sábado, 2 de outubro de 2010

Lula da Silva: "O Brasil está a crescer e já não volta atrás"

JN 2010.10.01
Lula da Silva explicou ao JN que jamais teria conseguido transformar o país se não se tivesse livrado do FMI.
... ...
Os governos anteriores tiveram falta de ousadia para investir?
Não só. Quando eu cheguei ao Governo, percebi que havia uma coisa que tinha de acabar: a nossa dependência do Fundo Monetário Internacional. Aí, eu reuni com o presidente do FMI e disse que queria pagar os 16 mil milhões que o Brasil devia. Já tinha passado tempo suficiente com gente de fora dizendo como nós devíamos investir, quem manda no nosso país somos nós. Podemos errar, bater com a cabeça na parede, mas hoje estamos seguindo o nosso rumo. E a verdade é que o Brasil está a crescer a um ritmo que já não volta atrás.
O Brasil está a investir mais do que pode?
Sou casado há 36 anos e nunca comprei nada que não pudesse pagar a prestação. Quando eu e a minha mulher éramos jovens, morávamos num quarto e cozinha que não tinha sequer pia para lavar a roupa. O aluguer custava cem reais por mês. Lembro-me de que era uma nota meio avermelhada, que já saiu de circulação. Eu tinha um medo terrível de chegar ao fim do mês e não ter a vermelhinha no bolso. Essa experiência eu levei para o Governo. Só gastamos o que podemos.
Mas está a gastar o que pode ou está a poupar?
Nesse ano, nós já guardámos 271 mil milhões de reais na reserva federal. Até ao fim do ano, ficamos com 300 mil milhões de reserva.
... ...
notícia completa em:
.
É uma pena Portugal estar a manter tanto político malandro e oportunista, que não sabe minimamente o que anda a fazer, quando há por aí lições simples de humildade, como esta, que seriam bem fáceis de aprender...
Mas outros valores se levantam!...

Sem comentários: