quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Energia: Todos os edifícios e serviços públicos vão sofrer intervenção até 2013 para gastarem menos eletricidade


Lisboa, 09 dez (Lusa) - Todos os edifícios e serviços da Administração Pública vão sofrer uma "intervenção" até 2013 com vista a aumentar a eficiência energética em 20 por cento até 2020.
A data consta de uma resolução aprovada hoje em Conselho de Ministro e que lança o Programa de Eficiência Energética na Administração Pública -- Eco.AP.
"O Eco.AP [...] traduz-se num conjunto de medidas de eficiência energética para execução a curto, médio e longo prazo nos serviços, organismos e equipamentos públicos e que tem por objectivo alterar comportamentos e promover uma gestão racional dos serviços energéticos, nomeadamente através da contratação de empresas de serviços energéticos (ESE)", indica a nota do Conselho de Ministros.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11869191.html#page=3

Comentário na Lusa:
A poupança energética devia começar na concepção do projecto de arquitectura - EDIFÍCIOS EFICIENTES:
Racionalização de áreas;
Orientação solar cuidada.
Vãos envidraçados apenas o indispensável e devidamente orientados...
Querem um exemplo do que este governo manda construir: O NOVO MUSEU DOS COCHES - uma autêntica aberração em termos de eficiência energética!!! E ninguém consegue fazer parar aquela estupidez em termos de eficiência ambiental, porque o governo assim quer!!!
A questão da "contratação de serviços" referida no último parágrafo diz tudo...
Isto devia ser obrigatório em todos os projectos novos.
E os termos básicos sobre a obrigatoriedade de reabilitação do existente devia ser legislada para toda a edificação... Isto é fácil... MAS ERA SOL PARA TODOS!!!
Ferreira arq.

Sem comentários: