segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DE - Autarquias têm de pagar 2,5 mil milhões em 90 dias

DE 2011.10.03 - Margarida Peixoto e Paula Cravina de Sousa
http://economico.sapo.pt/noticias/autarquias-tem-de-pagar-25-mil-milhoes-em-90-dias_128108.html


"Se os municípios falharem pagamentos, Portugal arrisca-se a desrespeitar o compromisso assumido com a ‘troika’.
As autarquias têm de pagar quase 2,5 mil milhões de euros a tempo e horas. Caso contrário, um dos compromissos assumidos com a ‘troika' fica em causa. A conclusão resulta da análise aos dados revelados pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), num relatório entregue aos deputados da Assembleia da República.
Em Julho deste ano, as dívidas a fornecedores das autarquias superavam quatro mil milhões de euros. Um valor que envolve todos os compromissos assumidos, mas ainda não pagos - ou seja, inclui os que estão em atraso e também os que ainda estão dentro do prazo previsto de pagamento (até 90 dias).
Para que os compromissos com as autoridades internacionais sejam respeitados, os municípios não podem aumentar o valor das dívidas em atraso. De acordo com os dados mais recentes, relativos a Junho, as autarquias tinham 1,6 mil milhões de euros por regularizar há mais de três meses. Para que este valor de referência não seja ultrapassado, há quase 2,5 mil milhões de euros que têm de ser pagos sem falhar prazos."
...

Sem comentários: