quarta-feira, 11 de novembro de 2009

JN - Google lança ferramenta para controlar informação associada a contas de e-mail

JN - 2009-11-05
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1411686

A nova funcionaldiade foi apresentada pela Google hoje, quinta-feira, em Madrid, numa conferência Internacional sobre protecção de dados e privacidade.

Segundo a empresa, na ferramenta Google Dashboard, os utilizadores podem ver, num único local, o sumário de toda a informação referente aos produtos Google que utilizam e gerir de forma simples a informação alterando as respectivas definições.

Quando se navega na internet há varias informações que são guardadas nos diferentes produtos.

Por exemplo, no Gmail, os e-mails enviados e recebidos, os rascunhos, anexos e as mensagens de conversação podem ser guardados ou, então, quando se usa o motor de busca, é recolhida alguma informação sobre a pesquisa sem, no entanto, identificar pessoas ou guardar dados pessoais.

A informação é agregada, guardada e utilizada para ajudar as empresas desta área a melhorar os produtos e serviços e a manter a segurança dos sistemas.

O Dashboard, hoje apresentado na conferência internacional que reúne até sexta-feira autoridades e instituições relacionadas com a protecção de dados e a privacidade de 83 países, concentra toda esta informação num único local e num formato de fácil gestão, permitindo o controlo pessoal da informação.

"Pensamos que este é um grande passo para dar aos utilizadores a transparência e o controlo sobre a sua informação e esperamos que isto ajude a definir a forma como a indústria olha para estas questões", explicou Alma Whitten, Engenheiro de Software nas áreas de segurança e privacidade.

O Google Dashboard está acessível em www.google.com/dashboard ou através da página de definições de uma conta Google.

Um utilizador que use o Gmail, o Picasa ou o Calendário, terá no seu Dashboard secções individuais para cada um dos produtos.

Caso utilize o histórico da Internet ou os mapas com a sua conta activa poderá também visualizar secções para cada um deles.

Sem comentários: