quinta-feira, 23 de julho de 2009

DD - Alemanha tem museu dedicado a alterações climáticas

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=400444&page=0
DD - 20090722

A Klimahaus («casa do clima»), na cidade de Bremerhevan (no norte da Alemanha) foi inaugurada no fim de Junho e tem mais de 11 mil metros quadrados. O espaço exibe uma mostra interactiva dedicada às alterações climáticas.
Os visitantes têm a ocasião de fazer uma viagem de cerca de 1,2 Km, pelos diferentes climas da Terra, indo dos 6 graus Celsius negativos da Antártida até aos 35º do deserto africano.

O projecto custou 100 milhões de euros, estando dividido em nove estações e com construção ecologicamente correcta (emissões de CO2 próximas de zero). A sua estrutura lembra de um gigante barco insuflável prateado.

A mostra permite perceber de que forma o clima influencia a vida e quais as consequências das alterações climáticas, avança a Folha Online.

Na primeira paragem, os “viajantes” acompanham uma família dos Alpes Suíços, que têm a sua vida em risco devido ao derretimento das galerias montanhosas locais.

Mais adiante, depois de outras paragens, o grupo passa por um pedaço de deserto no Níger e numa floresta tropical ameaçada pela desflorestação de Camarões.

Paralelamente à “viagem pelo planeta”, a Klimahaus também tem outros sectores de exibição. A área «Elementos» inclui vídeos e diversas plataformas interactivas que envolvem água, fogo, terra e ar.

Na zona «Perspectivas», é possível acompanhar uma estimativa de como as alterações climáticas mudarão o planeta até ao ano de 2050.

Já a zona «Chances» é dedicada a ensinar o que podemos fazer para prevenir e combater as alterações climáticas.

Sem comentários: