terça-feira, 29 de junho de 2010

Banca: Escassez de crédito e guerra pelos depósitos preocupam Sócrates e banqueiros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11240541.html
Lisboa, 29 jun (Lusa) -- A reunião entre José Sócrates e os principais banqueiros portugueses, que segunda feira decorreu em S. Bento, incidiu nas medidas em preparação na União Europeia que mexem nos rácios dos bancos e lhes exigem capitais que, dessa forma, ficarão indisponíveis para financiar a economia.
Carlos Santos Ferreira (BCP), Ricardo Salgado (BES), Faria de Oliveira (CGD), Fernando Ulrich (BPI) e Nuno Amado (Santander), segundo várias fontes presentes na reunião, transmitirama sua preocupação a José Sócrates em relação às novas exigências de capital que as regras de Basileia III deverão trazer a todos os bancos europeus, sensibilizando-o para os apoiar junto das instâncias comunitárias para uma alteração ou adiamento perante as dificuldades sentidas pela economia europeia.
É que as novas regras obrigam os bancos a terem rácios mais elevados, o que obrigará as instituições financeiras europeias, e consequentemente, portuguesas, a aumentarem os capitais, ou seja, a exigir aos acionistas que coloquem mais dinheiro nos bancos ou decidirem-se por fusões.

Sem comentários: