quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tsunami meteorológico no Sul do país

JN
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1613074
As correntes marítimas fortes sentidas na região algarvia ao início da noite de anteontem, terça-feira, terão sido resultado de um tsunami meteorológico, segundo informação do Instituto de Meteorologia (IM).
De acordo com o IM, o tsunami meteorológico é um fenómeno gerado por perturbações atmosféricas. As ondas associadas podem ser originadas por ondas gravíticas atmosféricas, passagens de frentes, linhas de borrasca, entre outros fenómenos atmosféricos.
Refere ainda o IM que o tsunami meteorológico é caracterizado pelas mesmas escalas espaço-temporais das ondas associadas a um tsunami de origem sísmica, e podem, de forma semelhante, afectar zonas costeiras, sobretudo em águas pouco profundas, tais como baías e portos, apresentando uma forte amplificação e propriedades de ressonância.
Foi uma situação idêntica a esta que se registou ao início da noite da passada terça-feira, na costa algarvia, e que se estendeu à costa alentejana e à região da Grande Lisboa, durante a madrugada e o princípio da manhã de ontem, quarta-feira.
O fenómeno está a ser investigado pelo IM.

Sem comentários: