quinta-feira, 22 de julho de 2010

CIDADANIA LX: MUSEU DOS COCHES: FINALMENTE ALGO DE BOM!!!

"Resolução da Assembleia da República n.º 69/2010 – Suspensão da transferência de Museus e da criação de novos Museus no eixo Ajuda/Belém

«Publicado em Julho 20th, 2010
Diário da República, 1.ª série — N.º 138 — 19 de Julho de 2010
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Resolução da Assembleia da República n.º 69/2010
.
Recomenda ao Governo a imediata suspensão de todas as acções relativas à transferência de museus e à criação de novos museus no eixo Ajuda/Belém, designadamente da construção do novo Museu dos Coches, até à elaboração de um plano estratégico para a reconfiguração do seu conjunto.»
.
.
Finalmente algum bom senso neste caso patológico de despesísmo de dinheiros públicos.
Pede-se agora calma, muita calma e muita ponderação na elaboração do estudo a fazer, canalizando os eventuais dinheiros a disponibilizar, na direcção certa, face ás necessidades reais e não neste tipo de obras sem nexo, simplesmente de fachada e de regime.
Ao menos valha-nos estas coisas para achar que os movimentos de cidadania e as petições, sempre não caem em saco rôto.
Um muito obrigado!!!
Luis Marques da Silva"


Comentário em Cidadania LX:
Só os custos de manutenção daquela "treta", desleixada em termos de eficiência energética e ambiental que iam construir (acrescidos dos encargos dos novos administradores que aí seriam colocados), são suficientes para suportar os encargos de recuperação dos coches, sem qualquer dúvida.
E dos trinta e tal milhões que seriam para a obra, não são precisos sequer metade, para reabilitar o actual picadeiro onde se encontram os coches actualmente, assim como para compor, como espaço exterior, o "buraco" onde iam começar o novo museu.
Ainda ficamos com mais de quinze milhões para reabilitar algum dos edifícios públicos que estão em degradação nas proximidades, para complementar o museu actual com novas salas de exposição, assim como as necessárias oficinas laboratório, para exposição e manutenção dos coches.

Claro: - isto não vai dar tantos tachos novos, nem marcar o território com a chancela dos actuais governantes, tal como qualquer político de vistas curtas pretende.
Mas dará mais que isso: - manter-se-à o carisma e a dignidade do nosso património, que é aquilo que efectivamente atrai os turistas, e a médio e longo prazo dá muito mais vitalidade a uma capital, que qualquer "pirolito" novo.

Parabéns a todos aqueles que se empenharam nesta iniciativa.
E que se restaure a pérola nacional que é o actual museu dos coches.

Isto é uma atitude simples, honesta, correcta, de consenso geral, que deixa os actuais governantes com o alívio do dever cumprido, aproveita os dinheiros disponíveis do casino, resolve o problema do museu dos coches, do estado actual dos coches, da reabilitação do actual picadeiro…

Só não vai ficar contente o autor do novo projecto… mas esse fica bem melhor, vivendo com os louros da arquitectura que fez em devido tempo, que com o ónus do mau exemplo de ineficiência e falta de sustentabilidade ambiental que aqui ia dar, num período em que é fundamental que as obras públicas sejam bons exemplos para os trabalhos que a sociedade civil desenvolve.
Não se pode exigir na legislação, e não dar o exemplo!

E, porque esta proposta não interfere com o desenvolvimento do plano estratégico Ajuda/Belém, É PRECISO AVANÇAR JÁ COM AS OBRAS DE REABILITAÇÃO!

Ferreira arq.

Sem comentários: