terça-feira, 29 de junho de 2010

Monte da Caparica: Quase duas dezenas de detidos e cinco militares GNR feridos em confrontos - novo balanço

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11239439.html
Lisboa, 29 jun (Lusa) -- Cerca de duas dezenas de pessoas foram hoje detidas e cinco militares da GNR ficaram feridos sem gravidade, após confrontos no Bairro do Asilo, no Monte da Caparica, em Almada, informou o Comando Geral da Guarda.
Os incidentes ocorreram depois de a GNR ter recebido, pelas 23:00 de segunda feira, queixas de moradores contra o barulho excessivo na rua por causa de uma festa.
Ao chegar ao local, uma patrulha foi acolhida com insultos e arremessos de pedras, o que a levou a pedir reforços.

Carro elétrico: Negócio da mobilidade poderá valer 810 milhões por ano em 2020

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11237977.html
Lisboa, 29 jun (Lusa) - O Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal estima que a partir de 2020 haja 10 por cento de carros elétricos no total nacional e que o negócio da mobilidade elétrica movimente 810 milhões de euros por ano.
No dia em que se completa um ano do lançamento do programa de mobilidade do carro elétrico, o Governo inaugura hoje o primeiro ponto de carregamento da rede piloto, em Lisboa, no Parque das Nações.
Quando foi lançado, a 29 de junho de 2009, a rede nacional piloto de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, previa 320 locais de abastecimento de carros eléctricos no final deste ano e 1.300 até ao final de 2011. O responsável do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal mantém estes prazos e antecipa os ganhos que esta aposta poderá trazer ao país.

Habitação: Valor médio da avaliação bancária cai 0,1% em maio para 1.172 euros/metro quadrado - INE

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11240123.html
Lisboa, 29 junho (Lusa) - O valor médio de avaliação bancária da habitação fixou-se nos 1.172 euros por metro quadrado em maio, uma queda de 0,1 por cento face a abril e um aumento homólogo de 3,3 por cento.
De acordo com Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), "a Área Metropolitana de Lisboa apresentou uma variação em cadeia de menos 0,3 por cento, enquando na do Porto esta variação foi de menos 0,1 por cento".
O INE avança que, "em termos homólogos, o valor médio de avaliação aumentou 3,3 por cento, refletindo variações positivas da maioria das regiões".

Banca: Escassez de crédito e guerra pelos depósitos preocupam Sócrates e banqueiros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11240541.html
Lisboa, 29 jun (Lusa) -- A reunião entre José Sócrates e os principais banqueiros portugueses, que segunda feira decorreu em S. Bento, incidiu nas medidas em preparação na União Europeia que mexem nos rácios dos bancos e lhes exigem capitais que, dessa forma, ficarão indisponíveis para financiar a economia.
Carlos Santos Ferreira (BCP), Ricardo Salgado (BES), Faria de Oliveira (CGD), Fernando Ulrich (BPI) e Nuno Amado (Santander), segundo várias fontes presentes na reunião, transmitirama sua preocupação a José Sócrates em relação às novas exigências de capital que as regras de Basileia III deverão trazer a todos os bancos europeus, sensibilizando-o para os apoiar junto das instâncias comunitárias para uma alteração ou adiamento perante as dificuldades sentidas pela economia europeia.
É que as novas regras obrigam os bancos a terem rácios mais elevados, o que obrigará as instituições financeiras europeias, e consequentemente, portuguesas, a aumentarem os capitais, ou seja, a exigir aos acionistas que coloquem mais dinheiro nos bancos ou decidirem-se por fusões.

Banca: Vieira da Silva diz-se "preocupado" com impacto das dificuldades de financiamento

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11240843.html
Lisboa, 29 jun (Lusa) -- O ministro da Economia, Vieira da Silva, mostrou-se hoje preocupado com as dificuldades de financiamento da banca e com os efeitos que esta situação poderá ter na economia portuguesa.
"Só quem não acompanha a situação internacional e financeira que vivemos na Europa é que não está preocupado com a situação [dos bancos]. Preocupa-nos, não só pelos seus efeitos diretos, como também pelos efeitos indiretos no financiamento da economia portuguesa", declarou o governante, à margem da cerimónia de inauguração do primeiro ponto de carregamento da rede de carros elétricos em Portugal.
Salientando que "o Governo e o Estado fazem todos os possíveis para encontrar medidas, quer no espaço do debate europeu, quer no espaço nacional, para apoiar melhores condições de financiamento para o conjunto da economia, incluindo o setor financeiro", Vieira da Silva afirmou que, a nível das empresas, têm sido criados instrumentos que ajudam a manter os níveis de financiamento adequados às PME.

Pobreza: "Pessoas estão mais descrentes nas suas capacidades e nas do país" - presidente da Segurança Social

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11238098.html
Lisboa, 28 jun (Lusa) - O presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, frisou hoje que as pessoas estão mais descrentes nas suas capacidades e nas do país, sublinhando a necessidade de contrariar essa tendência.
O responsável falava hoje à tarde aos jornalistas na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, depois de assistir à apresentação do estudo "Necessidades em Portugal: Tradição e Tendências Emergentes", que indica que cerca de 20 por cento das famílias vivem abaixo do limiar da pobreza.
"Essa não é uma realidade nova. O que há de novo é a noção de que as pessoas estão mais descrentes nas suas próprias capacidades e nas capacidades do país e é isso que temos de ser capazes de inverter ou contrariar", afirmou o responsável, lembrando que os dados do Eurostat já apontam para cerca de 18 por cento da população a viver abaixo do limiar da pobreza.

Sociedade: 70% dos portugueses confiam pouco ou não confiam nas instituições de governo - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11238131.html
Lisboa, 28 jun (Lusa) - Sete em cada dez portugueses (69,6 por cento) depositam pouca ou nenhuma confiança nas instituições de governo e pouco mais de 40 por cento têm a mesma opinião sobre o Serviço Nacional de Saúde, segundo um estudo divulgado hoje.
Os dados constam do estudo "Necessidades em Portugal: Tradição e Tendências Emergentes", promovido pela TESE - Associação para o Desenvolvimento e coordenado pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), apresentado hoje à tarde na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
Através de 1237 inquéritos, realizados em novembro de 2008, as autoras concluem ainda que em relação à Saúde ou à Educação os portugueses depositam mais confiança no setor privado.

Sociedade: Relação entre escolarização e mobilidade social cada vez mais fragilizada - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11238174.html
Lisboa, 28 jun (Lusa) - A crença na relação entre nível de escolarização e possibilidade de mobilidade social está cada vez mais fragilizada e a incerteza parece ser uma marca estrutural da sociedade portuguesa, concluiu o estudo "Necessidades em Portugal: Tradição e Tendências Emergentes".
O estudo foi promovido pela TESE - Associação para o Desenvolvimento e coordenado pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, tendo sido apresentado hoje à tarde na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
"Há uma fragilização da crença na relação entre o nível de escolarização/formação e o sentido da mobilidade social", afirmou a investigadora Teresa Costa Pinto, uma das autoras do estudo, sublinhando que o investimento na escolarização parece aos portugueses ser "claramente insuficiente".

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Euro-barómetro revelou que portugueses são dos menos interessados em Ciência

Inquérito divulgado hoje em Bruxelas - 2010-06-21
Os portugueses são dos europeus menos interessados na área da ciência e tecnologia, com mais de um terço a manifestarem total desinteresse nas novas descobertas científicas e desenvolvimentos tecnológicos, revela um inquérito divulgado hoje em Bruxelas.De acordo com os resultados do euro barómetro sobre a atitude dos europeus relativamente à ciência e tecnologia, 35 por cento dos portugueses dizem não se interessar de todo por descobertas científicas e progresso tecnológico, o quarto valor mais elevado entre os 27, atrás da Roménia, Lituânia (ambas com 37 por cento) e Bulgária (36 por cento).
...
Ler artigo completo em:

terça-feira, 22 de junho de 2010

Crise: Merkel insiste na poupança e rejeita conselho de Obama para aumentar despesa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11205803.html
Berlim, 21 jun (Lusa) - A chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmou hoje a opção da Alemanha pela consolidação orçamental e garantiu que o pacote de austeridade de 80 mil milhões de euros que pretende aplicar "não é um programa de poupança radical".
A chefe do governo alemão respondia assim indiretamente à exigência do presidente norte americano aos países membros do G20 para aumentarem a despesa do Estado, como forma de suplantar definitivamente a crise internacional, "e não pisarem demasiado cedo no travão", em vésperas da cimeira a realizar no fim de semana, em Toronto (Canadá).
"Se não entrarmos na senda do crescimento sustentável e voltarmos a criar um crescimento, digamos, insuflado, pagaremos isso com a próxima crise", advertiu merkel, após uma reunião, em Berlim, com o grupo de peritos nomeado pelo governo para propor uma nova arquitetura financeira.

Brasil: Economia criou quase 300 000 novos postos de trabalho em maio e 1,2 milhões desde janeiro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11207276.html
Brasília, 22 jun (Lusa) -- A economia brasileira gerou um total de 298 041 empregos em maio, o quinto recorde mensal consecutivo que fixa em 1,2 milhões o número de postos de trabalho criados desde janeiro, indicam dados hoje divulgados pelo Ministério do Trabalho.
Com o aumento de maio, o número oficial de trabalhadores no Brasil ascende a 34,36 milhões de pessoas, o dado mais alto da história do país.
"O Brasil irá continuar a crescer e a bater recorde de empregos", sublinhou o ministro Carlos Lupi ao acrescentar que os dados do segundo semestre continuarão a ser positivos e que o Produto Interno Bruto deverá crescer em cerca de 7,5 por cento em 2010.

Lisboa/Habitação: Gebalis com resultados negativos pelo sexto ano consecutivo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11205237.html
Lisboa, 22 jun (Lusa) -- A Câmara de Lisboa analisa na quarta feira o Relatório e Contas de 2009 da empresa que gere os bairros municipais (Gebalis), que pelo sexto ano consecutivo apresenta resultados negativos, desta feita em 2,2 milhões de euros.
Segundo o documento, a que a Lusa teve acesso, a Gebalis teve em 2009 resultados negativos de 2 214 727 euros, um resultado para o qual o Conselho de Administração (CA) assume que muito contribuíram os encargos financeiros assumidos no passado e a decisão da autarquia de aplicar às rendas taxas de atualização "muito inferiores ao que estava estabelecido na legislação em vigor".
"Esta situação provocou uma redução significativa nos proveitos de exploração em cerca de 664 382 euros", lembra a administração da empresa no documento, realçando: "se a este valor adicionarmos o montante que foi concedido em termos de 'reduções de renda definitivas e periódicas, anulações, alienações de fogos', com um valor de 1 617 612, chegamos facilmente ao resultado que estava previsto no Plano de Actividades e Orçamento para 2009".
.
Lisboa/Habitação: Gebalis prevê inverter tendência em 2010 e conseguir resultados positivos
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11207252.html
Lisboa, 22 jun (Lusa) -- A empresa que gere os bairros municipais de Lisboa (Gebalis) prevê inverter este ano a tendência económica e conseguir resultados líquidos positivos, num ano que deverá ser marcado pelas dificuldades económicas das famílias.
De acordo com o Plano de Actividades para 2010, que a Câmara de Lisboa deverá analisar na reunião de quarta feira, a administração da Gebalis conta que em 2010, fruto das dificuldades económicas, mais famílias peçam uma redução das rendas.
Para reequilibrar as contas, a empresa deverá apostar na recuperação das rendas em atraso e assegurar a comparticipação financeira por parte da autarquia, que a administração considera "imprescindível" para fazer face às dificuldades financeiras da Gebalis tendo em conta a necessidade de intervir no património edificado.

Simplex: Nações Unidas destacam boas práticas de serviços centrados nos cidadãos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11208288.html
Lisboa, 22 jun (Lusa) -- O programa Simplex, a abordagem na distribuição de serviços públicos e as iniciativas e.escola e e.escolinha foram destacados pelas Nações Unidas como três iniciativas "inovadoras" de "modernização" dos serviços públicos em Portugal.
De acordo com as Nações Unidas, "o programa Simplex é um exemplo da administração do futuro que para além de promover o acesso à informação e estimular a sua partilha, fomenta a participação dos cidadãos na criação de serviços públicos à sua medida", segundo um comunicado do gabinete do ministro português da Presidência.
Estima-se que até 2011 seja possível aceder a todos os serviços públicos 'online' através destes dois portais.

Brasil: Chuvas no Nordeste já mataram 38 pessoas, em Alagoas mil estão desaparecidas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11209328.html
Rio de Janeiro, 22 jun (Lusa) -- As chuvas no Nordeste do Brasil, que duram há uma semana, já fizeram 38 mortos nos estados de Alagoas e Pernambuco e mais de mil pessoas estão desaparecidas, levadas pelas enxurradas ou atingidas por desabamentos só em Alagoas.
Segundo a imprensa brasileira, o número de vítimas fatais ainda pode aumentar já que há relatos de famílias inteiras desaparecidas e as autoridades estão a ter dificuldades no trabalho de resgate dos corpos.
Só o estado de Alagoas está com 15 cidades em situação de calamidade pública.

Reino Unido: Governo vai subir impostos e cortar a despesa em mais de 20 mil milhões de euros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11209413.html
Londres, 22 jun (Lusa) - O novo governo britânico anunciou hoje, através do ministro das Finanças, George Osborne, várias medidas de austeridade para reequilibrar as contas públicas do país, entre as quais o aumento dos impostos e o corte da despesa pública.
O governante revelou que vai aplicar uma taxa à banca, subir os impostos nos bens e serviços, congelar os salários no sector público e cortar os gastos com benefícios sociais.
"Este orçamento de emergência resolve decisivamente os problemas de dívida recorde do nosso país. Paga o passado e planeia o futuro", frisou George Osborne, que apresentava o Orçamento do Estado no Parlamento britânico.

Escócia: Universidade institui Prémio Aníbal Cavaco Silva para melhor aluno de cadeira económica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11209381.html
Lisboa, 22 jun (Lusa) - A Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, na Escócia, instituiu um prémio anual com o nome do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva para distinguir o melhor aluno numa cadeira económica, informou hoje a Presidência da República.
De acordo com nota da Presidência, a distinção será atribuída ao melhor aluno da disciplina de Política Económica, do último ano da licenciatura de Economia da universidade escocesa.
"Esta disciplina, comum a todos os alunos do curso, tem como enfoque a aplicação prática dos princípios económicos no mundo real", informa a mesma fonte.

Regionalização: Dirigentes do Norte descem a Lisboa para reclamar regiões

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11211210.html
Porto, 22 jun (Lusa) -- Uma delegação do Conselho Regional e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) apresentou hoje aos grupos parlamentares, em Lisboa, as iniciativas dos dois órgãos para que sejam criadas as regiões administrativas.
A delegação, chefiada pelos presidentes da CCDR-N, Carlos Lage, e do Conselho Regional do Norte (CRN), Francisco Araújo, considerou a regionalização "um processo decisivo para a coesão nacional e o desenvolvimento das regiões, a racionalização do Estado e a eficácia das políticas públicas".
No final das audiências, Carlos Lage disse à agência Lusa que o objetivo não foi "fazer pressão", mas sim "estabelecer diálogo".

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Banca: APB ainda sem posição quanto à divulgação dos testes à solidez bancária

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11191160.html
Lisboa, 18 jun (Lusa) -- A Associação Portuguesa de Bancos (APB) disse hoje à Lusa que não pediu ao Banco de Portugal a divulgação dos testes à solidez do sistema bancário uma vez que esse assunto ainda não foi discutido pelos associados.
"Nós não pedimos ao Banco de Portugal", disse à agência Lusa fonte oficial da ABP, acrescentando que o tema não foi discutido na associação.
A mesma fonte afirmou que a "há coisas não são discutidas a nível da APB porque são confidenciais", sem confirmar se os testes à solidez do sistema bancário estão entre esses assuntos.
.
Espanha: Banco central divulga nas próximas semanas resultados dos testes de solidez à banca
.
Madrid, 18 jun (Lusa) -- O Banco de Espanha tenciona divulgar nas próximas semanas os resultados dos testes de solidez às entidades financeiras do país, como sinal de confiança para os mercados, confirmou o número dois do banco central espanhol.
Javier Ariztegui, vice-governador do Banco de Espanha, considerou que a grande maioria das entidades financeiras espanholas "estão a fazer os seus deveres", respondendo às dificuldades e adotando medidas "na direção correta".
Parte desse esforço envolve aumentar a base de depósitos a retalho, racionalizar custos da estrutura e reforça a base de capital.

Lusofonia: Milhares de livros vão ser distribuídos por centros culturais - Gabriela Canavilhas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11191429.html
Lisboa, 18 jun (Lusa) -- Milhares de livros portugueses vão ser distribuídos por centros culturais de Portugal e de países lusófonos no âmbito da medida aprovada recentemente pelo Governo que isenta as editoras do pagamento de IVA dos livros em excesso no mercado.
O anúncio foi feito hoje pela ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas, na abertura da sétima reunião dos ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre durante o dia de hoje no Palácio Nacional de Sintra.
"A isenção de pagamento de IVA por parte das editoras relativamente aos livros que estão fora do mercado vai permitir distribuir milhares e milhares de exemplares por centros culturais nacionais e de países lusófonos", disse a ministra, acrescentando tratar-se de outra forma de "consolidar e fortalecer pontes entre os países lusófonos".

Rendas: Proprietários querem mecanismos rápidos de despejo em caso de incumprimento

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11191824.html
Lisboa, 18 jun (Lusa) -- A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) pediu ao Governo a criação de um mecanismo de despejo rápido dos inquilinos devedores, porque a morosidade dos tribunais leva a que os senhorios fiquem anos sem receber as rendas.
Segundo o presidente da ALP, Menezes Leitão, a crise económica está a dificultar a muita gente o pagamento das rendas, mas também "há casos deliberados de inquilinos que pagam uma renda e uma caução e que depois deixam de pagar, confiando que a ineficácia dos tribunais lhes permita continuar nas casas sem pagar renda".
Menezes Leitão referiu que a ALP defendeu a alteração deste ponto num encontro recente com a secretária de Estado do Ordenamento do Território, responsável pelo arrendamento urbano.

Crise: Situação de Portugal e Espanha não é comparável, devido à elevada divida portuguesa -- diretor FMI

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11191750.html
Madrid, 18 jun (Lusa) -- A situação económica de Portugal e Espanha "não é comparável", especialmente porque o nível da dívida pública e privada portuguesa é muito mais elevada que a espanhola, afirmou hoje o direitor do FMI.
"A situação não é a mesma", disse Dominique Strauss-Kahn, questionado pela Lusa em Madrid, depois da reunião que manteve com o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
"A situação não é a mesma especialmente porque o nível de dívida pública é muito mais baixo aqui que em Portugal. E a dívida privada é muito elevada em Portugal", afirmou.
.
Crise financeira: Diretor do FMI confiante na recuperação económica espanhola
18 de Junho de 2010, 14:55
Madrid, 18 jun (Lusa) -- O diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, manifestou-se hoje confiante na recuperação da economia espanhola, saudando as medidas "difíceis e duras" tomadas pelo Governo para combater o défice.
"Estou realmente confiante nas perspetivas da economia espanhola, se os esforços que tiveram que ser feitos forem feitos. O que vejo hoje é que esses esforços estão a ser feitos", afirmou aos jornalistas depois de um encontro com o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Desenvolvimento: "Sim, podemos" atingir Objetivos do Milénio, diz PNUD

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11188885.html
Nova Iorque, 17 jun (Lusa) -- A administradora do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, defendeu hoje que os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, lançados há cinco anos, estão em linha para ser cumpridos, citando exemplos de sucesso em Moçambique e Brasil.
"Sim, podem ser alcançados", foi a resposta pronta dada por Clark, quando questionada sobre se acreditava que os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) serão atingidos na data prevista, em 2015, face principalmente à redução da ajuda pública ao desenvolvimento por parte dos países mais ricos, muitos deles a braços com problemas nas contas públicas.
Com base em informação recolhida em 50 países, o PNUD apresentou hoje, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, uma agenda de oito pontos para acelerar o cumprimento dos ODM, a submeter à conferência internacional de líderes sobre os Objetivos do Milénio, em setembro.

Maré negra: Membros da Câmara dos Representantes EUA criticam severamente presidente da BP

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11189687.html
Washington, 17 jun (Lusa) -- O presidente executivo da BP, Tony Hayward, foi hoje severamente criticado por membros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América (EUA), durante uma audição na comissão que investiga a maré negra no Golfo do México.
Hayward respondeu que se sentia "pessoalmente esmagado" e que o grupo petrolífero "não descansaria" enquanto não reparasse os estragos.
O presidente executivo da BP -- que se destacou por uma série de afirmações infelizes desde o início da catástrofe, há mais de dois meses - chegou ao edifício do Congresso rodeado de assessores e escoltado por polícias.

Salgueiro - Poupar é a solução para os "três défices" de Portugal

Margarida Vaqueiro Lopes e João Ferreira 17/06/10
Ver artigo completo em:

O ex-presidente da APB pede aos portugueses que “troquem menos de carro e façam férias menos longe” e lembra que “já vivemos pior e sobrevivemos”.

Em entrevista ao Etv, João Salgueiro destacou que as bonificações promovidas pelo Governo foram um incentivo ao endividamento dos portugueses e também ao endividamento do próprio Estado, que agora procura a todo o custo equilibrar as suas contas.

Em mais um sinal de que caminhava em sentido inverso ao necessário, o Governo "deu um mau exemplo ao dar descrédito aos certificados de aforro", um desincentivo à poupança que agora se revela tão necessária.

Agora, diz Salgueiro, o país enfrenta “três défices gémeos”: "temos um desequilíbrio entre a poupança e o investimento. Temos um desequilíbrio na balança comercial e de capitais, que todos os anos é negativa. E temos um desequilíbrio nas contas públicas".

...

CIDADANIA LX: QUANDO A TERRA TREMER#links

Vale a pena ver em:
CIDADANIA LX: QUANDO A TERRA TREMER#links

Deixo mais algumas dicas a este óptimo trabalho:
- Estudos recentes esclarecem que, para sismos mais graves, as melhores zonas de segurança não são debaixo das mesas ou das camas, mas sim, imediatamente ao seu lado; essa é a zona onde os objectos maiores, as próprias lajes, vigamentos, etc., apoiando nesses elementos, libertam uma pequena saliência entre si e o resto do pavimento.
Aí têm sobrevivido pessoas que ficariam esmagados pela compressão do que cai em cima, se estivessem debaixo das camas ou mesas.
Os destroços da cama são, por vezes, suficientes para criar uma diferença de altura, onde cabe, mesmo ao seu lado, a pessoa que se consegue salvar.

Ciência: "As crianças têm que perceber que não se adquire sabedoria sem esforço intelectual e mental" -- Daniel Serrão

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11178689.html
Porto, 15 jun (Lusa) -- O livro "Procurar a Sabedoria, Partilhar o Conhecimento", do médico Daniel Serrão, foi hoje apresentado no Porto, tendo o investigador defendido que "as crianças têm que perceber que não se adquire sabedoria sem um esforço intelectual e mental".
A obra do professor catedrático Daniel Serrão aborda temas como a dor, a dignidade humana, a auto estima, o corpo humano, a mulher e a maternidade, sendo resultado de um conjunto de conferências que o investigador fez para a Cofanor, empresa da área da distribuição farmacêutica, que editou o livro, que será distribuído gratuitamente.
O primeiro texto, que foi aquele que deu nome ao livro - "Procurar a Sabedoria, Partilhar o Conhecimento" - foi escrito especialmente para a edição da obra e, segundo explicou à agência Lusa Daniel Serrão, é "uma espécie de nexo" encontrado entre os vários temas abordados nas diversas conferências.

Saúde: Resistência dos micróbios aos antibióticos aumenta nos países pobres - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11178363.html
Washington, 15 jun (Lusa) - Os esforços dos países desenvolvidos para melhorar a saúde nos países pobres, fornecendo-lhes cada vez mais tratamentos para as doenças infecciosas, aceleram a resistência dos micróbios a antibióticos, refere um relatório hoje publicado.
Nos últimos anos, as organizações governamentais do mundo desenvolvido e os grupos privados de ajuda mobilizaram-se para permitir aos países pobres que procurem tratamentos contra o paludismo, a sida ou a tuberculose, lê-se no estudo do Centro para o Desenvolvimento Global, organização não governamental com sede em Washington.
O acesso aos antirretrovirais contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH) avançou muito e multiplicou por mais de oito vezes o acesso aos medicamentos contra o paludismo, tendo também o acesso aos antibióticos contra a tuberculose aumentado fortemente, precisam os autores do relatório.

Meteo: Território com radiação ultravioleta elevada

16 de Junho de 2010, 06:47
Lisboa, 16 jun (Lusa) - A radiação ultravioleta (UV) apresenta hoje valores entre o alto e o muito alto em Portugal, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Coimbra, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, nos Açores, vão estar sujeitos a uma radiação alta, enquanto o restante território continental e o Funchal, na Madeira, terão uma radiação muito alta.
O IM aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol, nos casos em que a radiação seja muito alta.

Religião: Patriarca defende que leigos devem ser parte de novas formas de intervenção da Igreja na sociedade

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11177997.html
Fátima, 16 jun (Lusa) - O cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, defendeu hoje que a Igreja Católica precisa "encontrar novas formas de intervenção" na sociedade, particularmente através dos cristãos leigos, sabendo ler os "sinais dos tempos" na sociedade portuguesa.
Na sua intervenção nas jornadas pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa, em Fátima, o cardeal diagnosticou uma "situação anacrónica" em que "qualquer intervenção da Igreja", em especial da sua hierarquia, "é facilmente julgada como intervenção na esfera do estritamente político".
A hierarquia, indica, "abstem-se habitualmente de se imiscuir no âmbito do estritamente político", mas os cristãos leigos "não são a isso obrigados".

Ambiente: Lousada compra terreno com 15 hectares para instalar parque biológico

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11180725.html
Lousada, 16 de jun (Lusa) -- A Câmara de Lousada aprovou a aquisição da Mata de Vilar para ali criar um parque biológico com 15 hectares, anunciou hoje fonte da autarquia.
O projeto vai ser desenvolvido, segundo a fonte autárquica, em articulação com o apoio do Parque Biológico de Gaia no desenvolvimento do espaço ambiental.
"A parceria que a câmara vai formalizar com o Parque Biológico de Gaia, para a implementação do projeto dá-lhe um selo de qualidade", sublinhou o vereador Pedro Machado.

Cascais: Mais de 40 pessoas trocam serviços no Banco do Tempo para evitar solidão

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11183522.html
Cascais, 16 jun (Lusa) -- A agência do Banco do Tempo de Cascais, criada hoje oficialmente, já conta com a participação de mais de 40 elementos, dispostos a partilhar experiências, trocar serviços úteis, conhecer pessoas novas e assim fugir à solidão.
Criado para favorecer o desenvolvimento pessoal e a solidariedade, o Banco do Tempo é um sistema que organiza a troca de serviços entre os seus membros, que dão e recebem: cada pessoa presta um determinando serviço e, em troca, recebe um outro serviço de que necessite.
Para Irene Santos, coordenadora do projeto em Cascais, o mais importante é "fazer um cruzamento entre o lado pessoal e profissional".

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estamos a criar 'alunos que não sabem ler, nem escrever'


Sapo: 16 de Junho de 2010
"Maria do Carmo Vieira quer dar uma 'reguada' ao sistema de ensino português: através da Fundação Francisco Manuel dos Santos (presidida pelo sociólogo António Barreto), lançou esta semana o ensaio 'O ensino do Português'.
Sem pudor, a professora de Língua Portuguesa - já com 34 anos de experiência - dirige duras críticas ao baixo nível de exigência do actual sistema de ensino, aos professores, aos sucessivos Governos, às escolas. No dia em que arranca a primeira fase dos exames nacionais, o SAPO foi ouvi-la."
...
Ler artigo em:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1071906.html

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Despovoamento: Perda de gente no interior "é um fenómeno dramático, mas não é uma inevitabilidade" - investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11161431.html
Coimbra, 13 jun (Lusa) -- O despovoamento do interior de Portugal "é um fenómeno dramático, mas não é uma inevitabilidade", desde que sejam adotadas políticas corretas, sustenta Pedro Hespanha, docente da Faculdade de Economia de Coimbra.
O êxodo para os centros urbanos, concentrando as pessoas numa estreita faixa do litoral é, igualmente, grave, mas, acredita o docente de sociologia rural e do ambiente e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), os problemas gerados por esta situação também acabarão por contribuir para inverter a tendência.
Há vários países da Europa onde já se regista uma inversão. Algumas regiões já estão a "recuperar e a renascer", em resultado da adoção de políticas nesse sentido, mas também, e em boa medida, "devido ao gigantismo das cidades".

Ambiente: Aprovada primeira Área Protegida Privada em Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11164836.html
Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, 13 jun (Lusa) -- Portugal vai ter a primeira área protegida privada do país na zona de Faia Brava, em Figueira de Castelo Rodrigo, anunciou hoje a ministra do Ambiente.
Em declarações à Lusa, a ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), Dulce Pássaro, considerou esta "uma boa notícia, especialmente tendo em conta que surge no Ano Internacional da Biodiversidade, que agora se comemora".
"A criação da área protegida privada reveste-se do maior interesse, na medida em que constituirá, de forma ativa, um contributo importante para a conservação dos valores naturais e da biodiversidade bem como para a valorização do património geológico e paisagístico", sublinha.

sábado, 12 de junho de 2010

Ramalho Eanes considera que Europa está sem rumo e liderança

TSF 20100612
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1591605
O antigo Presidente da República entende ainda que a Europa não tem «capacidade de resposta às crise que se levantam» e que não deveriam ser «razões para estacionar».
O general Ramalho Eanes entende que a Europa está sem rumo e liderança e que actualmente «não passa de uma mera união económica» e que não tem avançado rumo aquilo que era o «pensamento dos fundadores» e às expectativas dos europeus.
«Esta Europa é um nada, porque não há empenhamento, liderança, vontade e porque não há capacidade de resposta às crises que se levantam e que deveriam ser oportunidades para mudança e não razões para estacionar», disse o antigo Presidente da República.
À entrada para a cerimónia de comemoração dos 25 anos de adesão de Portugal e Espanha à então CEE, o então chefe de Estado apontou como culpados para esta situação não só os «governantes», mas também a «sociedade civil».
«Diz o Marañon que temos uma grande tendência para condenar os governantes e esquecemos que os governantes só são maus quando permitimos que eles continuem no lugar», recordou Ramalho Eanes

quarta-feira, 9 de junho de 2010

DE - Chip "Dispositivo Electrónico de Matrícula"- DEM

http://economico.sapo.pt/noticias/todas-as-respostas-sobre-os-chips-para-as-matriculas_3463.html
.
A informação sobre o que, e como, vai ser o "chip" da matrícula obrigatório para os veículos automóveis...
.
Conheça como funciona, quanto custa, onde adquirir, quando entra em vigor e quais as multas.
O 'chip ' da polémica, afinal, não vai ser um ' chip ', mas sim um pequeno aparelho que se coloca no pára-brisas do carro. Surpreso? É natural. É que a polémica acerca do novo instrumento de pagamento de portagens, agora criado pelo Governo, tem deixado muita informação prática por explicar. Para dar uma primeira ajuda, e ficar a saber tudo sobre o ' chip ' - que não o é - o Diário Económico enviou várias questões práticas ao Ministério das Obras Públicas. Aqui ficam todas as
respostas.
.
1. QUEM VAI TER DE USAR O ' CHIP '?
Todos os proprietários de veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas têm que instalar o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) nos respectivos carros.
.
2. QUANTO VAIS CUSTAR?
O DEM vai ser gratuito nos primeiros seis meses (o prazo conta a partir da entrada em vigor da Portaria, daqui a dois meses, mais ou menos). Depois, o preço irá de dez a 15 euros.
.
3. QUANDO ENTRA EM FUNCIONAMENTO?
Entra em funcionamento após a publicação da Portaria Regulamentar. Na prática, é dado um ano para a adaptação de todos os carros, sendo que só nos primeiros seis meses o dispositivo será gratuito.
.
4. QUEM O INSTALARÁ NOS CARROS?
Os proprietários ou respectivos titulares, no caso dos carros em circulação (à semelhança do que acontece com a Via Verde). No caso de carros novos, a responsabilidade é dos representantes oficiais das marcas (quer isto dizer que um carro novo já traz o DEM).
.
5. QUE PENALIZAÇÕES ESTÃO PREVISTAS NA LEI?
A não existência do DEM na viatura, a partir do momento em que se torne obrigatório (um ano após a entrada em vigor da Portaria Regulamentar), equivale para efeitos do Código da Estrada à ausência da chapa de matrícula - com multas de 600 a 3000 euros.
.
6. COMO FUNCIONA? É COMO A VIA VERDE?
O DEM é um identificador electrónico que adopta um formato e uma tecnologia em tudo semelhantes ao conhecido identificador Via Verde. Os princípios de funcionamento são em tudo semelhantes aos princípios de cobrança electrónica através da Via Verde, mas adoptando um conjunto de regras suplementares que garantem o anonimato do utente, se este assim o
entender.
.
7. SERVE NAS PORTAGENS NORMAIS?
Sim. Com este dispositivo poderão pagar-se todas as portagens, recorrendo à via reservada à cobrança electrónica.
.
8. QUEM FISCALIZARÁ A UTILIZAÇÃO?
As autoridades policiais fiscalizarão, nos termos do Código da Estrada, a instalação do aparelho nos carros. Nas inspecções periódicas, os Centros de Inspecção Técnica de Veículos controlarão o
funcionamento técnico do aparelho.
.
9. QUEM VAI FAZER O ' CHIP '?
Os DEM serão produzidos pelas entidades que já fazem os dispositivos da Via Verde e similares. Não está excluída a possibilidade de produção nacional do DEM.
.
10. E QUEM, E ONDE, SE COMERCIALIZA?
Será distribuído pelas entidades de cobrança de portagem (tipo Via Verde) e pelos CTT no caso dos carros em circulação. No caso de automóveis novos serão os representantes oficiais das marcas a adquiri-los.
.
11. OS QUE JÁ TÊM VIA VERDE TAMBÉM SÃO OBRIGADOS A INSTALAR UM ' CHIP '?
Se o titular do contrato Via Verde não se opuser, o seu identificador será convertido automaticamente em dispositivo electrónico de matrícula.
.
12. AS AUTO-ESTRADAS DEIXAM DE TER PORTAGEIROS?
As auto-estradas continuarão a ter portageiros como até aqui.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Lisboa/Habitação: Vereadora admite hipótese de suspender renda apoiada

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11143814.html
Lisboa, 07 jun (Lusa) -- A vereadora da Habitação na Câmara de Lisboa admite suspender a aplicação do regime de renda apoiada às cedências precárias na habitação municipal até que sejam corrigidas as injustiças que têm sido apontadas ao programa.
Num documento hoje divulgado aos vereadores durante a reunião de câmara, Helena Roseta traça as prioridades definidas pelo seu pelouro para os próximos seis meses, depois de um trabalho de recolha de dados sobre os pedidos de casa registados este ano pela autarquia que permitiu fazer um ponto de situação sobre o património habitacional do município.
Entre as várias prioridades definidas estão a promoção da atribuição de fogos municipais em recuperação de acordo com as classificações das listas do regulamento do regime de atribuição de habitação municipal, "mesmo que as respectivas obras não estejam concluídas", prevenindo situações de ocupação abusivas, como as 172 detectadas pelos serviços.
.
Lisboa/Habitação: Mais de 170 casas da autarquia ocupadas de forma ilegal
Lisboa, 07 jun (Lusa) -- A Câmara de Lisboa tem mais de 170 casas ocupadas de forma abusiva, segundo dados recolhidos pelo pelouro da Habitação e hoje disponibilizados aos vereadores durante a reunião de câmara.
De acordo com estes dados, a que a Lusa teve acesso, entraram na autarquia nos primeiros cinco meses do ano (até 18 Maio) 3 132 pedidos de habitação municipal, com uma média mensal de 700 pedidos, um enorme crescimento face à média de 100/mês registada entre 2006 e 2009.
Face a este aumento de procura de habitações municipais, o pelouro da Habitação, liderado pela vereadora Helena Roseta, reconhece a necessidade de recorrer aos fogos municipais não ocupados e passíveis de atribuição, que precisam de obras de recuperação para poderem ser ocupados pelas famílias.

Alterações Climáticas: Portugal não deve reduzir investimento em energias renováveis - presidente do Instituto de Meteorologia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11144540.html
Lisboa, 07 jun (Lusa) -- O presidente do Instituto de Meteorologia defendeu hoje que Portugal não deve reduzir o investimento nas energias renováveis e no plano nacional de barragens para se conseguir adaptar às alterações climáticas.
Numa apresentação sobre alterações climáticas no Instituto Superior de Ciências da Administração, em Lisboa, Adérito Serrão afirmou que a subida das temperaturas é "inequívoca" para as próximas décadas, com impacto em "praticamente todos os setores da economia".
Nos modelos climáticos em que o Instituto de Meteorologia já trabalhou, prevê-se um aumento de temperatura média entre três (no litoral) e sete graus centígrados (no interior), redução da chuva anual entre 20 e 40 por cento e ocorrência mais frequente de condições meteorológicas extremas.

Alemanha: Cortes sociais reavivam animosidade contra apoios à Grécia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11145668.html
Berlim, 08 jun (Lusa) -- O pacote de austeridade de 80 mil milhões de euros do Governo alemão gerou alguma incompreensão entre desempregados, mas também entre políticos e economistas, que acham que o país tem de poupar porque se comprometeu a ajudar a Grécia.
"O gregos aldrabaram nas contas, estão falidos, e agora nós é que temos de pagar a fatura", disse à Lusa, em Berlim, Peter Plaschil, serralheiro desempregado, 45 anos.
"Não tenho dúvidas de que nunca mais vamos ver os milhões de euros que a Alemanha deu à Grécia", acrescentou Plaschil, que deixará de beneficiar dos descontos do Estado para a sua reforma, devido aos cortes orçamentais apresentados na segunda feira pelo Executivo de Angela Merkel.

IRS: Vidros duplos e caldeiras de aquecimentos são dedutíveis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11146088.html
Lisboa, 08 jun (lusa) -- Novos benefícios fiscais para os contribuintes que ajudem o país a reduzir a fatura energética do país, nomeadamente através da instalação de vidros duplos ou caldeiras para aquecimento de águas sanitárias, foram hoje publicadas em Diário da República.
As novas deduções já estavam previstas no Orçamento do Estado para 2010, que foi aprovado em meados de março, mas só hoje foi publicada a lista dos encargos com equipamentos de eficiência energética que os contribuintes individuais podem inscrever no seu IRS.
Passam a poder ser deduzidos os equipamentos de carregamento de veículos elétricos de instalação doméstica, que estejam conformes com as especificações técnicas que o governo vai definir por portaria, as instalações solares térmicas para aquecimento de águas sanitárias e de climatização, utilizando como dispositivos de captação da energia coletores solares.

EUA: Flórida pode perder 10 mil milhões dólares e 195 mil empregos com maré negra

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11148849.html
Miami, 08 jun (Lusa) -- O derrame de petróleo no Golfo do México pode custar ao estado norte-americano da Flórida dez mil milhões de dólares e 195 mil empregos, se a maré negra chegar à sua costa.
A estimativa foi divulgada hoje por economistas da Universidade Central da Flórida, que se basearam na perda para metade do número de turistas e de empregos no setor turístico nos 23 condados na costa ocidental do estado.
Sean Snaith, diretor do Instituto para a Competitividade Económica da universidade, esta quantificação de perdas no caso de o crude atingir as praias ocidentais da Flórida é razoável.

sábado, 5 de junho de 2010

CIDADANIA LX: Compromisso ambiental "10:10"/Desafio a inscrição da CML

CIDADANIA LX: Compromisso ambiental "10:10"/Desafio a inscrição da CML

Estar à espera de uma máquina tão emperrada como o nosso sistema público, para conseguir motivar cada um a um ciclo de sustentabilidade no uso dos bens que a natureza proporciona, é o mesmo que esperar por quem não vem.
Pela urgência na alteração de mentalidades, não só no uso do dia a de cada um de nós, mas principalmente pela alteração das metodologias e da forma como os organismos públicos gerem e disciplinam as nossas urbes, dou os parabéns ao João Pedro Barreto pela iniciativa, e ao Cidadania Lx por se ter juntado a uma campanha cívica com estas características.
Infelizmente os nossos governantes continuam a pretender mostrar serviço com a tentação de atingir objectivos com níveis de consumos energéticos elevados, considerando isso factores de qualidade!
Esta alteração de mentalidades passa por alguma humildade... e muito bom senso, que infelizmente não abundam…

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Famalicão: Parque da Cidade tem 300 mil metros quadrados verde e equipamentos culturais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11125275.html
"Famalicão, 02 jun (Lusa) - O Parque da Cidade, "a construir em Famalicão, será um novo "pulmão", com mais de 300 mil metros quadrados de área verde e um conjunto de equipamentos culturais e de lazer", afirmou hoje o presidente da Câmara.
Armindo Costa adiantou que o Parque da Cidade, projetado pelo arquiteto Noé Diniz e que obriga a um investimento de 12,692 milhões de euros com apoio europeu de 6,092 milhões, "qualifica o ambiente urbano, contribui para a coesão social e territorial, promove uma nova relação com a natureza e melhora a mobilidade urbana".
O autarca falava à margem da cerimónia de apresentação do projeto que hoje decorre em Famalicão, ato que dá início a um período de discussão pública que se prolonga até dia 18 ."
.
Comentário na Lusa:
.
Só se espera que este parque urbano não seja mais um daqueles que por aí temos visto aparecer por todo o lado, que não passam de ocupações disparatadas de terrenos agrícolas.
Desbaratar o maior tesouro que temos no mundo, que nos propicia a alimentação sem a qual não vivemos, apenas porque são pequenas parcelas, de cadastro retalhado, e porque criamos uma situação económica em que permitimos que nos coloquem no mercado produtos do exterior, produzidos em latifúndio, por preço inferior...
Se vão conseguir juntar esses terrenos, aproveitem a sua capacidade agrícola!
Isto é uma obrigação, em termos de subsistência humana, e em termos de idoneidade de quem gere destinos públicos.
Façam parques urbanos sim, mas em áreas adequadas a esse efeito.
A legislação da RAN que permitimos estar em vigor, é criminosa.
Quem estraga um bem da humanidade, como é o terreno agrícola, devia ser julgado como criminoso...
Ferreira arq

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nuclear: ONU mostra que o Irão continua a não cooperar sobre a energia nuclear - Washington

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11118866.html
Washington, 01 jun (Lusa) - Os Estados Unidos anunciaram segunda feira que um relatório da ONU demonstra "os incumprimentos contínuos do Irão em respeitar as suas obrigações internacionais e cooperar" com as Nações Unidas sobre o seu programa nuclear.
Num comunicado, o porta-voz do Conselho nacional de segurança norte-americano, Michael Hammer, reagiu a um documento confidencial da Agência internacional de energia atómica (AIEA).
De acordo com este documento, o Irão produziu pelo menos 5,7 quilos de urânio enriquecido a 20% até ao princípio de abril, um material que Teerão afirma ser destinado ao seu reator nuclear de investigação.

Compras públicas: Estado poupou 110 milhões de euros em 2009 com centralização

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11119498.html
Lisboa, 01 jun (Lusa) -- A criação do sistema nacional de compras permitiu ao estado poupar 110 milhões de euros em 2009, disse hoje o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, numa conferência em Lisboa.
"Dos 1.200 milhões de euros que são gastos por ano, apontamos para um potencial de poupança de 150 milhões de euros. Em 2009, alcançamos uma poupança de 110 milhões de euros", disse Carlos Costa Pina.
O responsável esteve presente na sessão de abertura da conferência "Compras Públicas: Mais eficiência ou mais inovação" que a APDC -- Associação para o Desenvolvimento das Comunicação promove hoje no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Carrosséis: Lei empurra comissões de festas para a "quase profissionalização" - Câmara Matosinhos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11107334.html
Porto, 01 jun (Lusa) - A Câmara de Matosinhos considera que a nova legislação sobre certificação de carrosséis e outros equipamentos de diversão é positiva, embora obrigue à "quase profissionalização" das comissões organizadoras das romarias.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, admitiu "o tendencial afastamento das pessoas que se dedicam à organização" daqueles eventos "pela impreparação demonstrada nas lides burocráticas" exigíveis, o que "poderá determinar a breve prazo o fim de algumas festas e romarias existentes".
Trata-se, em todo o caso, de um "resultado satisfatório" porque "as romarias do futuro terão que estar ligadas a uma certa profissionalização dos seus promotores que exorbitarão dos aspetos sentimentais e de improviso", sublinhou ainda.

Trabalho: Manutenção representa 10% a 15% dos acidentes mortais em Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11119987.html
Lisboa, 01 jun (Lusa) -- Entre 10 e 15 por cento dos acidentes de trabalho mortais em Portugal ocorrem em actividades de manutenção, sendo esta a área eleita para a campanha europeia de segurança para 2010/2011, anunciou hoje a ACT.
A manutenção representa 15 a 20 por cento do total de acidentes laborais, segundo a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Dia da Criança:Menina de nove anos publica livro "A grande máquina do tempo"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11120854.html
Vila Real, 01 jun (Lusa) -- Uma menina de nove anos lança sábado, em Vila Real, o seu primeiro livro de histórias, "A grande máquina do tempo", com 60 páginas que refletem a sua precoce paixão pela escrita.
Mafalda Dinis é aluna do 4º ano do Colégio Moderno de São José, em Vila Real.
"Eu ainda só andava no 2º ano quando escrevi um texto numa ficha de avaliação. A professora Cátia gostou muito e leu à turma", recordou a pequena autora.

Porto: Câmara aprova por unanimidade dinamização cultural da rotunda da Boavista

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11121079.html
Porto, 01 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta para dinamizar a rotunda da Boavista e transformá-la numa referência musical e cultural da cidade, em articulação com a Casa da Música e com outras instituições.
O documento, apresentado pelo PS, pretende que a autarquia, "em conjunto com as mais relevantes instituições culturais da cidade, particularmente a Fundação Casa da Música, a Fundação Engenheiro António de Almeida e a Fundação de Serralves, elabore um projeto e consequente plano anual de actividade para o espaço".
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, já tinha concordado com a ideia de "animar" a rotunda, apresentada na reunião camarária de 18 de maio, mas pediu o adiamento da votação, por considerar que a proposta deixava a porta aberta à mudança do nome da rotunda da Boavista para jardim da música.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Porto: Vítor Baía celebra sexto aniversário da sua fundação entre um mar de crianças

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11121126.html
Porto, 1 jun (Lusa) -- O antigo futebolista Vítor Baia assinalou hoje o sexto aniversário da fundação com o seu nome entre um mar de crianças reunidas nos jardins o Palácio de Cristal, no Porto, nada adiantando sobre o futuro treinador do FC Porto.
Baía, diretor para as relações externas do FC Porto, argumentou que a questão do técnico, que irá substituir Jesualdo Ferreira, não cabe dentro das suas atuais competências como dirigente portista.
"Cada um fala do que sabe", completou o ex-guarda-redes portista.
"Nada tenho a ver com o futebol. O nosso presidente é a pessoas indicada para falar sobre isso", reforçou.
Baía chegou ao Palácio de Cristal por volta das 16:00 e rapidamente foi rodeado por muitas crianças que ali se encontravam no âmbito das actividades que a empresa municipal Porto Lazer organizou no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.
...

Energia: Distorções do mercado podem levar produtores a gerar eletricidade apenas em Espanha - Endesa Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11121889.html
Lisboa, 01 jun (Lusa) - O presidente da Endesa Portugal disse hoje que o mercado ibérico da eletricidade tem distorções que podem fazer com que os operadores apenas produzam eletricidade em Espanha para depois a venderem em Portugal.
"Ao termos este quadro de distorções, acaba por colocar às empresas integradas e que têm interesses na produção um cenário de levar a que prefiram ter as instalações industriais em Espanha e recorrer à interligação" para depois abastecer os clientes em Portugal, disse hoje Nuno Ribeiro da Silva, no decorrer da conferência "Os novos desafios do MIBEL", que decorreu em Lisboa.
Entre as distorções do mercado, o presidente da Endesa Portugal referiu o papel de um operador dominante - a EDP -- e a tarifação muito diferente da praticada em Espanha.

Universidades: Mais de mil reitores acordam Agenda com aposta na mobilidade, investigação comum e qualidade

Guadalajara, México, 01 jun (Lusa) -- Mais de mil reitores do espaço ibero-americano acordaram hoje uma agenda para a construção de um Espaço Ibero-Americano do Conhecimento, com programas de mobilidade, investigação comum, reconhecimento de currículos e acreditação de qualidade.

Calor: Direção Geral da Saúde recomenda "cuidados especiais"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11122297.html
Lisboa, 01 jun (Lusa) - A Direção Geral da Saúde, face ao calor, alertou hoje a população e as entidades responsáveis para "a necessidade de tomar cuidados especiais e evitar comportamentos desadequados que possam ter efeitos negativos sobre a saúde".
De acordo com o Instituto de Meteorologia, registaram-se na segunda feira e hoje na região Sul de Portugal "temperaturas máximas e níveis de radiação ultravioleta muito elevados, prevendo-se a sua continuação para os próximos dias", refere a Direção Geral da Saúde (DGS) em comunicado.
Por esse motivo, os distritos de Évora, Beja e Faro encontram-se em alerta amarelo.