segunda-feira, 2 de maio de 2011

Económico - Crise - PSD envia quinta carta ao Governo e exige resposta



02/05/11


É a quinta tentativa do PSD para obter uma resposta por parte do Governo. O principal partido da oposição acusa o Executivo de falta de "transparência".
A mensagem, a que o Económico teve acesso, assinada por Eduardo Catroga e endereçada a Pedro Silva Pereira, é já a quinta que o PSD envia ao Governo de José Sócrates. Os sociais democratas voltam a pressionar o Governo dizendo que querem ter acesso a "informações actualizadas sobre a real situação das contas públicas" e acusam o Executivo socialista de "opacidade".
Na mesma carta, o PSD lembra que o pedido dessas informações, no início de Abril, foi feito de forma a ser possível fazer um "desenho concreto de um programa de ajuda externa que contemple, adequadamente a componente crítica da competitividade e do crescimento económico, e que seja socialmente justo".
No entanto, segundo Catroga, o Governo "continua sem responder ao solicitado e faz sobretudo considerações de ordem política que o PSD repudia", pode ler-se na mensagem. Por este motivo, continua o responsável, "a responsabilidade pelo facto tem de ser imputada ao Governo e só ao Governo".
"O País encontra-se à beira da bancarrota (como já não acontecia na nossa história desde 1892), e as políticas dos governos dos últimos seis anos são as grandes responsáveis por esta tragédia nacional", lê-se ainda no documento.
A missiva do PSD surge assim dois dias antes de ser anunciado o memorando de entendimento entre a 'troika' internacional e o Governo de José Sócrates, depois de Portugal ter oficializado o pedido de ajuda externa, a 6 de Abril.

Sem comentários: