sábado, 28 de novembro de 2009

OJE - Livro "A Nossa Escolha" de Al Gore apresenta sugestões para resolver crise climática


http://www.oje.pt/noticias/internacional/livro-a-nossa-escolha-de-al-gore-apresenta-sugestoes-para-resolver-crise-climatica
27/11/09, 11:41OJE/Lusa
O apelo à acção colectiva para combater o aquecimento global e sugestões para passar à prática constituem o cerne de "A Nossa Escolha", o novo livro de Al Gore que acaba de ser publicado pela Esfera do Caos.
Após o lançamento de "Uma Verdade Inconveniente", o antigo vice-presidente dos EUA participou em mais de 30 "Cimeiras de Soluções" e inúmeras sessões individuais com especialistas de todo o mundo nas mais variadas áreas, da neurociência à economia, das tecnologias da informação à agricultura, concluindo que a questão das alterações climáticas "atravessa disciplinas, fronteiras nacionais, ideologias e políticas".
Desse diálogo com os vários peritos nasceu "A Nossa Escolha - Um Plano para Resolver a Crise Climática", obra ilustrada por mais de 400 imagens - fotografias, gráficos, infografias e esquemas explicativos - distribuídas por igual número de páginas.
O livro procura explicar a relação entre os problemas do clima e a utilização de energias poluentes, detendo-se em diversos outros aspectos da complexa malha subjacente à crise ambiental.
Analisando as falhas na produção de biocombustíveis, criticando a opção pelo nuclear e apontando o dedo à desflorestação, à degradação dos solos, às práticas agrícolas agressivas, ao consumo desregrado e à produção de lixo, Al Gore passa em revista algumas das mais flagrantes consequências do desrespeito humano pelo planeta.
Todavia, de nada serve desesperar perante o mal feito, já que esse sentimento pode incentivar a passividade enquanto a situação se agrava, alerta o autor, assegurando que "temos ao nosso alcance todas as ferramentas de que precisamos para resolver três ou quatro crises climáticas - quando só precisamos de resolver uma".
Considerando que devia "ser visto como uma honra viver num tempo em que o futuro da civilização humana será determinado para sempre por aquilo que fizermos agora", Al Gore assinala que a crise climática é "uma oportunidade sem paralelo" para enfrentar "muitas causas persistentes de sofrimento e de miséria".
E, sem descartar a importância de mudar as práticas individuais, salienta a necessidade da acção colectiva: "Temos de mudar mais do que as nossas lâmpadas e janelas. Temos de mudar as leis e as políticas públicas".
"Precisamos de um empenho histórico para pôr as pessoas a trabalhar na construção da infra-estrutura e da base tecnológica para uma mudança maciça e rápida que nos afaste do carvão, do petróleo e do gás, e nos conduza a fontes de energia renováveis", afirma na introdução do livro, que integra a colecção Gulbenkian Ambiente.
"A Nossa Escolha" apresenta ainda histórias inspiradoras, como a de William Kamkwamba, um rapaz do Malaui forçado a deixar a escola aos 14 anos, que criou um moinho de vento com peças de sucata e conseguiu acender uma lâmpada, tendo retomado os estudos com vista a criar uma empresa que construa torres eólicas em África.
A obra também saúda rebates de consciência como o de Ray Anderson, que ignorou os danos ambientais causados pela sua empresa de alcatifas, a Interface Flooring, até ler "A Ecologia do Comércio", de Paul Hawken, onde percebeu que a sua atitude era "típica de quem pilha" e que, um dia, as pessoas como ele acabariam "na prisão", tendo, então, criado um programa para eliminar o impacto negativo da empresa sobre a Terra até 2020.
A edição portuguesa do livro de Al Gore teve, segundo a Esfera do Caos, "um efeito nulo no clima", na medida em que, após a quantificação - pela iniciativa CarbonoZero - das emissões de gases com efeito de estufa associadas à sua produção, as mesmas foram compensadas através da aquisição de créditos de sequestro de carbono provenientes de uma área florestal no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Sem comentários: