sábado, 14 de maio de 2011

DE - Portugal - Empréstimos dos bancos evitaram bancarrota em Abril

Económico 14/05/2011
http://economico.sapo.pt/noticias/emprestimos-dos-bancos-evitaram-bancarrota-em-abril_118049.html

"Apenas o recurso a operações de crédito de curto prazo está a salvar o Estado português de entrar em bancarrota.
Segundo a edição deste sábado do jornal "Público", apenas o recurso a operações de crédito de curto prazo negociadas com bancos nacionais e internacionais está a salvar o Estado português de entrar em bancarrota enquanto espera pela chegada do financiamento de emergência da União Europeia e do FMI.
Durante o mês de Abril, o Estado, segundo o mais recente boletim do Instituto de Gestão da Tesouraria e Crédito Público (IGCP), procedeu à emissão de 7362 milhões de euros de dívida não transaccionável, que consiste na realização de operações de reporte com bancos nacionais e internacionais, na venda de papel comercial e na abertura de linhas de crédito com algumas instituições financeiras.
O financiamento obtido desta forma superou de forma clara aquilo que é habitual na gestão da dívida nacional. Nos primeiros três meses do ano, por exemplo, a emissão deste tipo de instrumentos pouco ultrapassou os 1.000 milhões de euros.
O "Público" confirmou, junto de fonte das Finanças, que esta foi a única forma encontrada para garantir que havia fundos suficientes para fazer face aos compromissos que o Estado teve entretanto de cumprir com outros credores."

Sem comentários: