domingo, 8 de maio de 2011

SOL - Manifesto pela coesão social dirigido a Cavaco Silva

20110508
"Personalidades de várias áreas juntaram-se em torno de um manifesto de convergência nacional pelo emprego e a coesão social e querem ser recebidas pelo Presidente da República para lhe apresentar as suas propostas.
Académicos como Anália Torres, António Hespanha, Boaventura de Sousa Santos, José Reis, Fernando Catroga, João Ferreira do Amaral e Manuela Silva integram o conjunto de 58 personalidades que subscreveram inicialmente o manifesto.
Os sindicalistas Carvalho da Silva e João Proença, a arquitecta Helena Roseta, o compositor António Pinho Vargas, o ex-ministro socialista João cravinho e o "capitão de Abril" Vasco Lourenço também estão entre os primeiros subscritores do documento em que é feita uma análise socio-económica do país.
O manifesto apresenta um conjunto de propostas para o país e lança um apelo "a um compromisso sob a forma de um programa de salvaguarda da coesão social em Portugal".
"Defendemos que, na actual conjuntura, apesar das dificuldades económicas, há determinados princípios e valores que têm de ser assegurados em qualquer situação", disse à agência Lusa um dos impulsionadores do Manifesto, José Reis, director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra."

...

"O manifesto, que deverá ser entregue ao Presidente da República, se este aceitar receber os seus signatários, propõe, nomeadamente, que seja desencadeado um escrutínio rigoroso da despesa pública, auditando a dívida do país, sobretudo a externa.
O documento afirma que a saúde, educação e segurança social não podem ser privatizadas, assim como os CTT e a Caixa Geral de Depósitos."


Ler artigo completo em:

Sem comentários: