quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comércio: Hipermercado vão poder estar abertos aos domingos até à meia noite

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11325163.html
Lisboa, 22 jul (Lusa) - O conselho de ministros aprovou hoje o alargamento do horário das grandes superfícies (mais de dois mil metros quadrados) ao domingo, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das 06:00 as 24:00.
O decreto-lei que modifica o regime dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais mantém a possibilidade das câmaras municipais, "em casos devidamente justificados alargarem ou restringirem os limites dos horários fixados", segundo o comunicado do conselho de ministros.
Entre essas razões destacam-se "questões de segurança, proteção da qualidade de vida dos cidadãos ou defesa de certas actividades profissionais".
.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11325255.html
Comércio: Hipermercados ao domingo à tarde vão criar desemprego no comércio tradicional - presidente da Associação de Comerciantes do Porto
22 de Julho de 2010, 15:19
Porto, 22 jul (Lusa) -- O presidente da Associação de Comerciantes do Porto (ACP), Nuno Camilo, criticou hoje o alargamento do horário das grandes superfícies ao domingo, alertando para a diminuição do consumo no comércio tradicional, consequentes encerramentos e desemprego.
"A ACP insurge-se contra a abertura dos hipermercados aos domingos à tarde. Consideramos lamentável esta alteração e não percebe a necessidade e mais valia desta alteração. Tem de haver responsabilidade social. Uma medida como esta vai levar ao encerramento de empresas e aumentar o desemprego no comércio tradicional", frisou o responsável, em declarações à Lusa.
Nuno Camilo considerou que "o argumento da criação de postos de trabalho é irreal", porque o que haverá é "uma adaptação da rotação dos turnos" nas grandes superfícies.
.
Comércio: ANMP concorda com alargamento do horário de hipermercados aos domingos
22 de Julho de 2010, 16:31
Fundão, Castelo Branco, 22 jul (Lusa) - O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) Manuel Frexes disse hoje que as autarquias concordam com o alargamento do horário das grandes superfícies ao domingo, hoje aprovado em Conselho de Ministros.
"Foi uma posição concertada entre a ANMP e o governo" que, segundo Frexes, "perdeu demasiado tempo" até tomar a decisão, mas acabou por chegar "a uma solução correta".
.
Comércio: CCP contesta alargamento de horários ao domingo que diz servir para fomentar concorrência entre municípios
22 de Julho de 2010, 17:08
Lisboa, 22 jul (Lusa) -- A Confederação do Comércio e Serviços (CCP) contestou hoje a transferência para as autarquias da responsabilidade sobre horários dos hipermercados, considerando tratar-se de "uma liberalização total por via administrativa a pretexto de uma maior concorrência" entre municípios.
"Trata-se de uma questão com profundas implicações no tecido económico e empresarial do país que não deve ser decidida ao nível de cada um dos 308 concelhos do país", lê-se num comunicado divulgado hoje pela CCP, dia em que o conselho de ministros aprovou um decreto-lei que permite a abertura das grandes superfícies até à meia noite de domingo.
A confederação alerta para o facto de a tipologia dos concelhos portugueses em termos de área e de distribuição dos aglomerados urbanos, entre outros aspetos, conduzir a que seja necessária uma solução uniforme nesta matéria, e da qual o governo não se pode demitir.
.
Comércio: DECO congratula-se com alargamento dos horários ao domingo
22 de Julho de 2010, 17:11
Lisboa, 22 jul (lusa) -- A DECO congratulou-se hoje com o alargamento dos horários dos hipermercados ao domingo, até à meia noite, defendendo que o comércio deve estar aberto quando o consumidor está disponível para comprar.
"Este é um passo importante na acessibilidade dos consumidores", afirmou à Lusa o secretário geral da DECO, Jorge Morgado, ressalvando que a sua posição se centra no interesse do consumidor apenas e não se pronuncia sobre o tecido económico empresarial.
Jorge Morgado defendeu que os horários do comércio, incluindo pequeno comércio ou grandes superfícies, devem ser definidos segundo o ramo de negócio a localização: "Uma loja numa cidade dormitório deve ter um horário diferente de uma num sítio movimentado", disse.
.
Comércio: Sonae defende que abertura ao domingo vai criar emprego e facilitar a vida das famílias
22 de Julho de 2010, 17:35
Porto, 22 jul (Lusa) -- A Sonae aplaudiu hoje a decisão do conselho de ministros de harmonizar o horário dos estabelecimentos comerciais, considerando que "é a favor da concorrência uma vez que elimina distorções, vai criar mais emprego e facilitar a vida das famílias".
"A Sonae vê com bons olhos a decisão do Conselho de Ministros de harmonizar o horário dos estabelecimentos comerciais, permitindo a abertura de todo o comércio ao domingo", disse hoje à Lusa fonte oficial da Sonae, dona dos hipermercados Modelo e Continente.
O Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento do horário das grandes superfícies -- mais de dois mil metros quadrados - ao domingo, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das 06:00 as 24:00.
.
Hipermercados: UGT repudia alargamento do horário de funcionamento
22 de Julho de 2010, 21:00
Lisboa, 22 jul (Lusa) - A UGT repudiou hoje a decisão de alargar o horário de funcionamento dos hipermercados por considerar que irá penalizar os trabalhadores do setor.
"A UGT manifesta a sua clara oposição à decisão, tomada hoje em Conselho de Ministros, de alargar o horário de funcionamento das grandes superfícies, permitindo a sua abertura aos domingos de tarde", diz a central sindical, num comunicado de imprensa.
"Tal decisão é claramente negativa para os milhares de trabalhadores deste setor que já veem as suas condições de trabalho fortemente marcadas pela desregulação e pela precariedade", acrescenta.
.
Comércio: Abertura ao domingo criará mais de 2000 postos de trabalho diretos - secretário de Estado
22 de Julho de 2010, 22:00
Luanda, 22 jul (Lusa) -- A abertura das grandes superfícies ao domingo, até às 24:00, pode criar mais de dois mil postos de trabalho diretos e muitos outros indiretos, garantiu hoje o secretário de Estado do Comércio.
Fernando Serrasqueiro, que comentava em Luanda (Angola) o decreto-lei aprovado hoje em Conselho de Ministros, referiu que para além destes mais de dois mil postos de trabalho diretos haverá outros indiretos, ainda não quantificáveis, em setores como limpeza, segurança ou assistência.
Questionado sobre que receitas extra vai o Estado arrecadar com isso, o membro do Governo disse "não fazer ideia", nomeadamente por não haver noção do incremento que a medida pode trazer a cada loja em concreto.
.
Comércio: PCP vai pedir apreciação do decreto-lei que alarga horário das grandes superfícies
23 de Julho de 2010, 16:35
Lisboa, 23 jul (Lusa) -- O PCP acusou hoje o Governo de cometer um "golpe" institucional ao decidir alargar o horário das grandes superfícies ao domingo e anunciou que vai pedir a apreciação parlamentar desse decreto-lei.
O PCP reiterou a sua oposição à "liberalização do horário" de funcionamento das grandes superfícies e contestou que, com isso, se aumente o emprego, contrapondo que o balanço da multiplicação deste tipo de estabelecimentos em Portugal "é que houve redução de postos de trabalho".
O Conselho de Ministros aprovou na quinta feira, na generalidade, um decreto-lei que permite que as superfícies comerciais com mais de dois mil metros quadrados estejam abertas todos os dias das 06:00 as 24:00.
.
Hipermercados: Bispo do Porto espera "muito bom senso" das autarquias no alargamento de horário ao domingo
24 de Julho de 2010, 16:54
Porto, 24 jul (Lusa) -- O bispo do Porto, Manuel Clemente, considerou hoje que o alargamento do horário das grandes superfícies ao domingo vai trazer constrangimentos às famílias, esperando agora que as autarquias tenham "muito bom senso".
"Espero muito bom senso [das autarquias] no sentido de que tenham em conta todos os elementos, que não são apenas a conveniência de A, B ou C, mas o da conveniência da sociedade como um todo", afirmou, em declarações à agência Lusa, Manuel Clemente, antes de iniciar uma celebração eucarística na igreja da paróquia do Santíssimo Sacramento, no Porto.
Para o bispo do Porto, a sociedade "precisa de ter ritmos certos e na medida do possível muito generalizados para que esse encontro [familiar] aconteça".
.

Sem comentários: