sábado, 24 de janeiro de 2009

CRISE FINANCEIRA E CLIMÁTICA MUNDIAL

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/6824e5d67de5ef06bb8475.html
Fórum Social: Crises financeira e climática estarão em foco nos debates em Belém do Pará
24 de Janeiro de 2009, 10:02
Belém, Brasil, 24 Jan (Lusa) -- A 8ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) este ano em Belém, capital do Pará, no norte do Brasil, inicia-se no próximo dia 27 e terá como principal foco as discussões sobre as crises financeira, climática e de governação global.
Em tempos de debate sobre aquecimento global e desenvolvimento sustentável, os activistas optaram por levar o evento, que reunirá cerca de 120 mil pessoas de 130 paises, para a Amazónia.
Segundo o sociólogo Cândido Grzybowski, director do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Económicas (Ibase) e membro do conselho internacional do FSM, a escolha de Belém para sedear o evento não foi por acaso e considera ter sido uma "aposta ousada".
"A gente pensou ir para a Amazónia no auge do debate da crise climática. Temos de internacionalizar os problemas e fortalecer as lutas para apresentar um outro mundo e dar uma dimensão universal para os conflitos que existem", disse à Lusa.
A Amazónia será também um dos temas dominantes no evento que terá um dia especial dedicado à floresta com discussões sobre modelo energético, exploração mineral, mudanças climáticas, direitos humanos, questões indígenas e desenvolvimento sustentável.
"A Amazónia é muito complexa e mesmo no Brasil é uma área periférica. É um território sem lei, nós queremos a lei e os direitos humanos", destacou Grzybowski ao defender que os problemas da Amazónia devem ser enfrentados pelos brasileiros, mas é importante que a discussão se desenrole num âmbito global.
Entidades internacionais consideram que o Brasil foi responsável por mais de 40 por cento da destruição das florestas tropicais no ano passado.
No segundo dia de evento que será dedicado ao tema, Grzybowski irá participar numa conferência sobre os danos da extracção de minério na região amazónica.
"Queremos promover a discussão das veias abertas da Amazónia, empresas que extraem carvão do coração da floresta e levam para fora do país."
Ele defende uma actuação a nivel universal dos movimentos sociais e afirma que o Fórum servirá como um "energizador" para dar um estímulo aos militantes.
"O FSM é uma universidade da cidadania, há uma aprendizagem enorme com a troca de outras experiências. Mais do que a crise financeira é o que ela desvenda em si, a desconstrução do modelo de desenvolvimento que temos hoje no mundo".
O Fórum Social que tem como tema "Outro mundo é possível" foi criado em 2001 para contrapor-se ao Fórum Económico Mundial que reúne a elite política e económica em Davos, na Suíça.
"Nós nascemos para contrapor ao Fórum e temos a oportunidade de avançar, enquanto lá 40 governantes vão se reunir apenas com os que causaram a crise económica", questiona o sociólogo ao realçar que o Fórum Social adquiriu maior autonomia ao longo dos anos e que já estuda a proposta de não mais orientar-se pela data que é realizada o seu rival.
As três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 2001, 2002, 2003 e 2005.
Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, em Bombaim, na Índia. Em 2006, aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali, em África, Paquistão, na Ásia, e Venezuela, na América do Sul.
Em 2007, voltou a acontecer de maneira centralizada no Quénia, em África. No ano passado, houve um dia mobilização e acção global realizado simultaneamente em 82 paises.
A cidade de Belém concorreu com outras brasileiras como Porto Alegre, Curitiba e Salvador, e também com candidatos de países como Coreia do Sul e Indonésia.
Para este ano, estão previstas mais de 2.600 actividades, a maioria auto-gestionadas -- organizadas pelos próprios participantes.
Já estão confirmadas as presenças dos Presidentes do Brasil, Lula da Silva; da Venezuela, Hugo Chávez; da Bolívia, Evo Morales; do Equador, Rafael Correa; e do Paraguai, Fernando Lugo.
FO.
Lusa/fim

Sem comentários: