que o Ministério Público interpôs uma ação judicial para pedir a "anulação e a nulidade" da prorrogação do contrato de concessão do terminal de contentores de Alcântara.
"O Ministério Público interpôs uma ação junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa onde requer a anulação e a nulidade do aditamento ao contrato de concessão celebrado em outubro de 2008", refere uma declaração oficial da APL enviada hoje à agência Lusa.
Segundo aquela entidade pública, a iniciativa "questiona a base XII do decreto-lei n.º 188/2008, que diz respeito ao prazo do contrato de concessão", celebrado entre a APL e a Liscont, pertencente ao grupo Mota-Engil.

Nuclear: EUA e Rússia fazem apelo conjunto ao desarmamento global

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10942486.html
Nações Unidas, Nova Iorque, 19 abr (Lusa) - Os EUA e Rússia apelaram hoje a todos os países que sigam o seu exemplo e tomem ações para um desarmamento global e um mundo sem armas nucleares.
Os embaixadores dos antigos rivais juntaram forças no debate na Assembleia Geral das Nações Unidas para realçar a assinatura, a 08 de abril, do novo tratado START (sigla em inglês para Tratado de Redução de Armas Estratégicas).
O novo START reduzirá os arsenais nucleares norte-americano e russo para nível inéditos desde a década de 60.

Ambiente: EUA prudentes sobre perspetivas de um acordo mundial sobre o clima

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10942845.html
Washington, 20 abr (Lusa) - Os Estados Unidos afirmaram segunda feira que estão a constatar uma convergência crescente para um futuro acordo mundial sobre as alterações climáticas, mas mostraram-se prudentes sobre a perspetiva de chegar a um novo tratado este ano.
Os norte-americanos convidaram os representantes das principais economias do planeta para dois dias de discussões informais em Washington, esperando poder formar uma ideia sobre se será possível obter um acordo na próxima cimeira da ONU sobre o clima, em dezembro, em Cancun no México.
Um comunicado publicado após a reunião insistiu na "importância de fixar expetativas realistas para Cancun" e sobre a necessidade de "no mínimo serem tomadas uma série de decisões equilibradas", baseadas nos resultados da precedente cimeira de Copenhaga.

Turismo: Parque Alqueva passa a chamar-se Roncão d'el Rei e assinala hoje início das obras

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10941926.html#page=2
Reguengos de Monsaraz, Évora, 20 abr (Lusa) - O início oficial das obras do Parque Alqueva, em Reguengos de Monsaraz (Évora), projeto turístico que passa a designar-se Roncão d'el Rei, liderado pelo empresário José Roquette, é assinalado hoje, numa cerimónia presidida pelo primeiro ministro.
A cerimónia decorre na Herdade do Roncão, próximo de S. Marcos do Campo (Reguengos de Monsaraz), uma das três propriedades agrícolas envolvidas do complexo.
O primeiro ministro, José Sócrates, vai presidir ao arranque oficial das obras do empreendimento, classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) e que prevê quase mil milhões de euros de investimento global, a concretizar ao longo de duas décadas, revelou o município.

Energia Presidente da Gás Natural quer debate "sem demagogia" sobre renováveis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10943394.html
Barcelona, Espanha, 20 abr (Lusa) - O presidente da Gás Natural defendeu hoje um debate "claro, pragmático, numérico e sem demagogia ou utopia" sobre o setor elétrico que reconheça o "custo real" da energia e que as renováveis ainda não são economicamente sustentáveis.
Em conferência de imprensa antes da assembleia de acionistas da empresa espanhola, em Barcelona, Salvador Gabarró manifestou-se "profundamente preocupado" com o setor elétrico, afirmando que o "mix" energético deve ser "ambientalmente sustentável mas também economicamente sustentável".
"Vão achar que somos inimigos das renováveis. Não é assim. Estamos em renováveis e o nosso plano estratégico vai incluir renováveis (...), mas quando a tecnologia estiver numa fase sustentável", afirmou.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

D.E. - Vulcão causa perdas superiores ao 11 de Setembro

Ver artigo completo em:
Por Pedro Latoeiro

Segundo a IATA, as companhias aéreas estão a perder 185 milhões de euros por dia por causa das cinzas do vulcão da Islândia.
A previsão anterior, de sexta-feira, da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) cifrava em 150 milhões de euros os prejuízos diários do sector, que ficou paralisado desde o final da semana passada com a erupção de um vulcão na Islândia.A nova estimativa da IATA significa que o vulcão está a revelar-se mais custoso para as companhias aéreas do que a tragédia do 11 de Setembro.O problema continua por resolver. Só em Portugal, e de acordo com números da ANA, foram hoje cancelados mais 100 voos. Lá fora, os países tentam, lentamente, reabrir os seus aeroportos, para escoar os milhares de passageiros que ficaram retidos com a suspensão dos seus voos.As últimas informações dão conta que os aeroportos dos países nórdicos - Finlândia, Dinamarca e Suécia - vão começar a funcionar hoje, enquanto o espaço aéreo do Reino Unido estará encerrado pelo menos até amanhã.

-->

domingo, 18 de abril de 2010

Inovação: Portugal representa 0,05% dos pedidos europeus de registo de patentes

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10932419.html
Porto, 18 abr (Lusa) - Apenas 83 dos 150 mil pedidos anuais de registo de patentes a nível europeu são de inventos "made in Portugal", o que representa 0,05 por cento dos pedidos de proteção de propriedade industrial.
"Portugal pediu 83 registos de patente em 150 mil", revelou à agência Lusa o secretário geral da Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Industrial (ACPI), considerando este número "absolutamente ridículo".
Em declarações à Lusa, Gonçalo Sampaio considerou que "o número de pedidos de registo de patentes, muito aquém das médias europeias, é um problema de falta de cultura da proteção".

Brasília/50 anos: Capital não foge à regra da má distribuição da riqueza no país

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10933729.html
Brasília, 18 abr (Lusa) - No semáforo da rodoviária de Brasília, ponto de convergência dos autocarros urbanos, as duas faces de uma capital com a maior riqueza per capita do Brasil, mas que amarga também pela desigualdade social: uma criança de rua a pedir esmolas ao condutor de um BMW.
Prestes a completar 50 anos no próximo dia 21, a capital brasileira não foge à regra da distribuição injusta das riquezas sociais no Brasil se olharmos o seu entorno.
No chamado Plano Piloto, planeado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da nova capital, a qualidade de vida é indiscutível, com indicadores económicos de padrão europeu e o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Praias: Furadouro perdeu num ano 150 metros de areal devido a alteração nas correntes e a erros urbanísticos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10932960.html
Ovar, 17 abr (Lusa) - A praia norte do Furadouro, em Ovar, perdeu num ano cerca de 150 metros de areal, o que a autarquia atribui a uma mudança na direção das correntes e um especialista na matéria diz dever-se sobretudo a 10 anos de erros urbanísticos.
A largura da praia vem diminuindo desde 2006, quando a zona exibia 150 metros de areia entre a marginal e a rebentação das ondas, mas a quase totalidade dessa extensão desapareceu neste inverno e esta semana o areal tinha apenas dois a três metros nas áreas mais estreitas e 20 a 30 nas mais largas.
Para Manuel Alves de Oliveira, presidente da Câmara de Ovar, "este é o caso mais premente do município e tem origem na alteração do sentido das correntes, o que já provocou estragos nos muros da marginal".

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lisboa: Vista dos dez dos mais emblemáticos miradouros da capital Lisboa à distância de um click

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10923927.html
Lisboa, 15 abr (Lusa) - Dez dos mais emblemáticos miradouros de Lisboa estão à distância de um click no portal do Turismo de Lisboa, numa experiencia interativa que permite ao utilizador descobrir todo o património da cidade como se estivesse no local.
Alguns dos cenários panorâmicos mais emblemáticos da capital portuguesa podem ser vistos a partir de hoje em qualquer lugar e a qualquer hora no site www.visitlisboa.com, graças a um sistema de miradouros virtuais interativos que simula o movimento ocular do utilizador, permitindo que cada pessoa possa modificar os ângulos e campos de visão à medida da sua curiosidade.
Mais do que desfrutar da paisagem dos miradouros de Monte Agudo, Penha de França, Torel, Parque Eduardo VII, Elevador de Santa Justa, São Pedro de Alcântara, Graça, Nossa Senhora do Monte, Santa Luzia e Castelo de S. Jorge, os cibernautas têm também a possibilidade de conhecer as principais características de Lisboa.

Gaia: Metro do Porto assume responsabilidade por fissuras em prédio de Santo Ovídeo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10924173.html
Porto, 15 abr (Lusa) - A Metro do Porto assumiu as responsabilidades pelas fissuras que hoje apareceram num prédio em Santo Ovídeo, Gaia, mas garante que o edifício não sofreu danos estruturais pelo que não corre qualquer risco.
Terá sido o processo de "pregagem" no túnel de Santo Ovídeo (fixações na parede interior), onde decorrem as obras de prolongamento da linha amarela do metro, que "provocou algumas fissuras e rachadelas no edifício próximo", explicou à Lusa Jorge Morgado da Metro do Porto.
Garantiu que "não há danos estruturais" e que os trabalhadores do prédio de escritórios de quatro andares, que pela hora de almoço evacuaram o edifício, já regressaram aos postos de trabalho.

Conjuntura: Portugal é o "próximo problema global", diz o antigo economista chefe do FMI

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10924119.html
Lisboa, 15 abr (Lusa) - Portugal é o próximo alvo dos mercados financeiros, está, como a Grécia, à beira da bancarrota, e ambos parecem muito mais perigosos do que a Argentina em 2001, diz o antigo economista chefe do FMI, Simon Johnson.
A conclusão é apresentada pelo antigo economista chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Simon Johnson, numa análise realizada para o jornal norte-americano 'New York Times', intitulada "O próximo problema global: Portugal".
"O próximo no radar será Portugal. Este país escapou em grande medida às atenções, muito porque a espiral da Grécia desvaneceu. Mas ambos estão economicamente à beira da bancarrota, e ambos parecem muito mais perigosos do que Argentina parecia em 2001, quando entrou em incumprimento", diz a análise do economista, que é Professor no Massachusstts Institute of Technology.

Design: Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa) recebe projeto "Destination: Portugal"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10924635.html
Porto, 15 abr (Lusa) - O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa) lança, a 13 de maio, o projeto "Destination: Portugal", que vai reunir na loja daquele museu nova-iorquino uma coleção de produtos de designers portugueses.
"O MoMa escolheu Portugal como país-tema porque os responsáveis têm a ideia que não é um país com uma posição consolidada no design, mas que está a ter um crescimento sustentado nesta área", explicou hoje à Agência Lusa Bárbara Mato, diretora de marketing da Fundação de Serralves, parceira do museu norte-americano neste projeto.
Da coleção, disponível na loja do MoMa, disse, fazem parte vários produtos, que normalmente só se encontram à venda em Portugal, entre os quais estão alguns dos que habitualmente estão expostos na Loja de Serralves.

Automóvel: Renault começa pré-reservas dos novos carros elétricos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10924774.html
Lisboa, 15 abr (Lusa) - A Renault anunciou hoje que vai aceitar pré-reservas dos seus novos carros elétricos a serem lançados em 2011, os modelos Fluence ZE e Kangoo ZE, veículos que vão de encontro ao objetivo da marca francesa em atingir as zero emissões de CO2.
O Fluence ZE é o primeiro carro 100 por cento elétrico e foi apresentado pela primeira vez como 'concept car' no Salão Automóvel de Frankfurt em 2009, enquanto que o futuro Kangoo ZE teve a sua apresentação em dezembro passado em Copenhaga, aquando da realização da Cimeira do Ambiente.
A Renault estima que, em 2020, os veículos elétricos representem cerca de 10 por cento do mercado mundial, pelo que a marca francesa, juntamente com a Nissan está a investir 4 mil milhões de euros no programa "zero emissões", onde trabalha uma equipa de duas mil pessoas (mil da Renault e mil da Nissan).

Mau Tempo: Mini tornado em Tavira, Algarve

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10927792.html
Tavira, Faro, 16 abr (Lusa) - Dezenas de barcos no ar no centro náutico de Tavira, uma embarcação afundada na doca da cidade e o destelhamento da Cooperativa dos Olivicultores foi o resultado de um mini tornado registado hoje de manhã no Algarve.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse que "não houve danos humanos, mas cerca de 30 embarcações foram afetados pelo mini tornado", o que resultou "em largas dezenas de milhares de eurtos de prejuízos".
"Foram cinco segundos. Vi o tubo [do mini tornado] ao longe, as telhas no ar e os barcos a voar", declarou Jorge Coelho uma das testemunha do fenómeno e cujo barco ficou danificado.

Mau tempo: Tromba de água avistada em Cascais, sem causar danos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10928036.html
Cascais, 16 abr (Lusa) - Uma tromba de água foi avistada hoje de manhã ao largo da costa de Cascais, sem provocar estragos, disse à agência Lusa o vereador da Protecção Civil municipal, Pedro Mendonça.
"Não houve danos humanos nem materiais", disse à agência Lusa o vereador, adiantando que o fenómeno foi "avistado na zona da Baía de Cascais e que se deformou rapidamente".
Segundo o vereador, o fenómeno terá ocorrido cerca das 11:00.

Estar "no mesmo saco" que Grécia cria "risco grande" de contágio para Portugal -- Ricardo Reis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10930031.html
Nova Iorque, 16 abr (Lusa) -- Portugal está a correr um "risco grande" ao ser "colocado no mesmo saco" que a Grécia, pois se este país entrar em incumprimento pode dar-se uma fuga de capitais da economia portuguesa, disse à Lusa o economista Ricardo Reis.
"Se a Grécia tem uma crise, há um risco grande de os investidores retirarem o dinheiro de Portugal, despoletando uma crise no nosso país", afirma o economista, reagindo aos recentes artigos publicados na imprensa norte-americana sobre a situação financeira portuguesa.
O suplemento económico do New York Times traz hoje um artigo de primeira página intitulado "Subida de Taxas Obrigacionistas Transfere Preocupações para Portugal".

Brasil: Tribunal federal repõe autorização para construção da barragem Belo Monte

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10930284.html
Brasília, 16 abr (Lusa) - A justiça federal brasileira autorizou hoje a realização do concurso para a construção da terceira maior barragem hidroelétrica do mundo, a Belo Monte, na Amazónia, anulando a decisão contrária de uma instância regional.
O tribunal regional federal competente para todo o Norte do Brasil restabeleceu a licença ecológica dada pelo governo à barragem de Belo Monte, sobre o rio Xingu, o que permite a continuação do concurso.
Esta decisão ocorre apenas dois dias depois de a justiça do estado amazónico do Pará ter anulado a licença dada para a construção da barragem.

Educação sexual em meio escolar - regulamentação

Ministérios da Saúde e da Educação


Portaria n.º 196-A/2010. D.R. n.º 69, Suplemento, Série I de 2010-04-09
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/04/06901/0000200004.pdf

Regulamenta a Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, que estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar

SOCIOCRACIA: Os Arbítrios Nas Permilagens Da Propriedade Horizontal

SOCIOCRACIA: Os Arbítrios Nas Permilagens Da Propriedade Horizontal

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Nuvem de cinzas pode originar um pôr-do-sol vermelho

Sapo
15 de Abril de 2010, 16:00
Para muitos cientistas a nuvem de cinzas que se formou devido à erupção do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia, e que está pelo norte da Europa, vai criar um pôr-do-sol vermelho. Este fenómeno foi descrito por David Rothery, um cientista inglês.

Segundo David Rotery, a erupção do vulcão atingiu o clímax ontem formando uma coluna de cinzas que percorreu cerca de 11 km da atmosfera. A grande massa de partículas rochosas concentrou-se primeiramente na Escandinávia mas alastrou-se a outros países como o Reino, Unido e Canadá. "Não é uma nuvem densa, e é provável que não se consiga ver do chão, mas vamos assistir a uma pôr-do-sol vermelho espectacular ao final do dia", afirmou David Rothery.

Nuvem de cinzas vulcânicas não está prevista chegar a Portugal

O Instituto de Meteorologia (IM) afirmou hoje que não prevê que a enorme massa de cinzas vulcânicas que se está a espalhar pelo Norte da Europa chegue a Portugal. Contactada pela agência Lusa, a coordenadora da divisão de Meteorologia Aeronáutica de Lisboa garantiu que IM, através do seu Centro de Vigilância para Aeronáutica, "está a acompanhar todas as ocorrências que acontecem no espaço aéreo europeu".

terça-feira, 13 de abril de 2010

Lisboa/Habitação: Câmara terá grupo de trabalho para resolver processos das cooperativas

Lisboa, 13 abr (Lusa) - A Câmara de Lisboa vai formar um grupo de trabalho para servir de interlocutor com o movimento cooperativo e ajudar a resolver os bloqueios do protocolo assinado com a federação das cooperativas de habitação, disse à Lusa a vereadora Helena Roseta.
De acordo com a autarca, "esta era uma prioridade identificada no Plano Local de Habitação e é extremamente necessário que as cooperativas voltem a ter um único interlocutor com a autarquia para que consiga recuperar o atraso".
Desde o protocolo assinado com a Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica (Fenache), há 20 anos, "os tempos mudaram e agora é possível encontrar outras hipóteses para o movimento cooperativo que podem vir no futuro a passar pela reabilitação", salientou Helena Roseta, que falava à Lusa depois de um encontro com várias cooperativas de habitação.

Arquitetura: 2ª Trienal de Lisboa vai celebrar direito à habitação com exposições, concursos e conferências

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10913753.html
Lisboa, 13 abr (Lusa) - Exposições, concursos, projetos de investigação e conferências vão decorrer em Lisboa durante três meses, a partir de outubro deste ano, no âmbito da 2ª Trienal de Arquitetura de Lisboa cujo mote será "celebrar o direito à habitação".
A programação completa do evento - previsto para realizar-se entre 14 de outubro de 2010 e 16 de janeiro de 2011 - foi hoje apresentada no Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, pelo curador geral, Delfim Sardo, e pelo diretor executivo, José Mateus.
Também participaram na conferência de imprensa para apresentar a Trienal - intitulada "Falemos de Casas/Let´s Thalk About Houses" - o presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), João Belo Rodeia, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

Arquitetura: Trienal convidada a propor curadoria da presença portuguesa na Bienal de Veneza

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10914340.html
Lisboa, 13 abr (Lusa) - A Trienal de Arquitetura de Lisboa foi convidada pela Direcção-Geral das Artes a propor a curadoria da representação oficial portuguesa na 12.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que começa em agosto deste ano.
A colaboração para organizar o comissariado, conceito e arquitetos que vão representar Portugal foi hoje anunciada na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição da Trienal, que vai decorrer em Lisboa entre 14 de outubro de 2010 e 16 de janeiro de 2011.
Porém, os nomes e mais pormenores da representação não foram ainda avançados, e serão apresentados "oportunamente".

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Almeida: Feira medieval atraiu centenas de visitantes à aldeia histórica de Castelo Mendo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10905893.html
Almeida, Guarda, 11 abr (Lusa) - A aldeia histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, recebeu este fim de semana uma feira medieval que recriou aspetos do passado e atraiu centenas de visitantes.
O evento que proporcionou uma viagem ao século XVI foi promovido pela Câmara Municipal de Almeida, com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Mendo e a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Almeida e Vilar Formoso.
Mais de cem figurantes recriaram o ambiente medieval com cavaleiros, bobos, jograis, monges, damas, nobres, bruxas, mendigos, saltimbancos, acrobatas e malabaristas, para gáudio de visitantes e residentes.

Ciência: "Cérebros" devem "criar oportunidades" quando em dificuldades no regresso a Portugal - Ministro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10906248.html
Pittsburgh, Estados Unidos, 11 abr (Lusa) - Os académicos ou investigadores portugueses no estrangeiro que têm dificuldades em regressar a Portugal devem criar as suas próprias oportunidades, de investigação ou empresariais, em vez de "estarem à espera", afirma o ministro da Ciência, Mariano Gago.
No fórum da associação luso-americana de pós-graduados (PAPS), sábado e domingo na Universidade de Carnegie Mellon em Pittsbugh, o ministro ouviu críticas à falta de oportunidades e mobilidade no ensino superior em Portugal, embora também relatos de quem tenha regressado com várias ofertas, depois de ter batido à porta das faculdades.
"Uma coisa que me chamou a atenção nos EUA foi o elevado número de oportunidades que há para os professores dentro dos departamentos, de concursos e a mobilidade dos professores de departamento para departamento e de grupos de investigação para grupos de investigação. Olho para Portugal e não vejo isso acontecer", lamentou um investigador de Carnegie Mellon, Ricardo Lima.

Ciência: FLAD oferece bolsas para cooperação de "cérebros" no estrangeiro com cientistas em Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10906359.html
Nova Iorque, 11 abr (Lusa) -- A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) criou um novo programa de bolsas, de até 5000 euros cada, para estimular a cooperação entre investigadores e académicos portugueses residentes nos Estados Unidos com a comunidade científica em Portugal.
"Temos que aceitar que muitos dos cientistas portugueses emigrados nos Estados Unidos muito provavelmente não vão voltar, pelo menos nos tempos mais próximos. Não por uma questão de pessimismo, mas simplesmente porque o seu desenvolvimento pessoal e social, inclusivamente familiar, é bastante significativo", disse à Lusa Paulo Zagalo e Melo, diretor da FLAD para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
"A actividade intensa que as suas funções exige e a multiplicidade de acções a que têm de dedicar o seu tempo faz com que, muitas vezes, naturalmente, o contacto com Portugal se vá desvanecendo", referiu.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lusofonia: Museu da Imigração na Suíça "aquém do desejável por falta de apoios" - diretor

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10884949.html
Lausanne, Suiça, 06 abr (Lusa) - O fundador e diretor do Museu da Imigração, em Lausanne (Suíça), o português Ernesto Ricou, garantiu hoje que podia fazer dez vezes mais se beneficiasse de apoios oficiais.
"Recebemos cartas bonitas, parabéns e palmadas nas costas, mas não temos apoios oficiais, nem suíços, nem portugueses", lamentou Ernesto Ricou, em declarações à agência Lusa.
Por isso, "fazemos apenas um décimo do que seria possível", sublinhou este artista plástico e professor de artes visuais em Lausane, de 61 anos.

Lisboa: Movimento cívico de promoção da "democracia participativa" alargado a toda a cidade

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10886302.html
Lisboa, 06 abr (Lusa) - O movimento cívico "Viver na Alta de Lisboa" passou a designar-se "Viver Lisboa" para alargar a defesa do espaço público e da qualidade de vida a toda cidade, prometendo continuar a apostar na promoção da "democracia participativa".
Criado há cinco anos, o grupo tinha já evoluído de um blogue para um site atualizado diariamente e conta agora, na plataforma www.viverlisboa.org, com cerca de duas dezenas de colaboradores de vários bairros da capital.
Com este alargamento, o movimento, responsável por actividades como uma mostra de cinema e a realização de um documentário na Alta, não exclui a possibilidade de promover novos eventos.

Ciência: Empresa portuguesa valida software de satélite que vai estudar alterações climáticas

Lisboa, 6 de abr (Lusa) - A empresa portuguesa de acção internacional Critical Software validou sistemas do satélite CryoSat-2, que é lançado na quinta feira do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com a missão de estudar as alterações climáticas.
De acordo com a Critical Software, o CryoSat-2 vai "medir com precisão as alterações de espessura do gelo que flutua nos oceanos e as variações de espessura das calotes polares da Gronelândia e Antárctica".
Coube à empresa - fundada em 1998 e com escritórios em Portugal e subsidiárias no Brasil, Moçambique, Roménia, Reino Unido e EUA - "a verificação e validação dos sistemas de software mais críticos do satélite, envolvendo uma dezena de engenheiros", revela a Critical Software, em comunicado.

Ciganos: Marginalizados e pouco ativos numa sociedade que não lhes dá voz - Amnistia Internacional Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10887907.html

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10887901.html

Lisboa, 07 abr (Lusa) - Os ciganos em Portugal continuam a ser marginalizados nos serviços públicos e sem uma habitação condigna ou acesso a um emprego: participam pouco na identificação e resolução dos seus problemas perante uma sociedade que não lhes dá voz e os discrimina.
O alerta é deixado à agência Lusa pela secção portuguesa da Amnistia Internacional no dia em que a organização não governamental de defesa dos direitos humanos apela à União Europeia e aos seus Estados-membros para que "tomem iniciativas concretas para acabar com o ciclo de discriminação, exclusão e pobreza da etnia cigana".
O apelo surge na véspera da II Cimeira Europeia para a Inclusão do Povo Cigano, que se realiza na cidade espanhola de Córdova, e na sequência de um relatório da organização que denuncia os "desalojamentos forçados" e a "dificuldade de acesso à habitação" de ciganos na Bulgária, na Grécia, na Itália, na Roménia e na Sérvia.

Brasil: Estádio do Maracanã transformado numa piscina de água castanha

Rio de Janeiro, 07 abr (Lusa) - O relvado do mítico estádio do Maracanã está submerso e os vestiários inundados devido às fortes chuvas que caem no estado do Rio de Janeiro e que já provocaram a morte a uma centena de pessoas.
O estádio carioca, construído para o Mundial de Futebol de 1950 e considerado um dos maiores do mundo, transformou-se numa enorme piscina com água castanha e os estragos tornam improvável o jogo do grupo 8 da Taça dos Libertadores marcado para esta noite, entre o clube local do Flamengo e o Universidade do Chile.
O Maracanã, que acolhia no início cerca de 200 mil espetadores mas sofreu uma redução de capacidade na década de 1990, estava sob um processo de renovação devido ao Mundial de 2016, que se disputa no Brasil.

EUA: Reforma financeira retira poder a agências de "rating" - Presidente Delphi Financial

Nova Iorque, 07 abr (Lusa) - A nova legislação financeira a introduzir nos Estados Unidos, que pode ser seguida na Europa, vem retirar às agências de "rating" o poder de, na prática, guiarem investimentos de privados, disse, em entrevista à Lusa, o presidente do grupo financeiro Delphi.
Robert Rosenkranz, cujo grupo gere ativos de perto de cinco mil milhões de dólares, assinou em 2009 um artigo célebre no Wall Street Journal em que defendia de forma pioneira que as agências de rating passassem a ter um papel de "defesa do consumidor" de produtos financeiros, perdendo as suas recomendações "força de lei", como acontece na determinação de requisitos de capital de instituições financeiras.
"Esta sugestão foi adotada na legislação pendente. A reforma passada pela Câmara dos Representantes tem uma provisão que dirige os reguladores bancários federais para retirar as agências destas disposições legais e o Senado está a tentar que, no seu lugar, se use dados de mercado, como `spreads´ praticados em operações de crédito", afirma.

terça-feira, 6 de abril de 2010

JPP - O amador de livros perante as bibliotecas a morrer

De José Pacheco Pereira, um texto que vale a pena ler, para quem gosta de livros e também para quem não gosta:

http://abrupto.blogspot.com/2010/04/o-amador-de-livros-perante-as.html

sábado, 3 de abril de 2010

JPP - Manuela Ferreira Leite

De José Pacheco Pereira
Ler em:
http://abrupto.blogspot.com/2010/04/manuela-ferreira-leite-sempre-disse-que.html

Qual o futuro do bilhete de identidade?


JN 20100403
HELENA MACHADO, SOCIÓLOGA
Em Portugal, a lei n.º 5/2008 criou uma base de dados de perfis de ADN com objectivos de identificação civil e criminal. Já quase todos os países europeus têm uma base de dados deste tipo e há quem acredite que a "impressão genética" virá substituir a já velhinha impressão digital.

A mais antiga base de dados deste tipo, criada em 1995 em Inglaterra e País de Gales, em 2007, tinha mais de quatro milhões de perfis, dos quais mais de cem mil eram de crianças a partir dos 10 anos de idade. Não esqueçamos, também, que já foi propósito do Governo português, em 2005, criar uma base de dados genéticos de toda a população, ideia que veio a ser abandonada. Significa isto que poderemos caminhar, a breve trecho, para uma sociedade que armazenará informação genética de cada um de nós, sujeitando-a a cruzamento de dados? Talvez… tudo é possível junto de populações cada vez mais susceptíveis às ameaças (reais e imaginárias) do crime, das catástrofes, dos desaparecimentos, das doenças.
...

Origens da sida terão um século e foco no Congo

JN 2010.04.03
EDUARDA FERREIRA
Estudo científico com autor português relaciona doenças ulcerativas como a sífilis com expansão do vírus.

As epidemias de sífilis e outras doenças genitais com elevada incidência nas cidades emergentes de África do início do século XX ajudaram a sida a instalar-se, pela adaptação de um vírus até aí só de símios. A teoria é agora avançada por João Dinis de Sousa.

A oportunidade de o vírus VIH-1 passar de chimpanzés para o ser humano, viabilizando o que viria a ser a pandemia de sida, terá surgido entre os anos 20 e 30 do século passado, ou talvez mesmo logo a partir de 1910. Lugar provável: Kinshasa, a cidade colonial emergente no então Congo belga. Forma de transmissão humana inicial: contacto entre uma população predominante de trabalhadores masculinos e prostitutas, bastando haver em qualquer deles doenças que causam úlceras genitais (sífilis e o cancro mole ou cancróide são exemplos, tal como o herpes tipo 2).
...
Ler artigo completo em:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1534931

Alergias: Nível de pólenes vão continuar a aumentar, principalmente no Sul do país - Boletim Polínico

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10870018.html
Lisboa, 01 abr (Lusa) - Os níveis de pólenes, principalmente das árvores, vão continuar a aumentar de hoje até 08 de abril por todo o país, com destaque para o Alentejo, Estremadura e Lisboa, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia.
Para informar a população sobre as concentrações de pólenes e para que os doentes possam agir preventivamente, o Boletim Polínico faz a divulgação semanal destes dados, obtidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em diferentes regiões do País.
Segundo a informação disponibilizada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), prevê-se um aumento dos níveis dos pólenes na atmosfera, que aparecem em concentrações elevadas no Continente, particularmente no Sul do País, e na Madeira, e em concentrações baixas a moderadas no arquipélago dos Açores.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Livro Infantil: Biodiversidade é o tema do Dia Mundial que hoje se comemora

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10872221.html
Lisboa, 02 abr (Lusa) - "E se eu fosse um bicho?" é o título do concurso com que a Direção Geral da Biblioteca e do Livro assinala o Dia Mundial do Livro Infantil subordinada ao tema da biodiversidade.
As crianças concorrentes, entre os oito e os doze anos, deverão criar um texto sobre um animal, a partir de um livro escolhido numa biblioteca e de pesquisa que deverão desenvolver. Poderão, em alternativa, imaginar que são o bicho preferido e criar uma banda desenhada, um conto ou um poema.
Um júri com representantes do IPLB e do Plano Nacional de Leitura escolherá dez trabalhos, premiando-os com livros e com o cartaz do Dia Mundial do Livro de 2010, da autoria da ilustradora Madalena Matoso.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Linha do Douro: Troço Tua/Pocinho reabre na quinta feira - Refer

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10865040.html
Bragança, 30 mar (Lusa) - A circulação no troço da linha do Douro entre o Tua e o Pocinho será retomada na quinta feira, após mais de três meses suspensa devido a um desabamento de pedras, anunciou hoje a Refer.
De acordo com informação disponibilizada pelo gabinete de comunicação e imagem da empresa proprietária da infraestrutura, "na próxima quinta feira, 01 de abril, será reaberto à circulação de comboios o troço entre Tua e Pocinho, da Linha do Douro, após a reposição das condições de segurança".
Segundo a empresa, o serviço de passageiros será reiniciado com o horário que estava em vigor antes da suspensão da circulação.

Desemprego: "Fim de formação" motiva inscrição de cada vez mais pessoas nos centros de emprego

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10863262.html
Lisboa, 31 mar (Lusa) - O número de desempregados que se inscrevem nos centros de emprego por não conseguirem ingressar no mercado de trabalho após frequentarem programas de formação profissional mais do que duplicou todos os meses desde dezembro.
De acordo com os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de pessoas que declara como motivo de inscrição o "fim de formação" ao longo dos últimos três meses foi de 12.640, contra os 5.859 verificados em igual período do ano anterior.
O "fim de formação" é assim atualmente o terceiro motivo mais apresentado para a inscrição nos centros de emprego dos novos desempregados, depois do "fim do trabalho não permanente" e "despedido".