terça-feira, 25 de maio de 2010

És um bom vizinho?

http://www.lxjovem.pt/?id_categoria=70&id_item=340595&id_tema=1223
.
LxJovem.pt
.
2007-04-16
És um bom vizinho? O LxJovem tem um pequeno teste para ti. Pensa e responde com honestidade:
Quando saíste de casa cruzaste-te com o teu vizinho. Cumprimentaste-o? Com que frequência falas com ele? Ao menos, sabes quem ele é? E o cenário de ir à casa do vizinho pedir uma chávena de açúcar, parece-te distante, típico de um filme? Se as tuas respostas foram negativas, fica a saber que não és o único que não conhece nada acerca dos teus vizinhos.

Conscientes de que o sentido de vizinhança tem vindo a perder-se, a Câmara Municipal de Lisboa, a Gebalis e algumas juntas de freguesia do país juntaram-se em torno da iniciativa do Dia Europeu do Vizinho. Programada para 29 de Maio a festa, foi apresentado antecipadamente à imprensa aquilo em que consiste o Dia Europeu dos Vizinhos e o LxJovem esteve presente.

O nosso país adere pela terceira vez à festa do vizinho, uma iniciativa da FESP, Féderation Européenne dês Solidarités de Proximité, e do CECODHAS.P – comité Português de Coordenação da Habitação Social. Para falar do projecto estiveram Paulo Atoguia Aveiro e João Carvalhosa da CECODHAS.P, Nelson Antunes a representar a ANAFRE e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, Fernando Ribeiro Rosa.

O Dia Europeu do Vizinho pretende promover os bons costumes de vizinhança, ou seja, a proximidade e solidariedade entre os moradores. A solidão, a exclusão social, a falta de conhecimento do outro e a insegurança que daí advém são desafios que o Dia quer superar.

...

Sem comentários: