sábado, 31 de janeiro de 2009

Fórum de Davos: Índia e EUA podem perder todas as colheitas dentro de 20 anos por falta de água - relatório

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/6d66ee590a7b117835deb1.html
31 de Janeiro de 2009, 02:02
Davos, Suíça, 31 Jan (Lusa) - O mundo arrisca uma grave penúria de água devido ao aumento constante da procura, mais rápida até que o crescimento da população mundial, previne um relatório divulgado na sexta-feira pelo Fórum Económico Mundial, em Davos, Suíça.
"Em menos de 20 anos, a escassez de água pode fazer perder à Índia e aos Estados Unidos a totalidade das suas colheitas", inquietam-se os autores do relatório, acrescentando que, paralelamente, a procura alimentar deverá explodir.
Segundo eles, muitos locais no mundo estão já à beira de um esgotamento das reservas de água na sequência de "bolhas" especulativas sobre este recurso nos últimos 50 anos.
"O mundo já não pode no futuro gerir a questão da água como o fez até agora", previnem.
Cerca de 40 por cento dos recursos de água dos Estados Unidos são utilizados para a produção energética. De facto, só 3 por cento das reservas de água são consumidas pelos clientes domésticos, assinala ainda o relatório.
As necessidades em água para a produção de energia deverão aumentar nos Estados Unidos 165 por cento e 130 por cento na União Europeia, de acordo com o relatório, que teme as consequências para a agricultura da redução destes recursos.
Sublinha ainda que a maioria dos glaciares do Himalaia e do Tibete terão desaparecido em 2100 ao ritmo actual a que derretem. Apesar de tudo, fornecerão água a dois mil milhões de pessoas.
Cerca de 70 rios importantes no mundo estão praticamente secos pelos sistemas de irrigação.
Para o Fórum de Davos, a água será dentro de 20 anos um assunto importante de investimentos, ainda mais do que o petróleo.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse durante um debate nos Alpes suíços que o problema da água é "vasto e sistémico".
TM.
Lusa/fim

Sem comentários: