terça-feira, 7 de julho de 2009

BPN: PCP critica relatório "governamentalizado e proteccionista"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9875731.html
Lisboa, 06 Jul (Lusa) - Honório Novo, deputado do PCP, acusou hoje o relatório da Comissão de Inquérito ao BPN de ser governamentalizado e proteccionista, avançando com a intenção de chumbo do documento e com a apresentação de conclusões alternativas.
"O relatório está governamentalizado e proteccionista", considerou Honório Novo, acrescentando que as acções levadas a cabo por "um conjunto de accionistas, uma rede quase mafiosa, podiam ter sido evitadas se detectadas a tempo".
"Se as decisões de supervisão tivessem seguido os factos que os próprios técnicos do Banco de Portugal detectaram, não estaríamos aqui. O país sabe disto, só há um grupo que não sabe, o governador do Banco de Portugal, o primeiro-ministro José Sócrates e os deputados do PS que compõem a comissão de inquérito", sublinhou o deputado comunista.
...
BPN:Banco deu demasiados empréstimos a empresas da SLN e empréstimos sem garantias - relatório comissão
06 de Julho de 2009, 18:49
Lisboa, 06 Jul (Lusa) - A excessiva concessão de crédito a empresas do grupo, empréstimos sem garantias e sem contratos e pagamento em dinheiro vivo a colaboradores e negócios "megalómanos" da SLN levaram à deterioração do BPN, concluiu o relatório final da comissão inquérito.
Segundo o relatório final da comissão de inquérito à situação que levou à nacionalização do BPN, a que a Agência Lusa teve acesso, "era pratica constante o grupo envolver-se em negócios de elevado risco, alguns dos quais vieram a revelar-se ruinosos".
O documento elaborado pela socialista Sónia Sanfona conclui ainda que existiu um "recursos sistemático e regular a offshores e a outras entidades, designadamente o Banco Insular, para a realização de operações financeiras ilícitas e a à margem da contabilidade oficial do grupo".

Sem comentários: