terça-feira, 22 de junho de 2010

Lisboa/Habitação: Gebalis com resultados negativos pelo sexto ano consecutivo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11205237.html
Lisboa, 22 jun (Lusa) -- A Câmara de Lisboa analisa na quarta feira o Relatório e Contas de 2009 da empresa que gere os bairros municipais (Gebalis), que pelo sexto ano consecutivo apresenta resultados negativos, desta feita em 2,2 milhões de euros.
Segundo o documento, a que a Lusa teve acesso, a Gebalis teve em 2009 resultados negativos de 2 214 727 euros, um resultado para o qual o Conselho de Administração (CA) assume que muito contribuíram os encargos financeiros assumidos no passado e a decisão da autarquia de aplicar às rendas taxas de atualização "muito inferiores ao que estava estabelecido na legislação em vigor".
"Esta situação provocou uma redução significativa nos proveitos de exploração em cerca de 664 382 euros", lembra a administração da empresa no documento, realçando: "se a este valor adicionarmos o montante que foi concedido em termos de 'reduções de renda definitivas e periódicas, anulações, alienações de fogos', com um valor de 1 617 612, chegamos facilmente ao resultado que estava previsto no Plano de Actividades e Orçamento para 2009".
.
Lisboa/Habitação: Gebalis prevê inverter tendência em 2010 e conseguir resultados positivos
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11207252.html
Lisboa, 22 jun (Lusa) -- A empresa que gere os bairros municipais de Lisboa (Gebalis) prevê inverter este ano a tendência económica e conseguir resultados líquidos positivos, num ano que deverá ser marcado pelas dificuldades económicas das famílias.
De acordo com o Plano de Actividades para 2010, que a Câmara de Lisboa deverá analisar na reunião de quarta feira, a administração da Gebalis conta que em 2010, fruto das dificuldades económicas, mais famílias peçam uma redução das rendas.
Para reequilibrar as contas, a empresa deverá apostar na recuperação das rendas em atraso e assegurar a comparticipação financeira por parte da autarquia, que a administração considera "imprescindível" para fazer face às dificuldades financeiras da Gebalis tendo em conta a necessidade de intervir no património edificado.

Sem comentários: