segunda-feira, 3 de maio de 2010

CIDADANIA LX: Terreiro do Paço foi reaberto

CIDADANIA LX: Terreiro do Paço foi reaberto

Que a praça tinha urgência em ser reabilitada, ninguém tinha dúvidas.
Que esta era uma obra que ia ficar muito cara, também se sabia.
Que das precipitações e compromissos políticos iam sair várias asneiras, não tínhamos dúvidas:
1.Do que mais gostei foi de, logo na pré-inauguração, ver o nosso 1º ministro e o presidente da câmara a apanharem o sol de Lisboa naquelas cabeças, de olhos semi-cerrados, a dar entrevistas às televisões.
2.Deviam lá ter ficado pelo menos 2 horas seguidas, para saberem o que é este "estar" nesta praça, com as características que ali criaram!
3.È que uma praça é um local de estar e convívio! Não só de noite, mas também de dia.
4.Por isso é que Eugénio dos Santos criou ali a "Praça do Comércio", no âmbito do conteúdo geral de um plano fabuloso, que esta tropa ainda não entendeu...
5.E vão continuar a ter ali uma miserabilista actividade de um Terreiro do Paço, de vivências anteriores à cidade criada no pós-terramoto (tal como lhe continuam ainda a chamar).
6.As diferenças necessárias no projecto (que sofreu várias melhorias), nem seriam muitas, nem gravosas – umas árvores e pouco mais –, mas seriam sobretudo mais pretensiosas no que toca à ocupação cívica que para lá se pretende: -não tanto negócios pontuais, de brilhantina, para os amigos, em actividades “geridas” pelos artistas destas andanças, mas um uso efectivo e diário da população de Lisboa.
Quanto às “concessões” económicas que agora vão aí implementar, gostaríamos de ver processos democráticos e transparentes… (nada daquelas coisas que os jornais todas as semanas nos trazem agora ao conhecimento…)

Sem comentários: